Cuidados com o passarinho com a asa quebrada

4 minutos para ler

Não é raro encontrar com pessoas ou ouvir histórias de pessoas que algum dia encontraram um passarinho com a asa quebrada, principalmente se você mora em uma região bem arborizada. Porém, nem sempre sabemos o que fazer para ajudar o animalzinho a se recuperar. 

A vida de pássaros silvestres é um tanto perigosa em meio às cidades. Durante um voo, podem se chocar contra um vidro ou até mesmo cair do ninho. 

Para auxiliar nesses momentos, a seguir, confira algumas orientações a serem seguidas para garantir a recuperação do passarinho. Acompanhe, você pode precisar um dia!

Observe o pássaro

Antes de buscar uma caixa para colocar pássaro com a asa quebrada, é importante observar o animalzinho com atenção, buscando ter a certeza que ele precisa de cuidados especializados. Normalmente, não é difícil identificar uma fratura ou um machucado.

Animais silvestres tentam fugir ao se deparar com outros seres que podem ser seus predadores. Isso inclui nós, humanos. Observe se a ave tentou fugir ao chegar perto ou se ficou encolhida. Caso tenha se mantido no mesmo lugar e apenas se encolheu, existem grandes possibilidades de estar precisando de ajuda.

Seja delicado

Embora os pássaros dependam de uma boa resistência e aerodinâmica para alçar grandes voos, esses animais contam com uma estrutura bastante frágil. Seus ossos são porosos e menos densos que os de outros animais, facilitando algumas fraturas.

Por isso, é importante que ao se deparar com um passarinho machucado, pegue-o com cuidado e delicadeza – afinal, ele vai se debater bastante. Após, leve-o a um veterinário para que seja feito o diagnóstico correto juntamente com tratamento adequado.

Alimente o pássaro

Caso não consiga levar o passarinho imediatamente ao veterinário e queira dar algum alimento a ele, saiba que as aves não se alimentam da mesma coisa. Dependendo da espécie, a alimentação varia de pequenos insetos, frutas, sementes ou grãos, por exemplo.

Identifique a espécie do pássaro resgatado. Mas caso não seja um ornitólogo, observe o formato do bico. Pássaros que têm bico fino longo e reto se alimentam de insetos, já bicos curtos ou arredondados são característicos de aves que se alimentam de grãos. 

Ainda assim está com dificuldades para identificar e não consegue levar o pássaro a um especialista de imediato? Então, tire uma foto e consulte um veterinário online para as primeiras orientações.

Se o passarinho for filhote e sem penas, dê papinha específica para aves até conseguir contato com um órgão responsável ou especialista. Mas alimente-o de acordo com a sua vontade, não force a alimentação com seringas para não feri-lo ainda mais.

Por serem animais sensíveis e importantes na natureza, os pássaros devem receber os cuidados necessários quando estão feridos.

É importante estar atento principalmente quando o passarinho com a asa quebrada está com o ferimento aberto ou apresentando hemorragias, para que assim, encaminhe-o ao veterinário especializado.

Comenta aí se você já encontrou um passarinho machucado e como você cuidou dele!

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil