Brinquedos para roedores: tipos e como escolher!

6 minutos para ler

Encontrar os elementos certos para colocar na gaiola do seu hamster, sua chinchila ou porquinho-da-índia pode ser o que estava faltando na rotina do seu pet para que ele se divirta e tenha mais estímulos no dia a dia. Investir em brinquedos para roedores é também cuidar do bem-estar do seu animal de estimação.

Os roedores precisam de entretenimento no dia a dia para aliviar o estresse e ter mais incentivo para desenvolver habilidades e a cognição. Os brinquedos são ótimos para isso, e podem contribuir até mesmo para evitar o sedentarismo do seu pet.

No entanto, você sabe quais são os melhores brinquedos para roedores? Acompanhe este artigo e saiba o que comprar para alegrar o seu bichinho!

Principais tipos de roedores domésticos

Roedores são pets queridos no Brasil, mas cada espécie apresenta a sua particularidade. Entender melhor o que o seu animal mais gosta e precisa no cotidiano vai ajudar a fazer a escolha mais adequada dos brinquedos. Isso é ainda mais importante se você está pensando em levar um pet para cada e quer saber como cuidar bem dele.

A seguir, confira os principais tipos de roedores domésticos e confira as características centrais de cada animal!

Chinchila

chinchila é uma excelente ideia de pet, pois têm alta longevidade, podendo chegar até 20 anos. Esses animais amam ser o centro das atenções e tendem a ser bastante sociáveis com os tutores ou com seus pares.

Por conta do seu comportamento noturno, as chinchilas costumam estar mais agitadas e ativas durante o período da noite. Para que se mantenham saudáveis, tanto fisicamente quanto mentalmente, precisam seguir uma rotina. Por isso, alguns brinquedos para usar diariamente podem fazer a diferença para o bem-estar desses animais.

Hamster

hamster, por outro lado, é um animal que prefere ficar mais tempo sozinho e não é o maior fã de dividir espaço com outros indivíduos da mesma espécie. Além disso, adora dormir por muito tempo e ficar acordado de noite.

Independentemente da raça, os hamsters também precisam de brinquedos no espaço em que vivem para se exercitarem e se entreterem, sem precisar de contato com outras pessoas ou animais. Assim, podem se regular emocionalmente e se sentir mais confortáveis onde estão.

Porquinho-da-índia

porquinho-da-índia é mais um exemplo de animal cheio de energia e que adora socializar. Por isso, é importante deixar um espaço suficiente para que o pet consiga brincar e se locomover tranquilamente.

As gaiolas do porquinho-da-índia precisam ser estrategicamente posicionadas em ambientes com pouca variação de temperatura. Isso porque a espécie é muito sensível a mudanças bruscas de iluminação e calor. Essa dica também vale na escolha dos brinquedos e estímulos para entreter o pet.

Rato Twister

Os ratos também são ótimos roedores domésticos para se ter em casa, principalmente o da raça Twister, que são famosos por serem bem branquinhos. Esse animal é bastante inteligente e precisa de estímulos cognitivos para não se entediar.

Por esse motivo, é necessário reservar um espaço grande para que se movimente sem dificuldades e consiga se exercitar. Deixar brinquedos para o Twister também vai ajudar muito no entretenimento e no combate ao tédio.

Os melhores brinquedos para roedores

Alimentação, higiene e entretenimento são essenciais para a rotina de um animal de estimação. Para não ter erro e encontrar os melhores brinquedos para os seus pets, fique por dentro das escolhas mais comuns entre os tutores de roedores domésticos!

Rodas de exercícios

A famosa roda giratória é uma excelente opção de brinquedo para roedor, pois ajuda a se divertir e a se exercitar ao mesmo tempo. O item vem com rampas, rodinhas e tubos para elevar o grau de dificuldade conforme o animal se interessa pela brincadeira.

Bolas

Existe também a bola de exercícios que os roedores podem entrar para circular pela casa em segurança. Essa é uma opção muito interessante para os animais que gostam de espaço e de socializar. 

Nesse caso, tenha atenção ao período em que o seu pet fica na bola. É importante não deixá-lo muito tempo, pois o ambiente fechado pode se tornar estressante e cansativo para o animal.

Tocas

Sentir aconchego na própria gaiola é uma necessidade para os mais variados roedores. As tocas ajudam a brincar e a se proteger, quando sentirem a necessidade de se isolar, sendo muito úteis para a qualidade de vida dos bichinhos em casa.

Para deixar o local ainda mais aconchegante e confortável para o seu pet, você pode variar os materiais e colocar decorações para entreter o animal. Outra opção é investir em túneis de papelão, que podem servir de toca e de entretenimento ao mesmo tempo, pois os roedores gostam de rasgar esse material.

Brinquedos de madeira

Os brinquedos à base de madeira também chamam muito a atenção dos roedores e podem ser úteis para decorar a casa e oferecer entretenimento aos pets. Só tenha cuidado para comprar materiais livres e sem resíduos tóxicos para manter a segurança do seu animal de estimação.

Dicas para escolher brinquedos para roedores

Para garantir os melhores brinquedos para os seus roedores, é fundamental dar atenção a alguns fatores que estão diretamente relacionados com a segurança, o conforto e a diversão do pet.

A seguir, confira algumas dicas essenciais para escolher brinquedos para roedores!

Observe o tamanho

Comece sempre checando o tamanho do objeto para se certificar de que cabe o roedor na idade adulta. Isso ajuda a usar o brinquedo por mais tempo, de forma segura, sem que o animal fique entalado ou prenda alguma parte do corpo.

Confira o tipo de material

Alguns materiais podem ser tóxicos para animais. Por isso, é fundamental comprar apenas os itens que vêm com a etiqueta de atóxico. Além disso, dê preferência a marcas e pet shops confiáveis para evitar problemas de segurança.

Analise o acabamento

Cheque também o acabamento do brinquedo para ter certeza de que não há nenhuma peça, pregos ou parafusos soltos. Isso evita que os roedores se machuquem, pois como são bastante curiosos, podem tentar roer ou pegar esses acabamentos fora do lugar.

O importante mesmo é cuidar para que os brinquedos para roedores estejam sempre alinhados à segurança e ao entretenimento do pet. Assim, você pode garantir mais cuidados com o bem-estar e a qualidade de vida do seu bichinho de estimação, deixando-o cada vez mais confortável em casa.

Gostou das dicas? Então, assine a nossa newsletter para ver muito mais conteúdos sobre cuidados com os pets!

Posts relacionados

2 comentários em “Brinquedos para roedores: tipos e como escolher!

    1. Olá Emanueli!

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou das dicas! Caso houver alguma dúvida, estamos à disposição para te ajudar!

      Uma excelente semana para você! 💚🐶

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil