Você tem percebido que o seu cachorro tem bebido muita água e tem ficado preocupado? Os tutores ficam com o sinal de alerta ligado ao verem uma mudança de comportamento, mesmo sabendo que a hidratação é importante para ele.
Porém, se ele anda muito sedento, esse pode ser um sinal de que há um problema de saúde. Alguns são simples de serem resolvidas, enquanto outros podem demandar tratamentos mais longos, até mesmo, por toda a vida do seu melhor amigo.
Por isso, é importante conhecer quais são as principais causas que levam a esse comportamento.
Veja a seguir o que precisa saber sobre esse assunto!
A importância da hidratação para os cachorros
Incentiva uma boa hidratação faz com que o organismo do seu cachorro funcione bem, do jeito que deve. O consumo correto regula a temperatura corporal, facilita a digestão, auxilia em uma circulação saudável e mantém a pele e os pelos saudáveis.
A falta de água na quantidade adequada pode causar:
- insolação;
- prisão de ventre;
- complicações renais;
confusão mental.
Em dias mais quentes, ou após fazer exercícios mais intensos (como uma brincadeira de correr), é natural que o cão beba mais água para repor os líquidos perdidos. Mas, em alguns casos, o consumo pode ser exagerado e demandar atenção.
Os principais motivos para o cachorro estar bebendo muita água
Seu cachorro está bebendo água demais sem um motivo aparente? É importante investigar quais são as principais causas desse comportamento.
Afinal, pode ser algo simples, como uma adaptação a um dia mais quente ou atividade mais intensa, mas também indicar doenças que precisam de mais atenção.
Confira a seguir as principais causas para que seu melhor amigo esteja com mais sede no dia a dia.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo em cães acontece quando há uma alteração hormonal que acelera o metabolismo do cachorro. Essa é uma condição mais rara nos caninos, aparecendo com maior frequência nos gatos.
Além do aumento no consumo de água, também há outros sintomas como perda de peso, agitação e aumento do apetite.
Diabetes Mellitus
Você sabia que os animais também podem ficar diabéticos? Essa doença é uma das principais causas de aumento na sede dos pets.
Os motivos são bem semelhantes ao dos humanos: o organismo para de conseguir metabolizar a glicose como deveria. O resultado é que isso gera mais sede e ele urina mais vezes durante o dia.
Além disso, outros sinais desse problema são: cansaço, perda de peso e alterações no apetite. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames laboratoriais e o tratamento será pela vida toda do seu pet, que pode ser com ajuste alimentar ou, então, aplicação de insulina.
Doenças renais
Os cachorros podem desenvolver problemas nos rins, prejudicando a capacidade do organismo em reter água e eliminar toxinas. Isso faz com que ele beba mais água para compensar a perda excessiva do líquido.
Essa condição é mais comum em cães idosos, porém, alguns animais mais jovens podem apresentar o quadro. Por isso, esteja atento a sinais como vômitos, perda de apetite e mau hálito.
Insuficiência hepática
O fígado tem um papel importante na saúde e bem-estar dos animais. Quando há um quadro de insuficiência hepática, muitas funções do organismo do cachorro ficam comprometidas, incluindo o equilíbrio hídrico.
Por isso, ele pode tentar compensar bebendo mais água. Além disso, você poderá perceber que a pele e as mucosas dele ficam mais amareladas, ele fica mais letárgico e pode começar a vomitar.
Calor
Quando o clima está mais quente, é normal que o cachorro beba mais água para regular a temperatura corporal, já que essa espécie tem uma capacidade limitada de transpiração.
Nesse caso, vale a pena oferecer água fresca ou gelada, sombra e locais arejados para ele se refrescar. Os tapetes térmicos podem ser ótimos para deixá-lo mais confortável!
Verminoses
As infestações por vermes podem alterar o comportamento do seu cachorro, inclusive, aumentando a sede. Isso acontece porque alguns parasitas afetam diretamente a absorção de nutrientes, causando desidratação.
Outros sintomas de verminoses são diarreia constante, vômitos, perda de peso, queda de pelos e apatia. Converse com o veterinário sobre o protocolo de desparasitação para prevenir esses problemas.
Após atividades intensas
Após brincar, correr ou passear, é esperado que o cachorro vá procurar água para repor o líquido perdido. Esse é um comportamento esperado e saudável.
Por isso, sempre tenha água limpa e fresca disponível após esses momentos. Fique atento e cuide para ele não beber de fontes com maior concentração de cloro, como piscinas, pois o excesso desse produto pode prejudicar a saúde do pet.
A importância da avaliação veterinária
Se você perceber o seu cachorro bebendo muita água, mesmo em dias não muito quentes ou sem fazer muitos exercícios, esse pode ser o momento para buscar a orientação de um médico veterinário. Caso tenham outros sintomas associados, como apatia ou excesso de energia, isso é ainda mais importante!
O profissional vai avaliar se esse é um quadro comum e esperado ou, então, se é preciso investigar o que está acontecendo e definir o tratamento mais adequado. Para isso, ele pode contar com exames laboratoriais (sangue e urina) ou, ainda, os de imagem (ultrassom abdominal) para identificar a causa do problema.
Com o diagnóstico em mãos, ele poderá indicar os melhores tratamentos caso a caso e, assim, conseguir, até mesmo, curar a causa do problema. Muitas intervenções podem ser simples, como um vermífugo, se for o caso.
Quanto mais cedo for identificada a causa da situação, maiores são as chances de evitar complicações graves para seu melhor amigo. Também, não deixe de fazer as consultas de rotina e seguir os protocolos preventivos, como vacinação, vermifugação e cuidados nutricionais.
O cachorro bebendo muita água pode ser algo natural ou, então, ser algo que exige tratamento. O importante é garantir que ele receba os cuidados e possa ter uma vida saudável e feliz. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você nisso e saber quando procurar ajuda.
Gostou deste post? Então, siga a Polipet no Facebook, Instagram, X, Pinterest, LinkedIn e acompanhe nosso canal no YouTube e esteja por dentro de todas as atualizações diretamente no seu feed!