Cachorro castrado pode cruzar? Venha descobrir!

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar sobre a necessidade de castrar seu cachorro (seja macho ou fêmea), para o bem da saúde dele(a), não é mesmo? O objetivo desse procedimento é fazer o processo de esterilização, ou seja, seu pet não conseguirá mais procriar.

Ou seja, o macho não conseguirá engravidar fêmeas, e elas não poderão ter filhotes. Contudo, uma dúvida comum aparece por parte de alguns tutores e é importante se informar sobre isso: um cachorro castrado pode cruzar? Vamos entender mais sobre esse assunto a seguir!

Como é feita a castração?

A castração é um procedimento cirúrgico no qual o médico veterinário realizará a retirada dos órgãos sexuais, responsáveis pela produção dos gametas responsáveis pela fecundação. Ou seja, nos machos, é impedido que eles possam produzir espermatozoides e, nas fêmeas, que elas possam ovular.

O procedimento é feito de forma diferente em machos e fêmeas. Vamos ver como a seguir:

  • castração em cachorros machos: neles, o processo de castração é feito com a retirada dos testículos, com uma pequena incisão na região e de rápida cicatrização;
  • castração em cachorros fêmeas: o processo é feito pensando na retirada das estruturas de útero e ovários – para isso, é feita uma pequena incisão na linha do abdômen e elas são retiradas.

Cachorro castrado pode cruzar?

A resposta para essa pergunta é: sim. Em alguns casos, mesmo com a castração, os animais podem continuar com o desejo sexual e, na presença de um do sexo oposto, quererem cruzar. Isso acontece quando o outro não é castrado e, assim, libera feromônios que despertam essa vontade.

Por exemplo, uma fêmea no cio pode fazer com que um macho castrado tente cruzar, por uma questão de instinto. Isso porque, quando ela está ovulando, ela libera um cheiro no ambiente para atrair o maior número de machos possível para aumentar as chances de fecundação.

Apesar do desejo de cruzar poder continuar existindo, não se preocupe: nesse processo, ele não fecundará a fêmea, pois ele não terá mais os órgãos responsáveis pela produção de espermatozoides.

Porém, muitos tutores podem se incomodar com este tipo de situação. Por isso, o ideal é, caso você tenha dois cachorros de sexos diferentes, que a castração seja feita em ambos. Nesse caso, as chances de que o desejo permaneça são muito pequenas.

Quais os benefícios da castração para cachorros?

Ainda que o cachorro castrado possa ter vontade de cruzar, o procedimento tem diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos animais. São eles:

  • diminui as chances de problemas de saúde que afetam os órgãos sexuais dos cachorros: por exemplo, a piometra (infecção do útero) pode ser extremamente grave e levar a fêmea à morte – além disso, previne alguns tipos de tumores de mamas, ovários e testículos;
  • minimiza o desconforto que muitos donos de pet sentem quando os cachorros, principalmente machos, simulam o comportamento de cruza nas pernas dos tutores e em visitas;
  • previne problemas como a gravidez psicológica e cio permanente;
  • ajuda a minimizar comportamentos agressivos e indesejados (como demarcação de território com urina);
  • previne doenças que não são relacionadas a questões reprodutivas, mas possuem maior incidência em animais que não são castrados, como diabetes e epilepsia.

Ou seja, mesmo que o seu cachorro castrado possa cruzar, esse é um procedimento que pode ajudar o seu animal a viver de forma mais saudável por mais tempo. Ou seja, pode ser um grande ato de amor pelo seu melhor amigo!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre o assunto. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e vamos conversar sobre o assunto!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

4 comentários em “Cachorro castrado pode cruzar? Venha descobrir!

  1. Saudações gente.

    Minha cadela foi castrada a 2 anos ela cruzou com um macho nao castrado recetimente 3 a 4 semanas depois ela apresenta sintomas de uma cravidez como vulva maior, abdómen maior e ceios maiores que liberam leito materno. Isso é normal?

    1. Olá Paulo!

      Mesmo após a castração, algumas cadelas podem apresentar sintomas que lembram uma gravidez devido a mudanças hormonais. Esse quadro é conhecido como pseudociese ou gravidez psicológica e é relativamente comum.

      Durante uma gravidez psicológica, as cadelas podem apresentar inchaço abdominal, aumento das mamas e até produção de leite. Mas, para descartar qualquer outra condição, o ideal é que você a leve ao veterinário. O profissional pode confirmar se é uma gravidez psicológica ou verificar se há outra explicação para os sintomas.

      Boa sorte e melhoras para sua pet! 💚

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil