O relacionamento entre cães e pessoas com deficiência visual é muito bonito. Cães-guia proporcionam mais segurança e agilidade aos seus tutores, conduzindo seu amigo humano o dia todo, parando antes de atravessarem ruas, e desviando-os de obstáculos, como desníveis ou buracos.
Essa relação é um tanto antiga, sendo iniciada de maneira mais intensa em meio a Primeira Guerra Mundial, onde diversos soldados acabaram ficando cegos. O idealizador dessa prática foi o Dr. Stalling, médico alemão. Logo após, em 1916, foi fundada a primeira escola de cães-guia do mundo.
Acompanhe a leitura e veja qual é o significado do Dia Internacional do Cão-Guia, o que é um cão-guia, as raças indicadas. Bem como, saiba sobre a importância do treinamento e suas fases e como conseguir um cão-guia. Então confira!
Qual o significado do Dia Internacional do Cão-Guia?
O Dia Internacional do Cão-Guia é comemorado mundialmente na última quarta-feira do mês de Abril. E tem por objetivo, homenagear os cães-guias e os profissionais que os treinam.
Portanto, essa é uma forma de reconhecer a importância dos animais que atuam num papel fundamental para devolver a autoestima e promover uma melhor qualidade de vida das pessoas cegas.
Afinal, o que é um cão-guia?
O cão-guia é um animal treinado principalmente para auxiliar deficientes visuais em sua rotina diária., possibilitando a movimentação dessas pessoas e mantendo a sua segurança. Por isso, é importante que esses animais sejam inteligentes e dóceis.
O adestramento desses cães inicia quando ainda são filhotes, durando em média 2 anos, composto por três fases: socialização, treinamento e instrução.
Quais são as raças indicadas?
Para conseguir guiar uma pessoa cega, o cão guia deve ter habilidades específicas e ser de porte médio ou grande, já que precisa de força para guiar a pessoa.
Por isso, as raças mais utilizadas são: o labrador e o Golden Retriever, mas é possível encontrar borders, pastores alemães e até mesmo SRD atuando como guias.
Qual a importância de treinar o cão-guia?
Como citamos anteriormente, é importante que o cão guia receba o treinamento adequado para conseguir garantir a segurança do deficiente visual. Sendo esse também o motivo desse treinamento iniciar ainda quando o cãozinho tem apenas 2 meses.
Como treinar os cães-guia?
O treinamento é dividido em 3 fases e inclui o período de adaptação com o seu futuro tutor:
- primeira fase — os cães ficam com famílias voluntárias para socializarem e aprendem comandos simples;
- segunda fase — passam a ter treinamentos específicos para guiar os deficientes visuais;
- fase final — o cão-guia recebe instruções juntamente com seu tutor para haver o estreitamento do vínculo e, assim, a aprendizagem dos comandos.
Quais os cuidados com cão-guia?
Quem tem um cão-guia deve ter os mesmos cuidados dispensados a outros tipos de cão, alimentando-os com ração de boa qualidade, mantendo as vacinas em dia, banho, bem como, o controle de pulgas e carrapatos.
Se você encontrar um cão-guia, saiba que eles não se comportam como cachorros comuns. Afinal, são cães com responsabilidades. Portanto, caso esteja acompanhado do seu tutor, não faça carinho e não dirija a palavra.
Ao conversar com uma pessoa com diversidade visual acompanhada do cão-guia, ignore sua existência e aborde o tutor sempre pelo lado direito, pois, o animal se posiciona à esquerda do seu tutor.
Como conseguir um cão-guia?
Para conseguir um cão guia existem algumas exigências a serem atendidas:
- ter mais de 18 anos;
- ser pessoa com deficiência visual;
- ter participado do curso de orientação e mobilidade, realizado pelos institutos especializados nesse tipo de treinamento;
- morar no Brasil;
- gostar de animais;
- ter condições de cuidar do cão.
Após atender a esses requisitos, o candidato deve se cadastrar para ter o cão-guia e aguardar as etapas do processo, onde será analisado o perfil da pessoa para encontrar um animal que seja compatível com ele.
O cão guia tem uma grande importância na vida de pessoas com deficiência visual, desde os tempos da Primeira Guerra Mundial. Por isso, tem um dia só para ele devido a sua responsabilidade em trazer segurança e agilidade aos seus tutores. Viva o Dia do Cão- Guia!
Você já encontrou um cão guia por aí? Deixe o seu comentário.