As vacinas polivalentes ou V10 e V8 são obrigatórias para cães na proteção de doenças infecciosas como a parvovirose canina. Essa doença é causada por um vírus e seu contágio é considerado alto, o que traz muito sofrimento aos animais com sintomas graves. Mas será que a parvovirose canina pega em humanos? Existe algum tratamento?
Continue com a gente e saiba mais sobre a parvovirose!
O que é a parvovirose?
Antes de responder se essa doença canina pega em humanos, é preciso saber o que ela representa. Causada pelo parvovírus, atinge principalmente os cães não vacinados. Uma vez infectado, o vírus se prolifera e ataca as células do intestino. Isso causa sintomas sérios de vômitos e diarreia.
Dependendo do estado de saúde do cachorro e sem tratamento a tempo, pode ocasionar a morte do animal.
Quais os sintomas?
Após ser contaminado os sintomas podem aparecem entre 7 a 14 dias, sendo eles:
- letargia;
- diarreia sanguinolenta;
- falta de apetite,
- perda de peso;
- fraqueza;
- vômito.
Embora os sintomas de gastroenterite sejam mais comuns de serem percebidos, essa infecção tende a afetar diversos órgãos, como o coração.
Por que é perigosa?
A parvovirose é perigosa por ser uma enfermidade considerada grave, altamente contagiosa e pode levar muitos animais ao óbito.
Mesmo que exista vacina para prevenir e tratamento para tratar os sintomas do cachorro doente, alguns bichinhos mesmo vacinados não ficam totalmente protegidos e podem ser contaminados pelo vírus.
A parvovirose canina pega em humanos?
Por ser contagiosa entre animais, muitas pessoas fazem esse questionamento. Mas pode ficar tranquilo, ela não é transmissível para nós.
Entretanto, os seres humanos podem levar a doença para outros ambientes e contaminar outros amigos peludos. Ou seja, o vírus pode ser transportado nos tecidos das roupas, sapatos. O que contamina outros cães.
Por isso, é importante estar atento ao ter contato com animais que apresentam os sintomas, e manter a higiene para não levar a doença para o seu pet.
A doença tem cura?
Não existem medicamentos específicos para a cura da parvovirose, mas é comum que o veterinário indique vitaminas e antibióticos para o combate à doença. Em alguns casos acontece a internação do animal para que ele não desidrate com os vômitos e a diarreia.
Além disso, o isolamento ocorre para não espalhar o vírus e contaminar outros animais. E quanto melhor for o seu estado de saúde, maiores são as chances de cura.
Qual a importância da vacinação?
Um dos fatores de extrema importância para vacinar o seu cachorrinho é que a parvovirose não tem cura, mas, assim como outras doenças, é evitável por meio da vacinação!
As vacinas V8 e V10 são dadas aos cachorros ainda filhotes, entre os 45 dias de vida. Após, é fundamental seguir o protocolo de vacinação periódica do médico veterinário e manter os reforços anuais.
Como mostramos neste post, essa é uma doença extremamente perigosa para os nossos amigos caninos. Embora a resposta para a pergunta “a parvovirose canina pega em humanos?” seja “não”, devemos ter o cuidado para não transmiti-la e manter a vacinação dos nossos pets em dia. Assim os manteremos seguros e saudáveis.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
Muito obrigado por todas as informações aqui recebidas
Olá Kenedy.
Sempre temos conteúdos aqui em nosso blog muito relevantes, que com certeza ajudará no dia a dia a ter cuidados com pet.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Pessoas em tratamento do cancer podem esta em contato com um pet contaminado?
Olá Ana Maria, tudo bem?
Em muitos casos, o animal de estimação é parte da família. E, após um diagnóstico de câncer, em que o paciente está fragilizado, podem oferecer muitos benefícios, que incluem: companheirismo, melhora do humor e motivação para se manter ativo. Entretanto, os medicamentos usados costumam suprimir a imunidade do indivíduo que realizam o tratamento. Por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados para evitar contrair infecções. Evitar o contato com os animais mais selvagens.
É importante o cão ou o gato manter a vacinação em dia.
Se o pet estiver contaminado, aconselhamos levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação. A Parvovirose em si, não é transmissível para nós humanos, mas é bom o pet estar com a saúde em dia para evitar infecções.
Qualquer dúvida, permanecemos à disposição.