Saiba tudo sobre Mastim Tibetano

5 minutos para ler

O Mastim Tibetano é uma antiga raça de cães da categoria molossoide, originária entre os povos nômades do Tibet. Ao longo de sua história foi muito utilizado como guardião de gado. O Mastim Tibetano é considerado por historiadores como estando entre as raças mais próximas do extinto cão Molossus, uma antiga raça proveniente de Molóssias, território grego que esteve sob o domínio da Macedônia durante o século IV a.C, e que provavelmente deu origem a todos os cães do tipo molosso do mundo. Existem poucos relatos sobre sua origem, mas sabe-se que é um cão milenar, pois existe um documento no Tibet datado de 1.100 a.C, sobre um cão semelhante ao Mastim que conhecemos hoje.

Existem registros históricos que relatam que Marco Polo, um navegador veneziano considerado um dos primeiros ocidentais a percorrer a rota da seda, teria tido contato com cães da raça Mastim Tibetano durante o século XIII. O primeiro cão da raça apresentado ao ocidente foi trazido pelo vice-rei da Índia, Charles Hardinge, em 1847, como um presente para a rainha Vitória. Algumas décadas depois, em 1874, o Príncipe de Gales conseguiu importar dois exemplares da raça.

Quais as características do Mastim Tibetano?

O Mastim Tibetano carrega como traço mais marcante a sua pelagem e uma “juba” formada por uma abundância de pelos ao redor de sua face. Sua pelagem é dura, composta por pelos grossos e densos. A coloração mais comum são pretos ou castanhos, mas também existem exemplares com a pelagem na cor azulada, branca, dourada e vermelho-escuro. É considerado um molosso de porte grande, com os machos da raça podendo medir até 66 cm e as fêmeas medindo até 61 cm e podendo pesar de 55 até cerca de 80 kg.

Existem registros de linhagens asiáticas da raça que chegam a pesar até 130 kg. Outra curiosidade sobre a raça é que seu amadurecimento se dá de forma tardia, podendo variar entre fêmeas e machos. As fêmeas da raça amadurecem entre os dois e três anos e os machos apenas aos quatro anos, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia. 

Qual valor dessa raça?

O Mastim Tibetano é considerado uma das raças mais raras e caras do mundo, sendo precificado a preços muito altos no Brasil, podendo variar entre alguns fatores como o Pedigree, a região de origem da linhagem, a cor da pelagem, entre outros fatores. Um filhote da raça pode ter uma faixa inicial de preço entre R $15 a R $20 mil reais no Brasil.

Por se um Cachorro Molosso de porte grande, o Mastim pode chegar a comer 1 kg de ração por dia, sendo de extrema importância que cães dessa raça sejam alimentados com rações super premium de boa qualidade, para que seu organismo tenha todos os nutrientes de que precisa para ter uma boa qualidade de vida. É um cão com uma média de vida de 12  a 15 anos, podendo variar dependendo da qualidade de vida de cada pet. É considerado um cachorro resistente, rústico e que não costuma ter problemas de saúde.

Personalidade e temperamento: São afetuosos com suas famílias, mas podem ser desconfiados com estranhos.

Necessidades de Exercício: Apesar de seu tamanho, os Mastins Tibetanos não são particularmente ativos e podem ser bastante preguiçosos. Eles não precisam de exercícios vigorosos, mas gostam de caminhadas e de passar tempo ao ar livre.

Socialização: A socialização desde cedo é fundamental para garantir que os Mastins Tibetanos se dêem bem com outras pessoas e animais de estimação.

Cuidados com a Saúde: Os Mastins Tibetanos são cães resistentes, mas podem estar sujeitos a problemas de saúde relacionados ao tamanho, como a displasia do quadril. Exames de saúde regulares com um veterinário são importantes.

Necessidades de Exercício: Apesar de seu tamanho, os Mastins Tibetanos não são particularmente ativos e podem ser bastante preguiçosos. Eles não precisam de exercícios vigorosos, mas gostam de caminhadas e de passar tempo ao ar livre.

O que você encontra na Polipet?

Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior.

Por que a raça Mastim Tibetano é tão caro?

Essa raça é considerada umas das mais caras do planeta, e por isso, seu valor é bem alto.

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil