Quem tem pet sabe que, muitas vezes, é difícil precisar se ausentar da residência por um tempo e não poder levar seu melhor amigo junto. Ainda por cima, não poder contar com alguém próximo para cuidar deles por esses dias.
Mas e se fosse possível ter alguém que trabalhasse como uma espécie de babá e realizasse os cuidados necessários para seu pet ficar tranquilo? É para isso que surgiu a profissão de pet sitter.
Você sabe como funciona esse serviço e quando é indicado optar por ele? Se não, confira o post de hoje, pois responderemos a essas e outras dúvidas! Acompanhe!
O que é pet sitter?
Pet sitter é uma expressão da língua inglesa. Seu significado é, basicamente, “babá de pet“, na tradução livre para o português. A função é, justamente, realizar os cuidados necessários para que seu animal fique bem cuidado durante a sua ausência.
Esse é um profissional preparado para proporcionar todo o bem-estar para o seu pet, cuidando da alimentação, hidratação, vendo se ele está bem de saúde e, também, aproveitando para fazer companhia e diverti-lo para não sentir tanto a ausência dos donos.
Como surgiu a profissão de pet sitter?
Essa profissão parece nova, mas a primeira menção ao termo data de 1987, no livro de Patti Moran, a primeira pet sitter da história que criou tal profissão ao perceber que os pets merecem apoio enquanto os seus tutores estivessem longe de casa.
Afinal, os animais podem ter problemas de saúde durante a ausência dos donos, muitas vezes causados justamente por questões emocionais. Pets mais ansiosos, por exemplo, podem ficar com medo e não comerem caso estejam alguns dias sozinhos.
Diante dessa percepção, em 1994, foi fundada a Pet Sitting International, organização responsável por conceder o certificado de pet sitter. Afinal, essa é uma profissão que exige muita responsabilidade e o profissional deve saber reconhecer caso o animal precise de algum tipo de intervenção e comunicar os tutores, bem como saber trabalhar com diferentes perfis de personalidade de pets.
Ela já era comum nos Estados Unidos, pelo trabalho da Pet Sitting International. No mercado brasileiro, a profissão começou a se expandir na década de 1990, mas é nos anos de 2010 que há um boom, com a valorização da área de pet care.
Como funciona o serviço de babá para pet?
Geralmente, o serviço de pet sitter é solicitado quando os tutores vão viajar para algum lugar que não aceita a presença de animais de estimação ou quando desejam evitar que o animal se estresse com a ida para um novo ambiente.
Há, ainda, aqueles que contratam esse serviço porque passam o dia todo fora de casa, sem poder fazer companhia para o pet, brincar com ele e alimentá-lo. Nesse caso, animais com personalidade que exigem maior atenção podem sofrer bastante.
Basicamente, o serviço funciona da seguinte forma: o pet sitter se dirige até a casa em que o animal de estimação mora e passa o tempo estipulado pelo tutor com ele. Durante esse período, esse profissional fica responsável por alimentar, trocar a água do bebedouro, higienizar ambas as tigelas, limpar o local das necessidades (tapete higiênico, caixa de areia, gaiola e etc.), medicar — quando necessário —, levar o pet para passear e, claro, dar muito carinho e atenção.
O pet sitter vai respeitar as características do animal. Por exemplo, gatos que forem mais arredios podem estranhar e até se estressar caso o profissional insista nas brincadeiras. Neste caso, o diálogo entre tutor e pet sitter será fundamental para tornar a experiência ainda melhor para todos.
Qual a diferença entre pet sitter e hotel para pet?
A diferença é que o pet sitter se desloca até a residência do pet para cuidá-lo e o hotel para pet, como o próprio nome sugere, funciona como os em que nós, humanos, nos hospedamos.
Sendo assim, nessa segunda modalidade, é preciso levar o animal de estimação até o local e, lá, ele receberá todos os cuidados necessários enquanto o tutor está ausente. Enquanto o hotel pode ser um ótimo momento para os animais brincarem com outros do espaço e socializarem, o pet sitter é confortável para aqueles que ficam mais confortáveis em seus próprios ambientes.
Quando vale a pena optar pelo pet sitter?
Quando os tutores vão viajar ou se ausentar por outro motivo, a melhor opção é um familiar ou amigo que o pet já conheça e goste de tomar conta dele em casa, tendo em vista que o contato com pessoas estranhas e a troca de ambiente podem deixar o animal desconfortável.
Mas nem sempre isso é possível, não é mesmo? Nesse caso, vale a pena optar por um pet sitter. Assim, pelo menos, o animal permanece em casa. Para que ele estabeleça um vínculo de confiança com o pet sitter, apresente-o antes de se ausentar e sempre chame o mesmo para cuidar do animal. Desse modo, não haverá maiores problemas.
Agora, se o pet necessitar de cuidados constantes por doença, idade ou outro motivo, é interessante optar por um hotel para pets, visto que assim ele terá assistência durante o turno da noite e toda a madrugada também.
Além disso, muitos pet sitters atuam realizando visitas, ou seja, não passam o dia todo com o animal. Sendo assim, é preciso se informar quanto a isso para fazer a melhor escolha. Considere as características do seu animal e tome a decisão pensando no bem-estar dele.
Quais os benefícios de contar com um pet sitter?
Contar com um pet sitter proporciona uma série de benefícios. Veja a seguir!
Serviço em domicílio
Como mencionado acima, o pet sitter se dirige até a residência onde o pet vive, evitando que ele tenha que ser transferido para outro local. Para quem é mais sensível, territorialista ou idoso, é a melhor opção.
Custo reduzido
Contratar um pet sitter é um investimento mais vantajoso, financeiramente, do que deixar o seu pet em um hotel, já que não estará incluso no valor a infraestrutura e o serviço de diferentes profissionais.
Profissionais treinados
Há pessoas que atuam como cuidadores de animais, só não possuem nenhuma formação técnica para isso, mas saiba que existem profissionais especializados na prestação desse tipo de serviço.
A vantagem de contratar um pet sitter profissional é que ele saberá o que fazer em situações de emergência, ministrar medicações adequadamente e atividades que exercitem o corpo e a mente do animal, e não apenas alimentar, limpar e fazer companhia ao pet.
Flexibilidade de horário
Por fim, mais um benefício é que, ao contratar um pet sitter, fica mais fácil definir um horário que fique bom para você, porque como esse profissional trabalha de forma autônoma, a comunicação é diretamente com ele, o que poderia ser mais difícil em um hotel, por exemplo.
Como escolher o pet sitter ideal?
Contratar um pet sitter é muito sério, uma vez que esse profissional estará dentro da sua casa e com um dos maiores amores da sua vida: o seu pet. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de selecionar o profissional.
Vamos ver os principais pontos que podem ajudá-lo nessa decisão:
- procure por pet sitters com alguma formação na área e peça para ver seus certificados;
- peça referências para que você possa entrar em contato e avaliar, de fato, se o profissional atua de forma correta – se você conseguir identificar alguma pessoa que já contratou o pet sitter que não seja indicada diretamente por ele, melhor;
- se optar por plataformas que tenham profissionais que ofereçam esse serviço, confira a avaliação de outros usuários e veja se há reclamações;
- se o seu pet tem algum tipo de questão peculiar (por exemplo, ansiedade de separação, agressividade com pessoas estranhas), converse com o pet sitter e veja se ele tem experiência com este tipo de situação;
- peça recomendações para seu veterinário de confiança – muitos profissionais possuem uma lista de pet sitters para indicar para seus pacientes;
- confira se a pessoa faz videochamada ou gravação durante a visita – essa é uma forma de conferir toda a conduta do profissional com seu pet e, também, ter certeza de que a segurança da sua residência estará mantida.
Caso você tenha câmeras em casa, procure deixar o pet e os pertences dele no campo de visão delas. Assim, você pode conferir como está sendo prestado o serviço. Do contrário, peça para algum familiar, amigo ou vizinho passar na sua casa sem aviso prévio para verificar se está tudo ok.
Onde buscar pelo serviço de pet sitter?
Mas como encontrar os melhores profissionais para cuidar do seu pet? Algumas dicas para isso são:
- busque em aplicativos focados em serviços para pets (como o Dog Hero);
- busque perfis em redes sociais (mas não deixe de analisar os pontos que listamos antes, para que seja uma decisão segura);
- peça recomendações para profissionais da área pet que você conheça (médicos veterinários, profissionais de banho e tosa, entre outros).
Como você pôde perceber, o pet sitter é uma alternativa muito interessante, pois mantém o animal no conforto do lar, além de muitos outros benefícios – mas, para garanti-los, é preciso se certificar de que o profissional é treinado e bem recomendado.
Além disso, apesar do pet sitter ser uma opção interessante quando você precisa viajar e não tem com quem deixar o seu bichinho, ele não é a única alternativa, e você precisa avaliar todas as opções disponíveis para definir qual mais vale a pena.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.