O mês de novembro é um período especial para alertar sobre os cuidados com a prevenção do câncer de próstata em animais, por isso, entre os especialistas da área, recebe o nome de Novembro Azul Pet.
Assim como os humanos, cachorros machos possuem próstata e podem desenvolver câncer na região. Por essa razão, os tutores devem estar atentos aos cuidados preventivos, realizando exames de rotina e prezando pela qualidade de vida do animal.
Neste post, você vai conhecer mais sobre a iniciativa Novembro Azul Pet, além de entender o que é o câncer de próstata em animais, os principais sintomas e tratamento. Continue a leitura para saber mais!
O que é Novembro Azul pet?
A campanha do Novembro Azul já é conhecida como um mecanismo de conscientização com relação ao cuidado com a saúde do homem. Em razão da sua relevância, foi criada a Novembro Azul Pet, com a função de incentivar o cuidado preventivo com relação ao câncer de próstata em cães.
Qual a importância da campanha?
Muitos tutores de cães desconhecem a existência do câncer de próstata em animais, por isso, a campanha tem um papel relevante em disseminar informações e orientar com relação à necessidade de iniciativas preventivas, como as visitas regulares ao veterinário e realização de exames específicos.
Quais as causas do câncer de próstata em cães?
Quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por razões hormonais. Em alguns casos, isso leva ao desenvolvimento do câncer.
Com o avanço da idade, os hormônios dos testículos passam a funcionar de maneira irregular e isso estimula a próstata que sofre modificações no seu tamanho, forma e textura.
Por isso, em cães de idade adulta (geralmente com mais de 8 anos) e idosos, não castrados, há um aumento nas chances de surgimento da doença.
Não é por acaso que a melhor forma de prevenir a doença é por meio da orquiectomia/castração. Somado a isso, as visitas periódicas ao veterinário são fundamentais, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Quais os sintomas?
Os sintomas de câncer de próstata canino começam a surgir em estágio mais avançado da doença. Os sinais incluem:
- dificuldade em urinar;
- urina com sangue;
- falta de apetite;
- gotejamento de sangue pelo pênis;
- infecções urinárias que não são curadas com tratamento tradicional;
- dificuldade de defecar;
- febre;
- vômito;
- apatia; e,
- espasmos musculares ao tentar urinar.
Em fase inicial, a doença não costuma apresentar sintomas, por isso a sua identificação e diagnóstico só podem ser feitos por meio de exames.
Qual a importância do diagnóstico precoce?
O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. Ele pode ser feito por meio de exames de urina e de sangue, palpação retal e ultrassom. Converse com o veterinário a respeito dos exames preventivos de câncer de próstata mais indicados para o seu cachorro.
Quais os tratamentos indicados?
Quando o câncer é identificado em estágio inicial, por meio dos exames já mencionados, as chances de cura são maiores.
O tratamento deve ser indicado pelo veterinário, considerando as particularidades de cada animal. No geral, pode incluir a castração, remoção cirúrgica da próstata e, em alguns casos, a realização de sessões de quimioterapia.
Por que levar o pet ao veterinário regularmente?
Além de ficar atento com relação à alimentação do animal, indispensável para garantir a saúde e minimizar a ocorrência de doenças, manter uma rotina de visitas regulares ao veterinário aumenta as chances de identificar doenças em estágio inicial, favorecendo o tratamento precoce e a cura.
Por isso, os tutores precisam estar atentos à rotina de exames e cuidados preventivos, aumentando assim a qualidade de vida e aumentando a longevidade aos seus animaizinhos. Aproveite a época das vacinas para realizar as consultas e exames preventivos necessários.
Como vimos, o Novembro Azul Pet serve para alertar a necessidade de prevenção do câncer de próstata em animais. Então, caso ainda não tenha levado o seu melhor amigo para exames regulares, entre no clima dessa importante campanha e leve-o para uma consulta com o veterinário.
Gostou deste artigo? Então aproveite para deixar um comentário compartilhando conosco suas dúvidas, opiniões e/ou experiência no cuidado com a prevenção de câncer em animais.
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.