A dúvida se cachorro pode beber água gelada ou não é comum entre tutores. Apesar do desejo de ajudar a aliviar o incômodo do pet no verão, há o receio se isso pode causar algum problema à saúde do animal. Por isso, é importante entender quais os cuidados necessários.
Então continue a leitura para esclarecer de vez essa dúvida e confira também outras formas de trazer alívio para seu pet nos dias mais quentes.
Afinal, cachorro pode beber água gelada?
Assim como os humanos, os cachorros também sofrem com temperaturas extremas. Nos dias de calor, eles transpiram muito pela boca e precisam manter a hidratação em dia. Mas será que você deve oferecer água gelada para o seu pet?
Apesar dessa dúvida entre tutores, não há motivos para se preocupar. Os cães podem beber água gelada à vontade, sem nenhum risco para a saúde. Inclusive, trata-se de uma boa maneira de ajudar o seu pet a aliviar os dias quentes de verão.
Que cuidados é preciso observar?
Antes de oferecer a água gelada ao seu pet, observe primeiro se ela é apropriada. Afinal, seja gelada ou não, a água deve sempre ser limpa para evitar que a presença de bactérias ou outros microrganismos afetam a saúde animal.
Água com gelo também está liberado. Além de refrescante, pode ser uma boa forma de diversão para o cachorro. Mas evite cubos grandes, pois podem ser mastigados e causar fratura nos dentes ou asfixia, se engolidos.
Outro ponto importante é respeitar o seu pet. Apesar, de a maioria gostar, nem todos se adaptam à água gelada. Se perceber que o cãozinho ficou incomodado com a temperatura da água, troque pela em temperatura ambiente.
Quais outras alternativas para refrescar o cachorro?
Água gelada não é a única maneira de aliviar o calor do seu pet. Veja quais são as outras opções de mantê-lo mais confortável no calor.
Deixe o ambiente arejado
Mantenha o espaço do pet sempre arejado, evitando ambientes abafados e sem ventilação. Se o pet fica no quintal, ele deve ter um local fresco onde não bate sol. Dentro de casa, o ar-condicionado é recomendado para afastar o calor.
Faça pausas durante o passeio
Quando levar o peludo para passear, faça pausas de tempos em tempos, em locais com sombra. Afinal, o calor faz com que o desgaste do animal seja maior e ele precisa de intervalos para se recuperar. Por isso, o ideal é levar sempre uma garrafinha de água para oferecer a ele nesse momento.
Saia com o cachorro nos horários adequados
O período da manhã e o fim da tarde são os melhores horários para levar o pet para passear. Por isso, antes das 10h e depois das 17h são os momentos em que a temperatura é mais amena. Esse cuidado vai evitar queimaduras nas patinhas do animal ao caminhar sobre o asfalto quente, por exemplo.
Faça a tosa e dê banho
No verão, o recomendado é manter o pelo do cãozinho tosado, especialmente se ele tem pelagem longa. Por isso, na hora do banho, evite colocar o pet debaixo de água fria após ele ficar exposto ao sol por muito tempo para não resultar em um choque térmico. Mesmo no calor, prefira sempre água em temperatura ambiente.
Agora que você sabe que o seu cachorro pode beber água gelada, ofereça a ele essa opção refrescante nos dias mais quentes do ano. Além de garantir o bem-estar do pet, esse cuidado também ajuda a evitar problemas como desidratação, vômitos e insolação.
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.