5 cuidados indispensáveis na hora de dar banho em pet

4 minutos para ler

Primeiramente, manter o animal de estimação limpo é fundamental para o bem-estar e também para a saúde dele. Portanto, o banho em pet deve ser dado regularmente, com um intervalo de dez a quinze dias. Também é importante que alguns cuidados sejam tomados nesse momento para garantir o melhor resultado.

Tem dúvidas na hora de dar banho em seu bichinho? Neste post, vamos apresentar 5 informações que não podem ser deixadas de lado. Confira!

1. Conheça o tipo de pele do seu pet

Antes de escolher produtos como xampu e condicionador, é importante conhecer o tipo de pele do seu animal de estimação. Caso contrário, ele pode ficar com a pele ressecada, desenvolver uma alergia ou outros problemas.

Assim como os seres humanos, os animais podem ter pele seca ou oleosa. Por esse motivo, os produtos utilizam componentes indicados para cada caso. Na dúvida, converse com o médico-veterinário sobre o xampu ideal e também a frequência de banho indicada para cada tipo de pele.

2. Escolha um local adequado

Além do cuidado de separar os itens que serão usados no banho, também é importante escolher um local adequado. É fundamental que esse lugar seja seguro para o pet, evitando que ele salte do alto e se machuque, por exemplo.

Ainda assim, o local também deve ser fechado para não ocorrer a fuga do banho para lugares perigosos, como a rua. O ideal é prender o animal com a guia para garantir a segurança e facilitar o processo. Entretanto, esse é um procedimento muito comum em adotado em pet shops.

3. Verifique a temperatura da água

A temperatura da água para dar banho em pet deve ser parecida com a usada para em bebês, ou seja, morna. Afinal, a água em temperatura quente pode queimar a pele do animal, enquanto a fria pode causar hipotermia.

Para conferir se a água está boa para o banho, a dica é usar o antebraço para verificar. Logo a água do chuveiro ou colocar numa bacia são as formas mais práticas para o banho em animais de estimação.

4. Cuide dos ouvidos

Por ser uma região muito sensível, os ouvidos merecem uma atenção especial durante o banho. É preciso evitar a entrada de água e de produtos de higiene que possam causar irritação. Dessa forma, o ideal é proteger os ouvidos do cão ou gato usando um pouco de algodão.

Faça a limpeza da região apenas com uma toalha úmida ou gaze. Caso a parte interna da orelha se molhe, seque rapidamente para evitar inflamações, que podem resultar em dor do ouvido.

5. Não esqueça da secagem

Após o enxágue, é preciso retirar o excesso de água usando uma toalha. Esse cuidado é fundamental para a saúde, prevenindo doenças de pele provocadas pela umidade, como na dermatite.

Assim, esfregue a toalha com suavidade por todo o corpo do pet. Porém, não se esqueça de fazer o teste da temperatura antes de usá-lo no animal.

Xampu, sabonete e condicionador adequados, escova, toalha e muito carinho não podem faltar na hora de dar um banho em pet. Com os cuidados que você aprendeu neste post, esse momento será ainda mais proveitoso e agradável para seu animal de estimação.

E sobre dar banho em gatos, qual a frequência? Veja aqui.

Veja também:
7 alimentos proibidos para cachorro!
6 problemas comportamentais em cães!
Como evitar a depressão em cães!
Alimentação!
E muito mais.

Por fim, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Se gostou da leitura, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também vão ficar por dentro dos cuidados essenciais no banho dos pets.

Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil