Muitos tutores não têm ideia de como saber se a gata cruzou. E isso realmente pode ser confuso, já que muitos dos sinais de gravidez podem ser semelhantes a problemas de saúde. O fato é que se você tem um pet não castrado e que pode ter contato com outros animais que também não são castrados, a chance de haver um cruzamento é bem grande.
Quando isso acontece, é fundamental levar a fêmea ao veterinário para fazer o acompanhamento adequado da gestação. Mas é possível ver algum sinal sobre isso, pois alguns sintomas são bem característicos e é importante que você conheça cada um deles.
A seguir, conheça 5 principais que podem indicar que a sua gata cruzou!
1. Ganho de peso
Você pega sua gata no colo e sente que ela está mais pesada? Ou, então, está vendo que ela está ficando com um formato mais próximo a uma coxinha (quando o abdômen fica mais largo do que a parte superior do corpo)? Pode ser sinal de uma gravidez.
Se você tem por hábito pesar sua gata para saber se o peso está estável, confira se está acontecendo um aumento gradual ao longo das semanas. Da mesma forma que não é muito comum a perda inesperada de peso, também não é comum uma mudança para o aumento do peso.
2. Mamilos avermelhados
Outro sintoma de que a sua gata cruzou é se os mamilos estão mais avermelhados do que o normal. Isso acontece pelas mudanças hormonais no corpo da gata, preparando-a para a fase de amamentação.
Eles também tendem a aumentar de tamanho, ficando até mais visíveis em gatas com pelo mais longo. Isso acontece já nos primeiros 15 dias de gravidez, em conjunto com os demais sintomas. Fique atento se não há um inchaço na região, também, que possa ser sintoma de mastite.
3. Mais apetite
Um hábito comum que os tutores devem ter é monitorar o apetite dos seus gatos. Isso porque quando há algum tipo de alteração, principalmente para diminuição, pode ser um sinal de algum problema de saúde e os donos conseguem tratar antes que aconteça algum tipo de complicação.
Mas quando uma gata faz um cruzamento, a tendência é que esse apetite aumente. Então se você nota que a ração está acabando antes do tempo normal e que ela está tentando comer mais, pode ser um sinal de que ela está buscando ingerir mais calorias para o crescimento dos filhotes.
4. Abdômen com maior volume
Outro sintoma é perceber um maior volume na barriga da gata, que parece um inchaço. Normalmente essa percepção fica mais clara na terceira semana de gravidez, quando dá para perceber um inchaço incomum. Isso acontece, justamente, pelo crescimento dos filhotes no espaço.
5. Maior frequência de vômitos
Tal como nos humanos, é muito comum que as gatas prenhas sintam ânsias e vomitem. Nesse sentido, é importante saber se a sua gata cruzou para levá-la a um veterinário e realizar as primeiras consultas de acompanhamento. Contudo, cabe lembrar que esse é um sintoma que pode indicar não só uma gravidez, mas também algum problema de saúde, como alterações renais, gástricas, alergia alimentar, excesso de produção de bolas de pelo, entre outros.
Se os vômitos estiverem frequentes, é fundamental que você busque auxílio com um profissional para fazer o diagnóstico completo. Se for um problema de saúde, você consegue cuidar da sua gatinha, evitando complicações e garantindo maior qualidade de vida para ela.
Um abdômen com maior volume, por exemplo, pode ser sinal de problemas mais graves, como a piometria, uma infecção no útero, que ocorre, normalmente, em gatas que não foram castradas. Por isso, é importante fazer o acompanhamento com o veterinário.
Agora que você já entendeu como saber se a gata cruzou, basta observar o comportamento da sua gatinha e consultar um veterinário aos primeiros sinais para garantir um bom acompanhamento da saúde do animal.
Você tem alguma dúvida sobre este tem ou tem alguma história interessante para compartilhar? Conte para gente nos comentários!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.
Posso da anticoncepcional pra minhas gatinhas de 5 meses?
Olá Clayton, como vai?
Há estudos que indicam que oferecer anticoncepcional para gatos pode trazer riscos. Orientamos que sugira uma avaliação veterinária para a melhor explicação.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição. 💚