A castração de animais de estimação, tanto machos quanto fêmeas, oferece uma série de vantagens tanto para o animal quanto para seus proprietários. O principal objetivo é evitar o nascimento de filhotes sem controle, mas existem várias outras vantagens da castração. O procedimento evita, por exemplo, algumas doenças sérias, além de diminuir alguns comportamentos indesejados.
Neste post, saiba mais sobre a importância da castração e conheça alguns mitos que rondam o assunto. Boa leitura!
Diminuição do risco de câncer de mama (fêmeas)
O desenvolvimento anormal das mamas e das glândulas mamárias (neoplasia) tem como causa a produção mais de progesterona e estrogênio. Esse tipo de anomalia costuma ocorrer nas cadelas por volta dos oito anos e pode resultar em um câncer.
Com a castração, são removidos os ovários e o útero, o que elimina a produção desses hormônios. Assim, evita-se o risco do surgimento da neoplasia. Castrar as fêmeas antes do primeiro cio ajuda ainda mais a reduzir os casos de tumores nas mamas.
Redução de problemas na próstata (machos)
Em relação aos machos, a castração diminui a probabilidade de ocorrer problemas como tumores nos testículos e na próstata. Isso porque a produção de hormônios também é a causa dos riscos de câncer nos machos. Quando o animal é castrado, essa produção acaba e anula o desenvolvimento dos tumores, protegendo a saúde do pet.
Sem sangramento do cio (fêmeas)
Durante o cio, a fêmea apresenta sangramento constante, sujando o quintal, a casinha e demais locais por onde passa. Além disso, o odor exalado nesse momento atrai os machos.
Com a castração, elimina-se a necessidade de limpar a sujeira pela casa a todo momento. Também evita que os machos sejam atraídos e, ao menor descuido, a cadela acabe prenha.
Diminuição da urina para demarcar território (machos)
Os cães machos usam a urina de maneira instintiva para demarcar o território. Esse comportamento deixa os tutores irritados, já que os animais fazem isso por toda a parte. Após castrados, não há mais a necessidade de ir atrás das fêmeas ou disputar território com outros machos.
Assim, o odor da urina no ambiente é reduzido ou até mesmo eliminado. Os passeios também tornam-se mais tranquilos, pois os cães não vão mais parar a cada poste para urinar.
Redução da frustração sexual (machos)
A produção de testosterona deixa os machos com os desejos à flor da pele, principalmente quando são jovens. Não ter uma parceira para aliviar seus instintos sexuais pode deixá-los frustrados. Quando isso acontece, é normal que ele tentem escapar para procurar uma fêmea.
Os pets também podem começar a pular nas pernas das visitas, deixando-as constrangidas. Após castrados ficam mais tranquilos.
Comportamento mais dócil
A castração deixa o animal menos agitado e agressivo, diminuindo a incidência de brigas com outros cães. Além de prevenir consideravelmente esse problema nas ruas, também melhora a relação com outros animais na casa. Apesar de apresentar um comportamento mais dócil ao ser castrado, isso não impede que continue alerta. Dessa forma, os tutores que desejam que o cão ajude a proteger a casa de invasores, podem continuar contando com essa capacidade.
Como vimos, as vantagens da castração são diversas, porém, alguns mitos ainda envolvem esse procedimento. Nesse sentido, é importante saber que a cirurgia é conduzida sob anestesia geral e o animal não sente nada. A recuperação é realizada com uso medicamentos e curativos, evitando qualquer tipo de sofrimento. Em relação a engordar, isso não ocorre devido à castração, mas sim pela falta de exercícios físicos e excessos na alimentação.
Ainda tem alguma dúvida sobre a castração do seu pet? Entre e contato com a Poli-Pet, ficaremos felizes em ajudar!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.