Com certeza, seu melhor amigo peludo é muito curioso e adora investigar tudo que encontra pelo caminho, não é mesmo? Por isso, é comum que, em suas brincadeiras, aconteça de seu cachorro ser picado por uma abelha — isso ocorre com frequência quando ele tenta comer o inseto.
As primeiras ações do tutor serão fundamentais nesse tipo de situação, principalmente, porque há casos de reação alérgica em cães que são picados. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto e proteja seu pet!
Quais os sintomas da picada de abelha em cães?
Pode ser que você não veja que seu cachorro foi picado por uma abelha, por não estar perto no momento. Por isso, reconhecer os sinais de que algo aconteceu é fundamental.
Os principais sintomas de picada de abelha em cães são:
- inchaço local;
- dor local;
- febre;
- vômito;
- diarreia;
- dificuldade para respirar (principalmente em caso alérgico);
- convulsões (por exemplo, quando ele é picado por um maior número de abelhas).
O que fazer caso o cão seja picado por uma abelha?
Dependendo da situação, a picada de abelha em cachorro pode ser fatal. Por isso, saber como agir nessa hora pode fazer toda a diferença.
Em primeiro lugar, a sua calma será fundamental para deixar seu melhor amigo tranquilo e permitir que ele seja cuidado. Além disso, siga os passos a seguir.
Observe a reação
Veja quais são os sinais que seu cachorro está apresentando: é dor e sensibilidade ou há algum sinal de crise alérgica? Analisar esse ponto ajudará a entender o nível de urgência do quadro.
Procure onde está a lesão
Geralmente, seu cachorro terá um edema (inchaço) considerável na região ou, então, manifestará dor quando você chegar perto do local.
É importante saber como aliviar a dor de picada de abelha em cães até que seu pet receba o tratamento veterinário adequado. A melhor forma é tentar colocar uma compressa fria na região e mantê-la até que ele chegue ao veterinário.
Leve ao veterinário imediatamente
Mesmo em casos mais leves, é importante levar o cão ao veterinário imediatamente ao perceber que ele foi picado por uma abelha. Isso porque a tendência é que o animal tente remover o ferrão para aliviar a dor, e isso pode aumentar ainda mais a lesão. Então, leve-o para um hospital veterinário ou para uma consulta com seu especialista de confiança.
Siga o tratamento recomendado
O médico veterinário avaliará o local da picada e verá se o ferrão continua presente. Caso esteja, vai removê-lo com precisão e cuidado. Após a retirada, ele fará toda a profilaxia de tratamento para lesão e eventual quadro alérgico.
Além disso, pode ser necessário seguir um tratamento em casa para reduzir a dor e evitar que seu pet passe por problemas. Siga o que for recomendado, pelo número de dias que o profissional indicar, ok?
O que não pode ser feito caso o cão seja picado por uma abelha?
Também há alguns cuidados que você deve tomar para evitar piorar o quadro. Isso porque, por desconhecimento, o petfriend pode tentar ajudar e, na verdade, potencializar um quadro alérgico, por exemplo.
Algumas dicas do que não fazer nesse cenário são:
- tirar o ferrão: não tente remover, pois ele pode quebrar e liberar ainda mais toxinas;
- medicar o cachorro: não tente dar analgésicos ou outros medicamentos sem indicação do seu médico veterinário de confiança. Isso pode atrapalhar o tratamento que o profissional fará ou piorar o quadro;
- demorar para levar ao veterinário ou não levar: muitos tutores acham que o ferrão já saiu e logo a dor passará. Contudo, pode ser que ele esteja tão interno que você não o veja. Então, é fundamental que seu cachorro seja avaliado após a picada, ok?
Agora que você viu como cuidar de um cachorro picado por abelha, está preparado para saber o que fazer nesse tipo de situação. Entender como prestar os primeiros socorros será fundamental para o sucesso do tratamento e para deixar seu pet mais tranquilo. Caso queira, pode ser interessante fazer um inseticida natural para manter esses insetos longe do seu melhor amigo.
Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que mais petfriends entendam sobre esse assunto!