Cortar a unha do cachorro é um cuidado básico que todo tutor deve ter. Se as unhas crescem demais, elas podem quebrar e causar dor ao pet. Além disso, pode prejudicar o caminhar, trazer perda do equilíbrio, risco de escorregar e até prejuízos na postura.
Portanto, para evitar essas situações, o ideal é que o corte seja feito toda semana ou, pelo menos, a cada quinze dias. Isso ajuda a prevenir problemas causados pelo tamanho inadequado da unha. Mas como fazer da maneira correta?
Por isso, neste post, você verá o passo a passo para cortar a unha do seu cãozinho sem correr o risco de machucá-lo!
Espere o cachorro estar tranquilo
O melhor momento para cortar a unha do cachorro é quando o animal está tranquilo. Além de facilitar o processo, isso vai evitar qualquer risco de machucar o pet. Se o cão estiver agitado, espere até que ele esteja mais calmo para começar, principalmente se for a primeira vez.
Caso seja necessário, ofereça recompensa antes de começar o corte, como um delicioso petisco. Isso ajuda a fazer com que o pet associe o momento a algo que não representa perigo.
Mantenha o cachorro imobilizado
Imobilizar o cão é importante para evitar que ele se movimente durante o procedimento e acabe machucando a você e a ele mesmo. No caso de pets pequenos, uma maneira de deixá-lo mais confortável durante o corte é cobrir o corpo com um pano e colocá-lo no colo.
Segure a pata dianteira com firmeza, tomando todos os cuidados para não forçar demais. Na hora de cortar as unhas das patas de trás, uma boa dica é deitar o cãozinho de lado para segurar melhor a pata.
Posicione o alicate corretamente
As unhas dos cachorros são mais duras do que as nossas. Por isso, eles precisam de um alicate próprio. Primeiramente, é importante posicioná-lo da maneira correta para garantir a segurança.
Observe antes as terminações nervosas das unhas. O corte deve ser feito antes da região avermelhada localizada após as pontas. Chamadas de “sabugo”, elas contêm nervos e vasos sanguíneos — o bom posicionamento do alicate evita sangramento ao cortar essa região.
Corte a unha aos poucos
Ao identificar onde vai fazer o corte, apare as pontas gradualmente. Lembre-se de que atingir a região do “sabugo” provoca dor e desconforto no animal.
Conforme for cortando, verifique a proximidade com o “sabugo” e pare quando estiver próximo a ele. Para melhor resultado, procure cortar perpendicularmente, evitando fazer o corte em ângulo.
Observe se não houve machucados
Após terminar de cortar cada uma das unhas, verifique se não ocorreu alguma lesão por engano. Ou então, caso perceba sangramento, não precisa se desesperar. Use um pedaço de algodão para fazer pressão no local, bem como, acrescente um pouco de pó hemostático ou amido de milho para estancar o sangue.
Agora você sabe como cortar a unha do cachorro. O recomendado é repetir o processo assim que perceber que as unhas estão grandes demais. Ao ouvir o barulho das unhas tocando o chão quando o pet caminha no piso é sinal que já é hora de cortar.
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.