Como o cachorro sabe quem é seu dono, afinal?

7 minutos para ler

Como o cachorro sabe quem é seu dono, afinal? Confessa, você já se fez essa pergunta. Quer dizer, cachorros são animais sociais e possuem uma habilidade de formar vínculos com humanos. Mas como exatamente eles identificam quem é seu dono? 

É natural se perguntar isso porque, em meio a várias pessoas, o seu pet pode correr até você abanando o rabo. Ou seja, a prova concreta de que ele sabe exatamente quem é seu dono.

Mas não se preocupe, estamos aqui para matar a sua curiosidade! Fique com a gente e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto!

Qual a relação entre o cachorro e seu dono?

A base da relação entre um cachorro e seu dono é o vínculo emocional. Os cães são animais sociais que formam laços fortes com aqueles que cuidam deles. Esse vínculo é construído por meio do carinho, da confiança e do tempo que passamos juntos. 

Em outras palavras, quando você cuida do seu cachorro, ele sente uma profunda ligação emocional com você. Além disso, os cães leem nossas expressões faciais, entonação de voz e linguagem corporal. 

Da mesma forma, os donos aprendem a entender os sinais de seus cães, como o abanar do rabo, latidos e expressões faciais. Essa comunicação intuitiva fortalece a conexão e ajuda na compreensão mútua.

Como o cachorro sabe quem é seu dono?

Para aprender como os cachorros reconhecem quem é seu dono, saiba que existe uma combinação de olfato, voz, padrões de comportamento, vínculo emocional, expressões. Entenda!

Cheiro

O olfato dos cães é extremamente poderoso, cerca de 10.000 a 100.000 vezes mais sensível que o nosso, você sabia?. Cada pessoa possui um cheiro único, e seu cachorro pode identificá-lo facilmente. Então, o cheiro é uma das primeiras formas usadas por ele para reconhecer e lembrar de seu dono.

Voz

Os cães têm uma super habilidade para reconhecer vozes humanas. Eles conseguem distinguir a voz do dono entre muitas outras e respondem a comandos e entonações específicas. Isso ajuda a fortalecer a conexão e o reconhecimento entre o pet e seu dono e é mais uma explicação de como os cães distinguem seus proprietários.

Padrões de comportamento

Os cães são observadores atentos e aprendem rapidamente os padrões de comportamento de seu dono. Por exemplo, eles reconhecem sua maneira de andar, os gestos, e até a rotina diária. Esses padrões de comportamento familiar ajudam a explicar como os cães identificam seus donos de maneira precisa.

Vínculo

O vínculo emocional é um dos aspectos mais fortes na identificação do dono. Esse laço se desenvolve por meio de afeto, confiança mútua e convivência contínua. Ou seja, um cachorro que sente segurança e amor com seu dono desenvolve um vínculo tão forte que ele sabe instintivamente quem é sua pessoa especial.

Expressões

Cães são excelentes em ler expressões faciais humanas, já ouviu falar sobre isso? Eles podem detectar emoções como alegria, tristeza ou raiva, apenas observando o nosso rosto. Esse entendimento das emoções fortalece a conexão e os ajuda os identificarem seus donos, mesmo em diferentes estados emocionais.

Recompensas

O uso de recompensas, como petiscos, elogios e carinhos, é fundamental no treinamento e na construção de uma relação positiva. Quando um cachorro recebe reforço positivo de seu dono, ele associa essas experiências agradáveis com a pessoa que as proporcionou, reforçando ainda mais o reconhecimento e o vínculo.

Inclusive, o reconhecimento é uma das formas de como os cães estabelecem laços com seus donos. Afinal, ao associar a presença do tutor aos momentos positivos, eles fortalecem, além da identificação, a confiança, criando uma conexão sólida e duradoura.

Presença

A presença constante e a proximidade física são importantes para que o cachorro reconheça seu dono. Quer dizer, passar tempos juntos, brincar, passear ou simplesmente estar presente, faz com que o cachorro se sinta seguro e amado. 

Essa presença constante cria uma identificação clara e forte do dono na mente do cachorro.

Como o cachorro elege o humano favorito?

Os cães têm critérios específicos para escolher seus humanos favoritos, e entendê-los pode nos ajudar a fortalecer nosso laço com os companheiros peludos. Veja, a seguir, quais são os principais.

Provedor de necessidades básicas

Os cães naturalmente se aproximam daqueles que atendem às suas necessidades básicas, como alimentação, água fresca e abrigo. Então, se você é quem oferece essas coisas, é provável que seu cão o veja como o humano favorito.

Tempo de qualidade

Cães valorizam o tempo de qualidade que passam com seus humanos. Logo, dedicar um período para brincar, passear e interagir com seu pet contribui para ele se sentir mais próximo de você.

Consistência e rotina

O mundo canino prefere previsibilidade e consistência em suas vidas, como rotina estável para alimentação, passeios e brincadeiras. Assim, ao fazer isso, seu cão associa essas atividades positivas a você.

Respeito e liderança

Os cães são mais inclinados a seguir um líder confiável e consistente, como ocorre em uma matilha. Então, ao demonstrar respeito e liderança, você pode ser respeitado e ganhar a confiança do seu pet.

O que o dono representa para o cachorro?

Para um cachorro, o dono representa muito mais do que apenas uma figura que fornece comida e abrigo e podemos provar:

  • líder da matilha — conforme comentamos, o tutor é visto como alguém que oferece orientação, proteção e segurança. É o papel dele estabelecer regras e limites de maneira gentil, mas firme;
  • fonte de segurança e conforto — o dono representa um porto seguro em meio a um mundo cheio de estímulos desconhecidos e possíveis ameaças;
  • companheiro de brincadeiras e exploração — os momentos de diversão compartilhados entre o cachorro e seu dono fortalecem o vínculo emocional e proporcionam estímulos físicos e mentais;
  • fonte de amor e atenção — os cães anseiam por interações positivas e momentos de carinho com os seus tutores, e isso reforça a ligação afetiva entre os dois;
  • referência para aprendizado e comportamento — por meio de treinamento consistente e reforço positivo, o tutor ajuda o cachorro a entender as expectativas e se tornar um membro educado e equilibrado da família;
  • motivação e inspiração — com exemplos positivos e estímulo constante, o tutor incentiva o cachorro a explorar seu potencial, superar desafios e alcançar novas conquistas.

Como você pôde ver, o cachorro sabe quem é seu dono: por meio de uma combinação de fatores. Entre eles, fornecimento de necessidades básicas, tempo de qualidade, linguagem corporal, consistência, reforço positivo, liderança e segurança.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre a relação do cachorro com o tutor? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil