Seu gato fala! E muito, viu? Donos atentos sabem ouvir sobre o que eles têm a dizer e conseguem entender o que eles desejam comunicar, conforme os tipos de miados e seus significados. E isso é fundamental, inclusive, para identificar quando ele quer dizer sobre sua saúde.
Algumas das formas que eles usam para falarem com você são o ronronar, a linguagem corporal e, claro, os miados. Mas como entender o que seu amigo peludo quer com você?
A seguir, vamos comentar sobre os principais tipos de miados e seus significados, para que você consiga traduzir o que ele quer expressar e se conectar melhor com seu bichinho. Boa leitura!
Miado curto em tom médio
Neste tipo de miado, quando ele não é muito alto, está comunicando algo simples, sem ser muito resmungamento. Talvez seja um alerta de que a comida terminou, a caixinha de areia está suja, entre outros pontos.
Se for insistente, vale dar uma conferida e ver se está tudo certo. Ele pode estar pedindo, por exemplo, uma limpeza na sujeira da caixinha, para fazer xixi tranquilamente e parar de segurar a urina, o que pode trazer problemas urinários. Então, vale o alerta!
Miado agudo e curto
Essa combinação pode ser um sinal de que o seu amigo peludo está dando um “oi dono, estou feliz em te ver”. Sim, é um gesto de carinho ou sinalizar que sentiu a sua falta.
Repare: ele provavelmente fará isso ao tentar buscar carinho e começar a ronronar. Se vier esse combo, aproveite, pois é um “eu te amo” bem característico dos felinos! Esse pode ser um miado de manha também, justamente buscando ter a sua atenção e ganhar carinho.
Miado grave e arrastado
Este é um tipo de miado que, normalmente, é um resmungamento, ou seja, ele está reclamando de algo contigo! Por exemplo, pode ser uma comunicação sobre a ração ter terminado, querer sachê ou estar entediado.
Ao ouvir, vá analisar se está tudo certo. Confira a água, comida, caixinha de areia e veja se ele quer brincar. Se ele estiver perto de algum dos outros amigos peludos, pode ser sinal de um início de briga entre gatos.
Miado constante
Se o seu gato tiver o miado grave e arrastado constantemente, talvez ele esteja sinalizando que está sentindo dor ou está desconfortável com alguma situação. Vale analisar outros pontos da linguagem corporal, como pelos eriçados, balançar do rabo de forma agitada, entre outros.
Analise se o seu gato está mais prostradinho ou, ainda, se há regularidade nesse miado. Por exemplo, se ele faz isso rondando a caixinha de areia, pode ser que ele esteja sentindo dor quando está próximo de urinar. Nesse caso, vale agendar uma avaliação com um veterinário quanto antes!
Miado de Alzheimer felino
Você já deve ter visto vídeos de gatos idosos que miam constantemente, rondando pela casa, como se não reconhecessem o espaço. Pois é, talvez seja um sinal de que o seu gatinho está começando a apresentar sintomas de demência, que são bem semelhantes ao Alzheimer humano.
Ele começa a ficar mais carente, querendo mais atenção do que o normal ou, ainda, fica mais agressivo, até mesmo com os donos, pois passa a ter maior dificuldade para reconhecê-lo. Essas situações são mais comuns à noite.
Conhecer os tipos de miados e seus significados ajuda na conexão com o seu gato e reconhecer tanto quando está sendo carinhoso. Além disso, permite entender reclamações e, até mesmo, sinais de alterações na saúde.
Gostou de saber sobre esse tema? Então siga nosso perfil no Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e LinkedIn, para acompanhar mais dicas incríveis sobre os cuidados com seus melhores amigos.