A tosa de um cão não apenas aumenta sua fofura, mas também traz vantagens que se estendem para além da estética, impactando positivamente na saúde e bem-estar do animal de estimação, proporcionando conforto térmico em climas quentes, facilitando a higiene e evitando emaranhados de pelos, entre outros benefícios.
Se você está acostumado a tosar o pelo de seus animais de estimação com uma máquina e quer saber mais sobre essa técnica, acompanhe a leitura e fique por dentro!
O que é tosa trimming?
A tosa trimming é um estilo de corte desenvolvido para animais com pelagem longa, e é realizada manualmente com tesouras para proporcionar ao pet um visual de pelagem uniforme e equilibrado. Essa técnica é bastante observada em cães de raças como Golden Retriever, Spitz e Bernese.
Além disso, a tosa trimming se destaca por ser uma opção silenciosa, tornando-a uma excelente escolha para animais de estimação que têm reações ruins ao ruído das máquinas de tosa e problemas no ouvido.
Como ela funciona?
Cada raça tem um padrão específico de trimming, e essa variação não é uma novidade, pois as tosas feitas com máquinas também podem ser adaptadas de acordo com as características individuais de cada animal.
Esse estilo procura respeitar as características físicas do pet e, por isso, exige conhecimento do tosador, uma vez que não segue um padrão de corte, mas sim de raça. O importante é que o subpelo seja retirado.
Os equipamentos utilizados são:
- desemboladores do tipo garrinha;
- escovas;
- faquinhas de stripping;
- pedras de trimming.
- pentes;
- tesoura.
Qual a importância de tosar os cachorros?
A tosa de animais de estimação é fundamental, independentemente do estilo escolhido. Os benefícios estão relacionados ao bem-estar e à higiene do animal.
Além disso, manter o pelo do cachorro tosado contribui para a regulação da temperatura corporal, diminuindo o sofrimento com as altas temperaturas. É também uma ótima maneira para evitar infestação de pulgas e carrapatos.
E quais as recomendações de tosa?
Para garantir uma pelagem saudável, o ideal é tosar o animal uma vez por mês. Porém, a recomendação pode variar de acordo com a raça e sensibilidade da pele do animal. Consulte um especialista e confirme a periodicidade ideal para o seu melhor amigo conforme as suas particularidades.
Diferenças entre técnicas
A tosa trimming pode ser confundida com a grooming e a stripping devido a sua nomenclatura em inglês. Por isso, para investir na técnica certa, entenda as diferenças:
- grooming — processo completo realizado no animal, passando pelo banho, tirando nós, escovando e hidratando os pelos;
- stripping — processo indolor que retira os pelos mortos pela raiz quando não caem naturalmente.
Além dessas técnicas, existe também a tosa asiática. Consiste em tosar o pelo do corpo com a máquina e fazer patas, rabo e o rostinho do cachorro na tesoura. Já a tosa bebê também é feita na tesoura, mas não utiliza as técnicas do trimming para redução de pelos mortos. Sua função é deixar o pet com aparência de filhote.
Depois de entender as vantagens da tosa trimming, considere aplicá-la em seu cão, especialmente se ele for da raça Golden Retriever, Pastor de Shetland, Bernese ou qualquer outra com pelagem dupla. Evite a tosa com máquina, pois ela pode afetar a aparência natural da pelagem.
Gostou deste post? Esse é um tema de grande interesse para os proprietários que amam seus animais de estimação. Por isso, compartilhe nas suas redes sociais!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.