Gatos são animais independentes e muito curiosos. Você piscou e eles estão em cima da bancada, lambendo os alimentos que você deixou esfriando ou que estão à disposição para as pessoas se servirem.
Saber quais alimentos que o que gato não pode comer é essencial para ter mais cuidado nessas horas, ou acionar o veterinário em caso de ingestão acidental. Continue a leitura e informe-se!
1. Chocolate
Felinos são curiosos e podem querer dar um teco no seu chocolate, mas esse é um dos alimentos que o gato não pode comer por causar uma série de problemas.
O chocolate contém uma substância tóxica conhecida como teobromina, que podem causar arritmia cardíaca, vômitos e diarreias nos felinos. Em organismos mais sensíveis, pode provocar a morte do animal.
2. Leite e derivados
Muitas pessoas cresceram com a imagem de gatos em desenhos, filmes e quadrinhos bebendo uma tigela de leite.
Entretanto, esse é um grande equívoco, pois, leite e seus derivados não são recomendados. A maioria dos gatinhos é intolerante à lactose, o que pode resultar em náuseas e vômitos.
3. Uvas e passas
Uva e uvas passas também podem causar a morte do gatinho. Embora a uva seja um alimento natural, ela ataca o rim, ocasionando problemas renais.
Infelizmente, o problema renal não é uma raridade nos gatos, mas, com o tratamento correto, os bichinhos podem viver anos com a doença. Entretanto, essa não é uma regra. Muitos felinos não vivem mais do que algumas semanas sob a condição.
4. Ração de cachorro
Quem tem gatos e cachorros já devem ter flagrado os pets fazendo rodízios de ração. Mas a ração dos cães está entre os alimentos que o gato não pode comer, e vice e versa!
As necessidades nutricionais dos animais são diferentes. Os felinos necessitam de uma quantidade maior de proteína e gordura na alimentação diária, enquanto os cachorros também consomem vegetais.
5. Cebola e alho
Cebola e alho são como venenos para gatos, e cachorros. Esses ingredientes são tóxicos, destroem os glóbulos vermelhos, facilitando a anemia e o aparecimento de outras doenças e condições, como gastrite.
A proibição é válida para esses alimentos in natura, como também utilizados na preparação de carnes ou arroz. Para animais com alimentação natural prescrita, os temperos devem passar longe.
6. Carne crua
Os saches parecem carne crua e você acha uma boa ideia oferecer uma porção da sua carne moída para o bichano antes de cozinhá-la? Tome cuidado!
Assim como os humanos, os gatos podem sofrer uma intoxicação alimentar ou adquirir problemas mais graves, como a salmonela. Caso não seja tratada a tempo, pode ser fatal.
Então, agora que você já sabe os alimentos que o gato não pode comer, saiba que você pode melhorar a alimentação do seu gato investindo em ração de qualidade. Sem esquecer, é claro, de visitar o veterinário regularmente.
O profissional, além de passar orientações adequadas sobre a alimentação, manterá os exames em dia, evitando que questões de saúde avancem silenciosamente.
Conhece pessoas com gatos? Então, compartilha este conteúdo nas redes sociais!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.
Muito obrigado meus gatos não comem nada dessas coisas né petiscos não gosta isso é bom porque o que eles gosta é mesmo de ração aí eu procuro comprar sempre a melhor e eles gostam .
Olá Beatriz.
Isso é muito bom, acostumar eles a comer ração é um excelente escolha. Isso é muito bom para a saúde deles.
Qualquer dúvida estamos á disposição. 💚
Excelente matéria, principalmente com relação ao leite
Olá José.
Que bom que gostou da matéria. Sempre disponibilizamos excelentes conteúdos por aqui.
Qualquer dúvida, estaremos à disposição.