Um dos cuidados que todo tutor precisa ter é identificar quando o pet não quer comer ração para entender o que está acontecendo. São muitos os fatores que podem levar a esse comportamento, que envolvem o próprio animal ou a ração disponibilizada.
É muito importante resolver esse problema para garantir que o pet esteja bem nutrido e saudável. Afinal, a ração é o alimento principal que, além de matar a fome, mantém o organismo em equilíbrio fazendo a prevenção de doenças.
Mas o que pode fazer com que o pet não queira mais a ração oferecida? Veja a seguir alguns motivos e o que você pode fazer para reverter essa situação.
O que faz o pet recusar a ração?
Como dito, existem diversas situações que podem fazer com que o animal recuse o alimento. Por isso, quando o pet não quer comer ração, é preciso, antes de tudo, analisar o que está acontecendo para então adotar as medidas mais adequadas. Veja a seguir os principais motivos que levam a esse comportamento.
Estresse e ansiedade
Quando o pet fica ansioso ou estressado ele pode perder o apetite. Assim como nos humanos, os problemas psicológicos causam esse efeito nos animais. O estresse pode ser decorrente, por exemplo, da falta de espaço para brincar ou se exercitar, e a ansiedade muitas vezes é decorrente da separação do tutor.
Para contornar esses problemas, procure dar mais atenção para o animal, faça passeios com ele e ofereça brinquedos interativos, para que consiga se distrair, relaxar e voltar a ter apetite.
Falta de atratividade
Nem todo pet gosta de todo tipo de alimento. Tanto cachorros quanto gatos podem ter um paladar mais seletivo e, dependendo da ração escolhida, existe a possibilidade de ela não ser muito atrativa para eles.
Uma das soluções é procurar novas alternativas oferecendo pequenas porções de outras rações para ver se há uma boa aceitação. Você pode procurar por amostras grátis para verificar qual alimento é mais bem aceito pelo pet.
Enjoo do sabor
Imagine se você tivesse que comer todos os dias, pela vida inteira, a mesma comida. Chegaria o momento em que o sabor enjoaria, e isso também pode acontecer com alguns animais. Muitas vezes, o pet não quer comer ração porque ele já se cansou do sabor dela.
Vale comprar uma pequena porção da mesma marca, porém, com sabor diferente, ou então de outra marca com qualidade similar para que o pet possa experimentar algo novo e voltar a se alimentar como antes.
Mudanças na rotina
Os pets se acostumam com a rotina da casa, então, quando acontece alguma mudança, eles podem ficar estressados ou ansiosos. É o caso de o tutor mudar seus horários, chegar um novo membro na família ou um novo animal.
Nesse caso, é importante ter paciência para que o pet se readapte. Procure dar mais atenção para ele, brinque, faça carinho, converse e insista na alimentação. Esteja por perto nesse momento e ajude o animal a comer oferecendo os grãos de forma gradativa.
Armazenamento inadequado
Outro fator que precisamos verificar quando o pet não quer comer ração é o modo como ela foi armazenada. Quando isso não é feito do jeito certo, o alimento tende a sofrer alterações de sabor e cheiro, que faz com que fique menos atrativo.
Esse é um problema que pode ser facilmente resolvido. Basta manter a embalagem muito bem vedada ou comprar pacotes menores para sempre ter ração fresca.
Agora algumas dicas para que seu pet coma bem:
- ofereça ração sempre nos mesmos horários;
- evite deixar a ração no comedouro o dia inteiro;
- evite oferecer comida de humano;
- tenha cuidado com a quantidade de petiscos oferecidos;
- invista em um comedouro com altura confortável;
- proporcione um ambiente tranquilo para o pet se alimentar;
- invista em rações de boa qualidade;
- varie os sabores da ração e os nutrientes.
Quando o pet não quer comer ração, também é importante considerar que ele pode estar com algum problema de saúde. Então, considere uma visita ao veterinário para ver se está tudo bem com seu animal.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.