Se você tem um pet, sabe o quanto sua saúde exige atenção, afinal, a observação é a principal forma de avaliar se está tudo bem com o animalzinho. Entre os cuidados que demandam maior acompanhamento, as doenças oculares em gatos merecem uma avaliação especial, pois podem acontecer com bastante frequência.
Da mesma forma que os humanos estão sujeitos a várias enfermidades nos olhos, os felinos também podem desenvolver esses problemas. Por isso, é de extrema importância saber quais são essas doenças, para ser feito o tratamento adequado e evitar maiores complicações.
Quer saber mais sobre o tema e como proteger seu pet? Continue a leitura e conheça as principais doenças oculares em gatos.
Conjuntivite
Uma das mais frequentes enfermidades que podem acometer os olhos do seu gato é a conjuntivite. Se os olhos do animalzinho estiverem vermelhos e lacrimejando, é preciso ter atenção, pois pode ser essa doença. Trata-se da inflamação da conjuntiva, uma membrana que cobre o olho. Outros sinais que comumente acompanham a conjuntivite são coceira e secreção de cor amarelada.
Glaucoma
Outra doença que também pode acometer os gatos é o glaucoma. Ela é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e também pelo excesso de líquido aquoso na região, podendo levar à perda gradativa da visão. Por ser uma enfermidade inicialmente silenciosa, é preciso ter bastante atenção a qualquer sinal, como vermelhidão e opacidade dos olhos, além de pupila dilatada.
Uveíte
A uveíte também pode ser muito prejudicial ao pet. A doença é uma inflamação úvea, ou seja, a estrutura interna dos olhos, rica em vasos sanguíneos. Ela não representa um risco tão grande ao gato, porém é preciso sempre ter atenção, pois pode ser consequência de, por exemplo, lesões ou de outra doença, como a catarata. Seus principais sintomas são o incômodo local, vermelhidão, olhos lacrimejando e sensibilidade à luz.
Terçol
Entre as principais doenças oculares em gatos, há ainda o terçol, uma infecção bacteriana que deixa parte dos olhos do animal inchada e com incômodo. A enfermidade pode acontecer tanto no interior quanto no exterior da pálpebra e, em alguns casos, pode estar acompanhada de vermelhidão. O tratamento é muito importante para que a infecção não piore ou se espalhe.
Catarata
Se o gato estiver com os olhos esbranquiçados é um sinal de alerta, pois pode se tratar de catarata. Essa doença é mais comum em gatos de idade mais avançada ou que sofrem de diabetes. A catarata impede que a luz entre nos olhos e, dessa maneira, acaba prejudicando a visão do felino. Sendo assim, é preciso observar essa alteração de cor nas vistas e procurar tratamento quanto antes para evitar que o problema aumente.
Como você pode notar, as doenças oculares em gatos podem surgir de modo a trazer muitos prejuízos para o animal. Sendo assim, os cuidados preventivos são essenciais. Manter os olhos sempre limpos e livres do excesso de secreção é muito importante.
Além disso, é necessário realizar consultas periódicas com o veterinário para um melhor acompanhamento da saúde do felino. Para isso, você pode contar com o Hovet Polipet, um hospital veterinário 24 horas, com estrutura completa para melhor atender seu pet.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.