POR QUE PRECISAMOS MUDAR O ALIMENTO DO GATO IDOSO?

Admin/ setembro 9, 2021/ Alimentação, Comportamento, Dicas pet, gatos, Saúde/ 0 Comentários

Envelhecer é um processo natural e faz parte da vida de todo ser vivo, incluindo dos nossos pets. Assim como em humanos, a senilidade dos gatos é uma fase que inspira maiores cuidados, pois com o passar da idade, as articulações, por exemplo, podem sofrer processos degenerativos e inflamações, condição bastante comum em idades avançadas. Sendo assim, a realização de exames de rotina deve ocorrer de maneira mais frequente. Entre os cuidados importantes para o gato idoso, podemos destacar a escolha de um alimento adequado para essa fase de vida, para atender de maneira adequada às necessidades nutricionais.

Mas, quando meu gato se torna idoso? Por que precisamos de um alimento diferente para essa fase de vida? O que muda em relação ao alimento indicado para um adulto normalmente castrado?

Podemos considerar, normalmente, que o processo de senioridade dos gatos se inicia a partir de 7 anos. Dos 12 meses até os 7 anos, eles são considerados adultos.  A partir dessa idade é que as mudanças naturais começam a acontecer e algumas delas, nem sempre são percebidas! Por isso, oferecer um alimento para adequado a essa fase de vida, formulado pensando nas características e necessidades energéticas e nutricionais, contribui para o correto fornecimento de nutrientes, manutenção do peso adequado e para uma vida mais longa e saudável.

Quando pensamos em um animal senil ou idoso, logo associamos os sinais dessa fase com os que observamos nos humanos, como o aparecimento de cabelos brancos. Apresentar uma aparência mais envelhecida, com o aparecimento de ‘’pelos brancos”, não é muito comum em gatos, mas pode acontecer. As maiores mudanças estão relacionadas ao metabolismo e absorção de nutrientes.

Embora exista uma fase inicial em que possam ser mais gordinhos, já que com a idade mais avançada, os gatos podem apresentar uma diminuição no metabolismo e na capacidade de absorver nutrientes, perder peso e massa muscular. Além disso, é comum também que os gatos diminuam seu apetite, o que contribui ainda mais para a perda da massa muscular. Podem ter alterações articulares, além de uma maior fragilidade do sistema imune, sendo mais predispostos a doenças em geral, semelhante ao que ocorre nos humanos idosos.

Ao escolhermos o alimento ideal para os gatos idosos devemos ter em mente as mudanças comuns que citamos dessa fase de vida. Sendo assim, alguns pontos chaves a serem observados nessa escolha são: maior quantidade de energia e teor de proteína (em comparação com o alimento para adultos castrados), além de fontes que ofereçam maior absorção de nutrientes, que são essenciais para auxiliar na manutenção do peso e da massa muscular.

Além disso, a quantidade de minerais, como o fósforo, deve ser reduzida (também em comparação a um alimento para gato adulto castrado). O enriquecimento com nutrientes como glicosamina, condroitina, nutrientes que fazem parte da estrutura das cartilagens e dos tecidos articulares, associados ao ômega 3, são importantes para auxiliar na saúde de articulações, e a carnitina, que auxilia no uso da gordura corporal como fonte de energia e ajuda na preservação da musculatura.  

Guabi Natural Gato Castrado Sênior une o melhor da nutrição natural para os gatos idosos. Feito com alta quantidade de carnes selecionadas, que fornecem proteínas de alta absorção, auxiliando em uma condição corporal adequada e na excelente aceitação do alimento. Além disso, é enriquecido com carnitina e apresenta quantidades adequadas de calorias, que contribuem para a manutenção do peso corporal adequado. O alimento contém também glicosamina e condroitina, que contribuem para a saúde articular e antioxidantes, como a vitamina C e E. Guabi Natural ainda conta com uma linha de sachês, ideal para complementar a alimentação seca do seu gato, porque além de ser feita com ingredientes naturais e fontes saborosas de proteína, auxilia também no consumo diário de água.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*