10 plantas venenosas para gatos: veja aqui!

6 minutos para ler

Quem tem gato em casa já notou que os bichanos costumam se esfregar, cheirar e até ingerir plantas que encontram pelo caminho. O hábito de consumo acontece por pura curiosidade ou para ajudar na remoção das bolas de pelo que eles ingerem. Porém, existem certas plantas venenosas para gatos que podem ser bastante perigosas.

O consumo de certas plantas pode trazer complicações de saúde para os bichanos, já que eles possuem substâncias incompatíveis com o organismo do pet. Enquanto alguns sintomas são mais leves, outros são bem graves.

Neste post, conheça algumas das plantas venenosas para gatos mais comuns, os principais sinais de que houve a ingestão e o que fazer em caso de intoxicação.

Quais são as principais plantas venenosas para gatos?

Plantas comuns em casas e apartamentos podem ser um risco para a saúde dos felinos. Veja a seguir quais são elas e os sintomas que provocam nos pets.

1. Espada-de-são-jorge

De acordo com a crença comum, a espada-de-são-jorge traz proteção e prosperidade para o lar. Porém, quem tem gato em casa deve ter cuidado, já que a planta pode causar irritação, salivação em excesso e dificuldade de respiração se for ingerida.

2. Copo-de-leite

Popular e bastante usada na decoração, o charme dessa planta são as flores brancas e exuberantes. Apesar de toda essa beleza, trata-se de uma das principais plantas venenosas para gatos, já que ela produz uma seiva tóxica para eles e também humanos.

Tanto as flores quanto o caule e as folhas provocam irritação e inflamação nos olhos, boca e garganta. Outros sintomas incluem náuseas, vômitos, aumento na salivação e dificuldade de engolir.

3. Violeta

Entre as principais características da violeta estão a delicadeza das flores e o perfume suave, mas isso não impede que a planta faça um grande mal aos bichanos. Isso acontece por conta da presença de ativos altamente tóxicos no caule e nas sementes.

Se ela for ingerida, pode provocar vômito e diarreia. Já os sintomas mais intensos são nervosismo, gastrite severa e problemas respiratórios.

4. Lírio******

Apesar da beleza da flor exótica do lírio, essa planta é muito perigosa para os gatos. Afinal, todas as partes são consideradas tóxicas, seja pelo contato, seja pela digestão.

Entre os problemas causados aos pets estão desde irritação nos olhos e pele, até problemas respiratórios, renais e neurológicos. O lírio pode, inclusive, ser fatal para os gatos. Por esse motivo, evite ter essa planta em casa ou a mantenha fora do alcance do seu bichinho de estimação.

5. Azaleia           

Outra flor que encanta por sua beleza, a azaleia é ideal para enfeitar quintais e jardins. Mas, assim como o lírio, ela contém uma substância que também pode levar o seu felino à morte.

Quando o grau de toxidade é mais baixo, a planta pode trazer sintomas como perda de apetite e vômito. Se a intoxicação for mais grave, pode levar a convulsões, arritmia cardíaca, perda da coordenação motora, cegueira e até levar ao coma.

6. Dracaena

A dracaena é uma planta arbustiva de folhagem elegante, bastante usada em vasos para decorar salas e hall de entrada. Apesar de ser ideal para decorar ambientes internos, não é uma boa opção para quem tem gato em casa.

Se for ingerida pelo pet, pode trazer sintomas como vômitos, irritação na mucosa da boca, gastrite e dificuldade de respiração.

7. Comigo-ninguém-pode

O próprio nome da planta já mostra uma pista de que é preciso ter cuidado com ela. Além dos gatos, também é tóxica para humanos.

O contato com a seiva causa sintomas como irritação e ardor dos lábios e olhos. Já o consumo de outras partes da planta pode provocar dificuldade de engolir, cólicas abdominais e dificuldade de engolir.

8. Hortência

Muito apreciada por brasileiros por sua beleza, a hortência apresenta uma baixa toxidade para gatos em relação a outras plantas. Apesar disso, sua ingestão pode provocar vômito, diarreia e cólica intestinal.

9. Bico-de-papagaio

Também perigosa para humanos, o uso do bico-de-papagaio é comum nas decorações natalinas. Isso porque o contato com as folhas e principalmente com a seiva leitosa da planta traz sintomas como alergia, lesões na pele e mucosas, conjuntivite e inchaço nas pálpebras.

Já a ingestão pode causar problemas digestivos severos, o que inclui diarreia, vômito e gastroenterite (inflamação no estômago e intestino). Por isso, seja qual for a época do ano, cuidado para o seu pet não acabar intoxicado com ela.

10. Costela-de-adão

Com folhas grande e exuberantes, a costela-de adão é apreciada na decoração de interiores. Um detalhe interessante é que o fruto dessa planta é comestível. Entretanto, o consumo das folhas traz sintomas que vão desde queimação, asfixia e náuseas até lesão nas córneas.

Como saber que o gato comeu uma planta venenosa?

Para saber se o seu pet ingeriu alguma planta tóxica, você deve prestar atenção aos sintomas que ele apresenta. Os sinais podem variar de acordo com o tipo e quantidade de substância que o gato consumiu.

Os sintomas podem ser cutâneos, digestivos ou neurológicos, entre eles:

  • vômito;
  • diarreia;
  • apatia;
  • irritação na pele;
  • fata de coordenação;
  • perda de apetite;
  • tremores,
  • salivação em excesso;
  • convulsões;

Além da quantidade de planta ingerida pelo gato, o nível de gravidade da intoxicação vai depender de fatores como idade, tamanho e organismo de cada pet.

O que fazer em caso de intoxicação do felino?

Agora você já sabe identificar as plantas venenosas para gatos. Sendo assim, ao notar sintomas que indiquem que houve ingestão pelo bichano, essa urgência veterinária deve ser avaliada o mais rápido possível por um profissional.

O ideal é identificar a planta que o gato mordeu ou engoliu e levar uma amostra para que o veterinário realize o diagnóstico com maior precisão. Isso vai permitir iniciar o tratamento mais adequado para a rápida recuperação do animal.

Outra dica importante é nunca oferecer qualquer tipo de remédio caseiro para o seu pet. Além disso, pode prejudicar o quadro de saúde e há o risco de atrapalhar o tratamento correto indicado pelo veterinário.

Saber se você tem alguma das plantas venenosas para gatos citadas neste post é fundamental para evitar acidentes. Por isso, mantenha sempre a planta em local fora do alcance do seu gato ou prefira substitui-la por outra inofensiva para ele.

Já teve alguma situação de intoxicação de gato por causa de plantas? Conte a sua experiência nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil