Alergia alimentar em cães: 6 sintomas para ficar de olho

4 minutos para ler

A alergia alimentar em cães trata-se de uma resposta de defesa do sistema imunológico pela ingestão de componentes que o organismo considera agressivo. Esse problema pode resultar em reações que vão desde coceira até a dificuldade de respirar, colocando a vida do animal em risco.

Estar atento aos sintomas é fundamental para proteger a saúde do seu pet. Assim, vamos apresentar, a seguir, 6 sinais mais comuns para identificar a alergia alimentar. Então, boa leitura!

1.     Vômito

A resposta de cada organismo é diferente na ingestão de alimentos e componentes considerados invasores, sendo os mais comuns carnes, peixe, ovos, leite e cereais. Essa sensibilidade pode trazer a necessidade de expulsão quando esse alimento chega ao estômago do pet, resultando em sensação de náusea, refluxo e vômito.

2.     Coceira na pele

A coceira e irritação na pele muitas vezes pode ser confundida com a presença de pulgas. Porém, também é preciso considerar a reação adversa a algum alimento, já que esse é considerado o sintoma principal.

Além do cachorro com coceira intensa, feridas e caroços avermelhados na pele podem se manifestar. Bem como, ainda há o risco de a dermatite ainda atingir as orelhas, causando a otite por alergia alimentar.

3.     Perda de peso

A sensação de mal-estar provocada pela ingestão de um alimento que não é compatível com o organismo do cão pode fazer com que ele deixe de comer e beber água, levando à perda de peso e desidratação. Isso também acontece no caso de coceira intensa, o que faz com que o animal interrompa a alimentação devido ao incômodo constante.

4.     Desconforto

No caso da alergia alimentar, o sintoma de dor e desconforto abdominal aparece logo após a ingestão do alimento, mesmo que em pouca quantidade. Se o problema aparecer depois de cerca de meia hora, o mais provável é que se trate de intolerância alimentar.

A intolerância ocorre quando o organismo não e capaz de digerir totalmente determinado ingrediente presente na ração ou outro alimento. Por isso, o sintoma só aparece durante o processo de digestão.

5.     Dificuldades de respiração

Uma das reações mais graves da alergia alimentar em cães é a obstrução das vias aéreas, dificultando a passagem do ar. Essa dificuldade para respirar pode colocar a vida do pet em risco, sendo muito importe estar especialmente atento se o pet apresenta esse sintoma de respiração difícil ou ruidosa.

6.     Diarreia

Menos recorrente que os sintomas anteriores, a diarreia causada por alergia muitas vezes é confundida com intolerância alimentar. No caso de problemas gastrointestinais, as fezes tornam-se mais moles o animal pode defecar com maior frequência.

Para o diagnóstico de alergia alimentar em cães, o veterinário pode indicar uma dieta de eliminação, onde componentes são excluídos até identificar o componente prejudicial, ou então, por meio de teste de hipersensibilidade da pele. Já o tratamento geralmente consiste na exclusão do alimento que provoca reação adversa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? O seu bichinho de estimação tem alergia a algum alimento ou já precisou trocar de ração por causa desse problema? Conta pra gente!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil