5 truques para adestrar gatos que você não pode perder

4 minutos para ler

Muitas pessoas acham que adestrar gatos é uma tarefa impossível. Mas isso é um erro, sabia? Os felinos também podem encantar tutores e visitas com diversas artimanhas.

Além disso, isso ainda ajuda a distrair o gato, que muitas vezes está deprimido ou estressado por estar com excesso de energia acumulada. Essa é uma ótima oportunidade para brincar com seu amiguinho e ter um dia mais tranquilo e feliz com ele.

Confira a seguir 5 truques que você pode usar para adestrar gatos agora mesmo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

1. Pegar o brinquedo

Esse é um truque clássico que, normalmente, é muito alinhado a cachorros, mas gatos também podem aprender a pegar um brinquedo. Esse é um grande desafio, pois o que faz um gato ficar interessado em um brinquedo é diferente do que faz um cachorro.

O brinquedo precisa ser um estímulo, um desafio. Por exemplo, ele precisa se movimentar ou oferecer alguma coisa que ele goste (como liberar um petisco).

Se ainda assim ele não se interessar, estimule comportamentos de tocaia. Por exemplo, coloque caixas para que ele possa se esconder antes de pegar o brinquedo.

2. Deitar

Para isso, pode ser interessante ter um petisco e um clicker. Em uma mão, segure o petisco e faça o gato sentar com a atenção no petisco.

Aos poucos, vá abaixando a mão em frente ao rosto do gato, até que ele deite e ofereça o petisco, além de fazer um clique com o aparelho. Repita esse treino com o tempo e acrescente o comando “deita” ao final.

3. Fazer high-five

Você já deve ter visto memes de gatos que fazem o famoso high-five (colocar a patinha na mão do dono, como se estivesse cumprimentando ele), e saiba que isso pode ser ensinado, ok?

Para isso, pegue um petisco e levante-o acima da cabeça do seu gatinho. Espere que ele levante a pata para tentar pegá-lo. Nesse momento, estenda a mão em direção a pata do gato e use o comando verbal “dá a patinha”. Logo em seguida, ofereça o petisco.

4. Girar ao redor de si

Um truque clássico é ensinar o animal a dar a volta em torno de si. Para isso, tenha, mais uma vez, um clicker e um petisco, um em cada mão

Faça com que seu gato deite (ter ensinado ele a deitar pode ser um bom começo). Passe a mão com o petisco por cima das costas do gato, de um lado a outro da lateral. Ele provavelmente vai seguir a mão do petisco, fazendo com que ele gire de um lado para o outro. Ao final, dê o petisco e clique.

Com o tempo, treine-o em conjunto com um comando de voz — por exemplo, a palavra ‘vira’.

5. Sentar

Outro truque para adestrar gatos é ensiná-los a sentar. Para isso, você pode ter um clicker em uma mão e uma recompensa em outra.

Eleve a mão com o petisco acima da cabeça do gato e provavelmente ele vai se inclinar para trás e sentar para acompanhar o petisco. Clique com o dispositivo e dê o petisco. Continue repetindo ao longo dos treinos.

Com o tempo, passe a associar esse movimento de levantar a mão do petisco acima da cabeça com comando verbal (por exemplo, a palavra “sentar”).

Ok, mas como fazer com que esses truques para adestrar gatos tenham maior sucesso e você consiga disciplinar seu amiguinho para isso? Algumas dicas vão ajudá-lo nisso. São elas:

  • divida o treino em etapas — isso será importante, pois o seu gato precisa de tempo para assimilar cada uma das etapas do treino;
  • mantenha uma rotina de treinos — gatos são muito ligados a rotina, então sempre tenha um horário específico para isso e faça todos os dias;
  • para os treinos, sempre escolha um petisco que seu gato goste e o ofereça se ele fizer o esperado;
  • analise a linguagem corporal dos gatos para saber se ele está suscetível ao treino.

Conhecer detalhes como esse e, por exemplo, quando dar banho em gatos, pode ajudar a trazer uma experiência ainda mais incrível junto ao seu amigo.

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil