Banho em gato: Os gatos costumam usar a própria língua para manter a higienização. Porém, quem tem um bichano em casa precisa saber como e quando dar banho em gato para garantir a saúde e bem-estar do animal. O ideal é que os banhos sejam dados a cada cerca de 5 a 6 meses. Também são indicados quando o gato está com a pelagem suja ou em caso de problemas de pele.
Neste post, entenda como deve ser o procedimento correto para garantir um banho tranquilo e eficaz. Boa leitura!
Escolha uma bacia grande
Usar uma bacia grande é fundamental para tornar o manuseio mais fácil durante o banho em gato. Evite acrescentar muita água, pois isso pode deixar o gato assustado. Antes de dar início, coloque o bichano na bacia e deixe que ele se acostume com o ambiente. Isso vai ajudar ele se sentir mais tranquilo e confiante.
Utilize água morna
Os gatos não são animais adeptos à água fria. Por esse motivo, o ideal é sempre dar banhos mornos no seu pet. A dica é evitar choque térmicos, dando preferência aos banhos em dias mais quentes e no período da manhã. Além disso, vale ressaltar que a água muito fria pode até mesmo fazer com que o gato fique mais propenso a doenças. Já a água muito quente pode resultar em problemas de pele no animal.
Escove os pelos antes
Apesar de os gatos terem o hábito de usar a língua para banhar-se, não conseguem remover toda a pelagem morta sobre a pele. Além disso, eles acabam ingerindo muito pelo, o que pode causar a formação de bolas de pelo. Por esse motivo, a escovação é fundamental para a manutenção da saúde do pet.
Os pelos soltos devem ser removidos antes do banho, pois isso vai melhorar a eficácia do shampoo no momento da sua aplicação. Outro benefício da escovação é que ela garante uma pelagem mais bonita e com aspecto mais saudável.
Passe shampoo especial
A pele do gato é muito sensível e, por isso, o shampoo deve ser específico para ele. O ideal é que ele seja especial para o tipo de pelagem do pet, especialmente no caso de problemas de pele. Evite usar produtos destinados a cães, humanos ou com cheiro, já que eles podem causar irritações na pele e olfato.
Aplique o shampoo em todo o corpo molhado do bichano, exceto na cabeça. Em seguida, esfregue com cuidado, prestando atenção para não fazer nós na pelagem nesse momento.
Seque com a toalha
Para finalizar, seque o pet usando uma toalha macia. É importante secá-lo bem para evitar a proliferação de fungos, especialmente nas patinhas. Evite o uso de secador, pois os gatos costumam se assustar com o barulho. Caso ele já seja acostumado, use-o em temperatura baixa.
Agora você já sabe quando dar banho em gato e quais os cuidados necessários para que tudo corra bem. Para finalizar, é bom destacar que é preciso atenção para evitar cair água ou shampoo nos olhos, nariz e, principalmente, nos ouvidos do pet, o que pode resultar no surgimento de otite.
O que você achou do nosso conteúdo banho em gato?
Às vezes é difícil dar banho em alguns felinos por serem bravos.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.