8 animais de hábitos noturnos e suas características

7 minutos para ler

Os animais de hábitos noturnos chamam atenção e despertam curiosidade de muitas pessoas. Afinal, por que eles têm maior atividade durante a noite e precisam descansar durante o dia? O que leva a isso? O que eles fazem nesse momento?

Se você é uma dessas pessoas que gostariam de saber mais sobre esse tema e conhecer mais animais que começam suas atividades só quando o sol se põe, continue lendo e descubra mais detalhes sobre eles!

8 animais com hábitos noturnos

Veja a seguir mais detalhes e curiosidades sobre 8 animais que são mais ativos a noite. Alguns você já deve saber, mas outros podem te surpreender!

1. Hamster

O hamster é um roedor muito popular, inclusive, como animal de estimação. Se você já teve um, deve ter percebido que o momento no qual ele mais se exercita na gaiola é a noite. Ele é um dos exemplos mais conhecidos de animal brasileiro com hábitos noturnos!

Esses roedores passam o dia dormindo e só começam a se movimentar mais no fim de tarde e a noite, com o ápice mais próximo da madrugada. Por isso, são animais que desenvolveram uma excelente visão noturna e olfato apurado.

Outra característica muito conhecida deles é, justamente, por serem mais ativos nesse horário: a capacidade de armazenar comida nas bochechas para comer depois. Na natureza, isso ajuda para que ele possa encontrar mais alimentos para levar até sua toca.

2. Morcego

O morcego é um símbolo de hábitos noturnos, além de ser o único mamífero que pode voar. Ele é mais ativo nesse horário pelo fato de que seus predadores são animais diurnos.

Além disso, ele consegue encontrar alimentos com maior facilidade nesse horário, sem precisar disputar com outros animais, tanto frutas (e ajudar na polinização) ou pequenos insetos.

Porém, a visão noturna deles não é tão boa assim (mas não são cegos!). Por isso, ao longo da sua evolução, ele desenvolveu a capacidade de ecolocalização para se orientar no escuro, funcionando como uma espécie de radar sonoro. Durante o dia, ele fica pendurado de cabeça para baixo em cavernas ou árvores.

3. Coruja

A coruja também é outro animal icônico de vida noturna, conhecida por ter uma excelente visão e audição. Ela é predadora de animais de hábitos noturnos, como roedores e outros pequenos animais, que também rodam mais após o sol se por.

Para facilitar na hora de encontrar as presas no escuro, ela passou a desenvolver olhos grandes e fixos ao longo da sua evolução. Com isso, sua cabeça consegue girar até 270 graus para observar o ambiente! 

Outra característica evolutiva importante é que as penas dela se desenvolveram para conseguir fazer voos mais silenciosos. Assim, ela consegue surpreender suas presas e elas não conseguem se defender.

4. Tatu

Muitas pessoas não sabem, mas o tatu é um mamífero de hábitos noturnos. Ele passa o dia escondido em sua toca, debaixo da terra, saindo a noite para cavar o solo com suas unhas afiadas para procurar seu alimento.

Ele aproveita que, nesse período, suas presas (insetos e pequenos animais) estão escondidos. Assim, consegue comê-los sem maior resistência. Também, fica mais fácil comer raízes nesse horário, sem precisar disputar espaço com outros animais.

5. Lóris

Os lóris são primatas de olhos gigantes e com um visual “mascarado”, que os tornam fofinhos. Mas, não se engane! Eles são os únicos primatas venenosos do mundo e estão mais presentes na Ásia.

Eles possuem toxinas nas salivas e em glândulas na parte de dentro das patas, conseguindo matar suas presas assim. Assim, utilizam esse veneno para caçar insetos e pequenos animais em galhos de árvores.

Seus característicos olhos grandes são, na verdade, uma adaptação da evolução para que ele conseguisse enxergar bem durante a noite.

6. Vaga-lume

O vaga-lume é um famoso inseto de hábito noturno, conhecido pela sua capacidade de produzir luz a partir do fenômeno da bioluminescência. O que poucas pessoas sabem é que essa habilidade foi uma adaptação evolutiva, justamente, da sua vida noturna.

A luz ajuda a atrair parceiros para reprodução e para se comunicar com seus pares, além de afastar predadores durante a noite. Eles aparecem mais em noites quentes e úmidas. Se você já viu um conjunto deles voando nesse horário, presenciou um lindo espetáculo natural!

7. Sapo

Os sapos são anfíbios que preferem a noite tanto para buscar alimentos quanto para fugir do calor excessivo, que não faz bem a eles. Eles se alimentam de insetos e pequenos invertebrados, capturados com a sua língua.

Se você ouviu o coaxar desses animais a noite, saiba que eles, provavelmente, estavam chamando parceiros para reprodução. Isso também acontece no cair da noite.

8. Gato

Quem já foi acordado várias vezes de madrugada com os miados, sabe que os gatos são animais de hábitos crepusculares, ou seja, são mais ativos ao amanhecer e anoitecer.

Por isso, eles adoram brincar de caçar nesse horário! Essa é uma lembrança dos seus ancestrais, que eram caçadores noturnos.

Além disso, boa parte das presas dos pequenos felinos na natureza (como pequenos insetos e roedores) também são animais de vida noturna. É por isso que eles desenvolveram pupilas com alta sensibilidade à luz, permitindo que eles enxerguem muito bem no escuro.

Também são ágeis e silenciosos, uma habilidade fundamental para a caça. É essa característica que faz com que eles durmam muito: entre 12 a 16 horas por dia!

Por que há animais com hábitos noturnos e diurnos

Geralmente essa diferença entre animais com hábitos noturnos e diurnos acontece por fatores evolutivos. Algumas espécies, ao longo da história, desenvolveram habilidades que funcionam melhor no período noturno, enquanto outros precisam se proteger nesse período.

Entre os motivos que podem levar a uma espécie a ser mais noturna, estão:

  • evitar predadores que são ativos no período diurno;
  • encontrar mais facilmente as presas que estão vulneráveis, dormindo nesse horário;
  • reduz a exposição a calor, facilitando a sobrevivência.

Curiosidades sobre animais de hábitos noturnos

Esse é um tema que desperta muita curiosidade, não é mesmo? Afinal, apesar de termos listado 8 animais noturnos, ainda há muitas espécies com essa característica, além de informações muito interessantes sobre esse tema.

Separamos algumas a seguir!

  • algumas cobras são noturnas porque elas têm dificuldades com altas temperaturas. É o caso da jararaca, por exemplo;
  • há espécies de felinos selvagens que são ativos tanto de dia quanto de noite, dependendo da disponibilidade de presas na sua região. É o caso do leopardo;
  • as raposas vermelhas também são animais de fortes hábitos noturnos e nas regiões em que elas são mais presentes, muitas vezes invadem casas buscando comida. Isso acontece em diversos países da Europa, por exemplo;
  • o gambá é um animal muito conhecido pelos seus hábitos noturnos e, também, gosta de fingir de morto para escapar de predadores. Eles também são aliados para proteger os seres humanos de cobras, escorpiões e carrapatos!

Os animais de hábitos noturnos são fascinantes! É interessante ver como eles se adaptaram ao longo do tempo para poderem ser mais ativos nesse horário e conseguirem se proteger dos seus predadores. Esperamos que tenha gostado dessas curiosidades!

Quer saber mais detalhes do mundo animal? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil