O seu gato está miando muito à noite e você não sabe mais o que fazer? Sabemos como os miados noturnos podem ser incômodos para os tutores, especialmente quando o problema é crônico e parece sem solução.
Afinal, por que alguns gatos miam muito durante à noite? E o que os tutores podem fazer para resolver o problema? Será que o miado pode ser sinal de que algo está errado? Neste artigo, respondemos as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
Por que alguns gatos miam à noite?
Não existe apenas uma razão para que isso aconteça. Ou seja, há uma série de fatores que podem estar relacionados aos miados noturnos e elas variam significativamente. Por essa razão, os tutores precisam estar atentos ao comportamento dos gatos.
A seguir, listamos os principais motivos pelos quais os felinos miam no período noturno. Confira!
Tédio
A primeira causa — e uma das mais comuns — é o tédio. Gatos que não recebem os estímulos adequados e passam muito tempo inativos podem ficar entediados. Com isso, eles ficam com muita energia “acumulada” o que faz com que estejam mais agitados no período noturno.
Para resolver o problema do tédio o tutor precisa criar um ambiente adequado para o animal, criando condições para que ele brinque ao longo do dia e descanse à noite. Dedicar de 30 a 60 minutos para fazer alguma atividade de interação com o seu gatinho pode fazer toda a diferença.
Acasalamento
Gatos que não são castrados podem ter episódios de agitação noturna e isso acontece porque o seu instinto os chama para o acasalamento.
Se o seu gato tem contato com outros gatos que também não são castrados, o problema pode ser tornar ainda maior, já que o período noturno é mais comum ao acasalamento e os gatos costumam brigar entre si para ficar com a fêmea.
Fome
Como está a rotina de alimentação do seu pet? É bastante comum que os gatos acordem os seus tutores para pedir comida, especialmente se eles não têm uma rotina de alimentação definida.
Caso o tutor crie o hábito de levantar à noite para alimentar o gato, ele vai se acostumar com essa prática e vai “chamar” o tutor até que ele levante para servir o alimento. Para evitar esse problema é interessante brincar com o animal e alimentá-lo pouco antes de você ir deitar.
Envelhecimento ou doença
Por fim, o envelhecimento ou o surgimento de doenças estão associados a mudanças de comportamento dos gatos. Desta forma, se o seu bichano vive em um ambiente adequado, recebe os estímulos necessários e é castrado, mas tem tido episódios de miados noturnos, pode ser sinal de que algo está errado.
Neste caso, é recomendado que você busque o auxílio de um profissional de veterinária. Ele poderá avaliar a saúde do gatinho, realizar exames e identificar a existência de problemas que possam estar trazendo dor ou desconforto.
Como resolver o problema do miado noturno?
Para resolver o problema do miado noturno, primeiro você precisa identificar a sua causa. Quando o problema é de origem comportamental, basta mudar a rotina para que ele seja solucionado.
Por outro lado, se o problema tiver origem física, é recomendado realizar uma consulta veterinária para avaliação, diagnóstico e indicação do tratamento mais adequado.
Você quer ajudar outras pessoas que também estão em casa com o gato miando muito à noite? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que elas entendam mais sobre as causas do problema!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.