Cachorro com alergia a produto de limpeza: quais cuidados tomar?

4 minutos para ler

Seu melhor amigo está se lambendo e coçando muito? Uma das causas pode ser alergia a produto de limpeza. E isso é relativamente comum, sabia? Alguns produtos químicos que fazem parte da composição dos itens pode provocar abrasões na pele do animal e causar reações alérgicas.

Por isso, se ele está tendo esse comportamento, ou está perdendo pelos, é o momento de investigar isso. E se você for conversar com seu veterinário de segurança e ele comprovar isso, é importante saber como contornar a questão e proteger a saúde do seu amigo.

Veja a seguir as principais medidas que você pode adotar na hora da faxina e que ajudarão seu pet a ficar mais seguro. Saiba mais a seguir!

Adote uma rotina de limpeza

Estabelecer uma rotina de limpeza poderá ser um primeiro ponto para ajudar a evitar o contato do seu pet com produtos químicos que podem afetar a saúde dele. Quer ver um exemplo?

A água sanitária é um item muito comum de limpeza, principalmente para os banheiros. Contudo, é uma substância com alto potencial tóxico. Se você começar a sua faxina limpando esse espaço e deixando a porta fechada (com as janelas abertas para ventilação), seu pet poderá ficar protegido e, ao final da faxina, o cômodo estará liberado para uso.

Tenha atenção na hora de escolher os produtos

Você olha os rótulos dos produtos para evitar alergia no seu cachorro por produtos de limpeza? Se ainda não, é uma bora hora de começar. Muitos produtos são feitos, justamente, para serem amigáveis aos pets, com componentes hipoalergênicos. Observe se há essa informação no rótulo e dê preferência para eles.

Além disso, outros produtos também são tranquilos e não afetam a saúde do seu pet. São eles:

  • sabão neutro;
  • álcool;
  • vinagre;
  • detergente.

Além disso, você encontra produtos em lojas pet que ajudam a reduzir aquele cheiro característico dos animais que são feitos para proteger a saúde deles e deixa sua casa perfumada. Fique atento a isso.

Armazene os itens em locais de difícil acesso para os cachorros

Um erro comum é que os animais tenham a chance de ter acesso direto aos produtos. Isso pode causar riscos, até mesmo, de morte para eles. Isso porque, no melhor dos casos, o produto, ao cair em contato com a pele, pela concentração, pode causar grandes danos e, até mesmo, queimaduras químicas.

Em casos mais graves, seu animal pode achar que trata-se de água e vá ingerir o produto. Com isso, mesmo que o produto não cause alergia, ele pode ser tóxico para ingestão e levar seu animal, até mesmo, ao óbito. Ao notar essa questão, leve-o imediatamente ao hospital veterinário para resolver a questão.

Deixe o pet isolado na hora da faxina

Para não correr riscos que o seu pet possa ser afetado por alergias aos produtos (principalmente se ele realmente for muito sensível e tiver dificuldades até mesmo com itens de limpeza hipoalergênicos), pode ser mais interessante isolá-lo na hora da faxina.

Por exemplo, para quem mora em apartamento, que tal aproveitar o momento para que uma das pessoas leve seu pet para passear enquanto os demais fazem a faxina? Se não for possível, deixe-o em um cômodo enquanto limpa o restante do local e depois inverta. Assim, ele não terá contato com os produtos.

Um cachorro com alergia a produtos de limpeza pode, ao longo do tempo, ter problemas sérios de saúde. Mudanças simples na rotina, como isolar o pet na hora da faxina ou trocar os produtos pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do seu melhor amigo e solucionar a questão.

Seu cachorro pode estar com alergia a produtos de limpeza, ter problemas com alergia alimentar, ter questões com pulgas, entre diversas outras possibilidades quando está se coçando muito. Por isso, uma boa alternativa sempre é buscar o diagnóstico preciso com seu vet de confiança!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e leve aos seus outros amigos petfriends!
Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil