Entenda como o cachorro faz bem para a saúde!

4 minutos para ler

A chegada de um cachorro pode ser uma mudança de vida e fazer uma transformação positiva linda para todos que tem contato com ele. E não é só pela festinha animadora que eles fazem quando seus donos chegam em casa não, viu? A saúde mental e, também, física, tem muitos ganhos com a chegada do novo melhor amigo de quatro patas.

Para você ter dimensão do quanto isso pode revolucionar sua vida, separamos os principais benefícios que os cachorros podem trazer a todos que tenham contato com ele. Vem com a gente e saiba mais!

Contribui para apoio emocional

Os cachorros podem ser considerados animais de apoio emocional e fazer companhia para pessoas em viagens no dia a dia. Eles são capazes de proporcionar maior segurança a pessoas que tenham condições de saúde mental que precisem de uma companhia e presença para se sentirem melhor.

Por exemplo, para pessoas que tenham ansiedade social e dificuldades em estar na presença de outras pessoas, os cachorros proporcionam maior segurança e encorajamento para enfrentar esse desafio.

Ajuda a praticar atividades físicas

Os cachorros precisam caminhar diariamente, pois têm necessidade de gastar energia, mesmo que por alguns minutos. Com isso, os donos também são incentivados a saírem do sedentarismo e andar com eles.

Isso ajuda para as pessoas a fazerem uma caminhada leve de maneira rotineira. Afinal, ao compartilhar esse momento tão importante na sua relação com o melhor amigo, você consegue bater, inclusive, as médias indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 300 minutos de atividades por semana.

E isso tudo compartilhando momentos importantes com seu melhor amigo, que se sentirá mais amado ao passar esse tempo com o tutor. Criar lindas memórias nessas oportunidades, é uma ótima forrma de dizer “eu te amo” ao seu pet.

Auxilia na diminuição da ansiedade, da depressão e do estresse

Pesquisa da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, aponta que a companhia de animais, como cachorros, ajuda a diminuir as crises de ansiedade e risco de desenvolver depressão, contribuindo para o tratamento das pessoas que tenham esses quadros de forma crônica. Assim como, também, auxilia no combate ao estresse.

A pesquisa monitorou os níveis de ocitocina (hormônio ligado às relações de amor e carinho), cortisol (substância que aumenta o estresse e a ansiedade) e alfa-amilase (enzima liberada quando há um alto nível de estresse). O acompanhamento dessas substâncias na saliva foi realizado antes e após contatos de 10 minutos diários, ao longo de um, três, seis, nove e doze meses.

Os resultados apontaram que todos os participantes tiveram uma melhora significativa em seu bem-estar e os biomarcadores mostraram melhoras significativas, com aumento da ocitocina e redução do cortisol.

Contribui para reduzir a sensação de solidão

Muitas vezes, as pessoas podem se encontrar em situações que aumentam a sensação de solidão. É o caso, por exemplo, de idosos — que não estão tão mais ativos no dia a dia e, portanto, têm menos contato interpessoal.

Também há os casos de pessoas que se mudaram para regiões aonde não têm muitos contatos (por exemplo, mudou a trabalho). Há ainda os casos de quem fica muito em casa por condições de saúde, entre outras situações.

Ter um cachorro faz muito bem para saúde. Além disso, pode tornar o seu dia mais leve e divertido! Todos esses benefícios podem mudar consideravelmente o seu bem-estar e gerar memórias inesquecíveis!

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil