BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E EXERCÍCIO FÍSICO PARA PETS

Fernando Beraldi/ fevereiro 1, 2021/ Alimentação/ 0 Comentários

Atualmente a busca por uma vida mais saudável e equilibrada vem sendo um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Podemos observar isso através das mudanças de hábitos, tanto alimentares quanto no estilo de vida, onde alimentos mais saudáveis e exercícios físicos estão ganhando espaço, em meio a rotina corrida que vivemos hoje. Tais
mudanças também podem ser vistas em relação aos pets, onde vemos tutores mais preocupados com a qualidade de vida dos seus cães e gatos.

A escolha do alimento completo e balanceado é o primeiro passo na definição de uma dieta mais adequada ao pet.
Quando pensamos nos pontos mais importantes para a escolha de desse alimento, podemos considerar principalmente sua composição e quantidades de nutrientes. Os cães e os gatos necessitam de mais de 40 nutrientes essenciais que precisam ser ingeridos todos os dias. Por isso, dizemos que a alimentação precisa ser balanceada.

Para que possamos oferecer todos os nutrientes necessários e em quantidades ideais, é importante que o alimento seja composto por ingredientes selecionados, de boa composição nutricional e de qualidade, para que ocorra um alto aproveitamento dos nutrientes que eles contêm.
Os ingredientes considerados mais importantes para eles são os de origem animal, compostos por fontes de proteínas e de gorduras.

Esses ingredientes fornecem nutrientes essenciais, favorecem o sabor e contribuem para uma condição corporal mais adequada. Já as fontes de carboidratos, como as diversas opções de vegetais e frutas, também podem ser adicionadas para complementar os nutrientes e colaborar como fontes de energia. Além disso, também é importante considerar o tipo de conservação do alimento e adição ou não de ingredientes transgênicos, corantes e aromatizantes, bem como o uso de ingredientes funcionais que contribuem para diversas funções do organismo.

Outro ponto importante a ser considerado é que uma dieta balanceada inclui os todos os alimentos que o pet ingere e o correto manejo alimentar, com o controle da quantidade adequada diária com base nas necessidades individuais, levando em conta algumas características do pet como fase de vida (filhote, adulto ou sênior), porte para cães (mini, pequeno, médio, grande ou gigante) e necessidades especiais (light, castrado ou pele sensível).
A quantidade diária recomendada vem escrita no rótulo das embalagens e é importante ser seguida, oferecendo assim, a quantidade certa de alimento, evitando problemas por uma alimentação desbalanceada e consumo excessivo de calorias, que poderia levar à obesidade.

Complementos alimentares como sachês, também podem ser usados com a finalidade de agrado e devem ser considerados na dieta do pet. Além das recomendações disponíveis nas embalagens, atualmente, existem ferramentas de cálculo no site dos alimentos que auxiliam bastante na determinação da quantidade ideal de alimento. Mas na dúvida, o médico-
veterinário de confiança pode auxiliar na recomendação e realizar ajustes na quantidade de alimentos, se necessário, para a manutenção da condição corporal ideal.

Além do acompanhamento da dieta, a prática de exercícios físicos tem-se mostrado benéfica para uma vida mais longa e saudável. Exercícios como caminhadas ao ar livre, em que tutores e pets podem praticar juntos, estão entre as escolhas preferidas. O ritmo e a intensidade dos exercícios a serem praticados devem ser confortáveis tanto para o tutor quanto para o pet. Além disso, cuidados com a temperatura do chão, intensidade do sol e
hidratação, devem ser levados em conta na hora da prática de exercícios físicos.

Guabi Natural é uma linha de alimentos super premium secos e úmidos para cães e gatos, cuidadosamente desenvolvida para garantir uma alimentação variada, trazendo o equilíbrio ideal entre os grupos de ingredientes e nutrientes essenciais.

Toda a linha não contém transgênicos, aromas ou corantes artificiais, além de ser conservada com antioxidantes naturais. Feita com carnes selecionadas como carne de frango, salmão ou cordeiro, que são adicionadas durante o cozimento e trazem os benefícios de fornecer proteína de alta qualidade e deixam os alimentos ainda mais saborosos, além de proporcionar os nutrientes essenciais para uma adequada condição corporal de porte e fase de vida.

Na linha Cereais Integrais, arroz integral, cevada, sorgo e aveia são utilizados como fontes de carboidratos e ricos em nutrientes como as fibras, que associados aos prebióticos Mos e Inulina, colaboram para a saúde intestinal e trânsito intestinal regular. Já na linha Guabi Natural Grain Free, são utilizados como fontes de carboidratos, tubérculo e leguminosa, como a mandioca e a lentilha, sendo assim, mais uma opção de alimentação natural.

Já a linha Guabi Natural Sachês é um alimento complementar natural ideal para ser oferecido como petisco ou agrado. Com baixa caloria e feito com ingredientes naturais, são saborosos e auxiliam também na consumo diário de água. Podem ser oferecidos junto ou separado da linha seca, criando texturas diferentes dependendo da preferência do pet!

No site de Guabi Natural, você encontra uma ferramenta para calcular a quantidade diária correta de alimentos seco e úmido, e assim conseguir balancear a dieta do seu pet.

Basta acessar: guabinatural.com.br/quantidadediaria.

Ainda tem dúvidas com relação à alimentação do seu pet?
Deixe um comentário ou mande uma mensagem para um de nossos atendentes clicando aqui .


Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*