Cachorro lambendo a pata, o que pode ser?

6 minutos para ler

Você já deve ter notado o seu cachorro lambendo a pata ocasionalmente, não é mesmo? Quando ocorre ocasionalmente, isso é bem comum, pois é uma forma de eles higienizarem a região.

Contudo, quando em excesso, pode ser sinal de problemas de saúde do cachorro, sabia disso? Por isso, é importante saber quando ficar atento e identificar quais são as principais causas que podem fazer o seu cachorro lamber demais a pata.

Confira a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas e ajude a proteger o seu melhor amigo.

Por que ficar de olho caso o cachorro fique lambendo a pata?

Por mais que lamber a pata possa ser um comportamento comum, de higienização, muitas vezes esse é um sinal de alerta de que algo não está certo.

Os problemas podem ser simples e fáceis do tutor resolver, sem até mesmo precisar de intervenção do médico veterinário para isso ou, então, pode ser preciso analisar se não há necessidade de fazer um tratamento mais preciso sobre a questão.

Além disso, dependendo da situação, a lambedura pode levar a um maior risco de complicações. Por exemplo, se a ferida ficar aberta, pode acontecer infecções na região.

Afinal, estamos falando da pata, uma região que está muito mais exposta a sujeiras no dia a dia e, com isso, um agente contaminante pode entrar na região e proporcionar problemas para o seu animal. Por isso, é importante ter atenção para essa questão.

Quais as razões para o cachorro lamber a pata?

Há diversas razões para um cachorro lamber a pata, passando por questões mais simples, como apenas higienização a, até mesmo, questões que precisam de maior cuidado e, até mesmo, tratamento de saúde, se for o caso.

Os principais motivos são:

  • machucado: os cães tem por hábito lamberem feridas. Isso acontece porque a saliva deles possui moléculas antibacterianas, o que ajudaria na cicatrização. Então pode ser que ele esteja lambendo devido a uma ferida prévia (por exemplo, se ele se machucou durante o passeio), e lambedura seja uma consequência e não a causa da ferida;
  • presença de pulgas e ácaros: se ele tende a lamber e morder, pode ser um sinal de que ele está tentando tirar o parasita da pele;
  • alta temperatura da calçada durante os passeios: nesse caso, ele lambe pra tentar reduzir a temperatura ou amenizar o desconforto de uma queimadura na região;
  • alergia: pode ser que o seu cachorro esteja passando por alguma região durante os passeios que tenham elementos que causem alergia nele. Por exemplo, se passa por uma grama que possui pólen e ele for alérgico, poderá ter uma reação na região, fazendo com que ele lamba para aliviar o desconforto. Outros elementos, inclusive de casa, podem causar coceiras. Por exemplo, mofos também podem proporcionar desconforto. Então analise, também, como está a sua casa;
  • alergia alimentar: pois é, esse é um ponto que pode exigir mudanças, mas alimentares. Algumas rações e petiscos podem conter elementos alérgenos, que causam coceira na pele. Assim, a lambedura é uma forma de aliviar o desconforto na região;
  • dores: o cão costuma lamber regiões em que sente dor. E isso vale para além de machucados. Se ele está sentindo dor, por exemplo, por uma lesão na pata, ele provavelmente vai lamber a região como uma forma de sinalizar o desconforto;
  • comportamentos ansiosos: um padrão comum de comportamento de um pet com ansiedade é o excesso de lambedura para compensar a sensação;
  • estresse: da mesma forma, a lambedura pode ser compensação por estresse.

O que fazer caso o cachorro fique lambendo a pata?

Como você viu, as causas podem ser diversas para que o cão fique lambendo a pata. Por isso, é importante analisar cada uma delas e testar mudanças uma a uma, para ver qual pode ser a situação.

Por exemplo, teste mudar o horário de passeio para quando há temperaturas mais amenas. Isso pode ser importante se você nota que, por exemplo, a lambedura ocorre, principalmente, na sola das patas. Se as lambidas diminuírem, pode ter sido essa a causa.

Outra tentativa de resolução pode ser mudar o local dos passeios. Se há algum problema que cause alergia na região, essa mudança poderá ser o suficiente para diminuir o problema.

Analise o pelo do seu cachorro para ver se encontra presença de pulgas e carrapatos. Ainda, mantenha a higienização em dia para eliminação dos ácaros. Isso porque como eles não são visíveis, podem ser a causa da lambedura e você não conseguir identificar.

Outra forma importante é identificar o comportamento do animal. Se a causa for por questões emocionais e comportamentais (como ansiedade e estresse), você encontrará outros sinais, como latidos constantes, agitação, comportamentos de destruição, entre outros.

Neste caso, brincar mais com seu animal e outras mudanças comportamentais podem ajudar. Se ainda assim tiver problemas, pode ser importante contar com um comportamentalista animal para ajudar na melhora da qualidade de vida do seu pet.

Fez de tudo e não adiantou?

Caso você comece a perceber que esse comportamento está recorrente e está causando problemas para o pet (por exemplo, se está causando falhas no pelo ou, até mesmo, feridas na pele), a melhor opção é ir ao médico veterinário antes de testar as outras opções.

Isso porque, neste caso, pode ser preciso entrar com tratamentos medicamentosos para recuperar o crescimento dos pelos ou para aliviar os machucados e, assim, proporcionar a recuperação dele. Afinal, feridas abertas podem ser pontos de infecção e podem ter problemas, até mesmo, com a presença de parasitas na região (por exemplo, quando moscas varejeiras depositam ovos na ferida e causam um quadro conhecido como berne).

O cachorro lambendo a pata pode ser um comportamento comum ou, então, exigir atenção do tutor. Por isso, é muito importante que você analise tudo que listamos aqui para identificar a hora de contar com um veterinário para cuidar do quadro.

Ficou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e ajudaremos você!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

2 comentários em “Cachorro lambendo a pata, o que pode ser?

  1. Tenho um sptiz alemão com 6 anos, ele é muito agitado, adora mexer em lixo e comer papel, ele tem a respiração ofegante, fé um eco e deu uma insuficiência cardíaca, mas a minha preocupação é que ele é muito estressado, não para e quer comer tudo que vê pela frente, pq ué poderia ser feito?

    1. Oi,Simone
      Muitas da vezes é preciso uma avaliação de um medido veterinário,mas você poderia oferecer brinquedos/mordedores de nylon,na maioria das vezes tem um resultado maravilhoso,você só precisa se atentar ao tamanho ideal para ele,da uma olhadinha nesse link –> https://www.polipet.com.br/compre-por-pet/cachorro/brinquedos-para-cachorro/mordedores-para-cachorro?pagina=1

      Tomara que eu tenha conseguido te ajudar! Qualquer duvida estamos aqui à disposição. 💚

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil