Além das expressões corporais, quando os tutores estão atentos para mudanças na forma como os cães agem, é possível identificar situações de estresse, ansiedade e, até mesmo, doenças que podem afetar os animais. O latido excessivo é um dos comportamentos que pode sinalizar algum problema grave.
Em alguns casos, pode ser apenas uma questão comportamental sem gravidade e os treinos adequados podem ajudar nisso. Dessa forma, você minimiza desconfortos para os moradores da sua casa e para os vizinhos. Mas como saber quando o excesso de latidos não são normais?
Neste post, explicamos as principais causas desse comportamento, como identificar quando está sendo excessivo e como lidar com esse problema. Boa leitura!
Como saber se os latidos do cachorro estão normais?
Mas afinal, se o latido é a forma de comunicação dos cachorros, como saber se eles estão fazendo algo excessivo ou não? Algumas dicas podem ajudar nisso:
- os vizinhos começam a reclamar do comportamento;
- o cachorro sempre late nas mesmas situações (por exemplo, quando os donos começam a arrumar para sair);
- o latido é insistente e não para, mesmo quando você tenta impor um limite imediato.
É importante ficar atento se o latido excessivo vem acompanhado de mudanças comportamentais (maior agressividade, agitação ou prostração, diminuir ou parar de se alimentar, entre outros), porque pode ser sinal de que o animal esteja com algum tipo de dor.
Quais as causas do latido excessivo?
Você identificou que há um latido excessivo do seu pet? É importante agora saber quais são as principais causas que podem levar a isso. São elas:
- medo;
- ansiedade de separação;
- sensação de solidão;
- sensação de tédio;
- interação com outros cachorros da região.
Como amenizar o latido excessivo?
Como você viu, os cães podem apresentar latidos excessivos por diversos motivos E, muitas vezes, isso pode, inclusive, ser provocado por situações concomitantes, por exemplo, quando o seu cachorro está estressado, se sentindo só e buscando interação com outros cachorros e pessoas na região.
Algumas formas de amenizar o latido excessivo são:
- não grite com o cachorro, ou ele poderá ficar ainda mais assustado;
- imponha limites;
- ofereça um espaço para que o cão possa brincar sozinho quando os donos não puderem dar atenção;
- tenha um ambiente tranquilo para o seu pet;
- faça treinamentos para evitar o estresse e a ansiedade de separação;
- conte com aromaterapia para pet e uso de terapias com florais específicos para latidos excessivos.
Como treinar o cachorro?
Treinar o cachorro é uma forma importante para ajudá-lo a parar de latir excessivamente. Você pode adotar algumas medidas em casa que ajudam nisso. São elas:
- ao impor limite, evite gritar e sempre utilize a mesma técnica. Assim, ele entenderá que é uma bronca;
- não bata no seu cachorro. Se ele late por medo, isso só agravará a situação e violência nunca ajuda a treinar um animal;
- brinque com o seu pet em horários adequados, pois isso pode reduzir o estresse no dia a dia;
- mantenha uma rotina com seu cachorro. A partir disso, é possível treiná-lo a saber o momento em que vai sair e não ficar tão agitado no dia a dia.
Se for preciso, busque ajuda de um profissional de adestramento para ajudar o seu cachorro a não latir de maneira excessiva. Com isso, é possível evitar os incômodos e trazer mais tranquilidade para todos. E, caso suspeite de algo, leve-o ao veterinário para saber se não é o caso de dores ou doenças.
O latido excessivo do cachorro pode ser sinal de algo que mereça atenção ou, ainda, apenas uma questão de treino. Com essas informações esperamos que você fique atento e busque ajuda, caso seja necessário!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.