O acompanhamento com médico veterinário é uma das etapas mais importantes para manter seu melhor amigo saudável. Esse profissional ajuda a identificar doenças, acompanha o quadro de saúde adequadamente, pode indicar tratamentos e ações preventivas e dar dicas para melhorar ainda mais a saúde do seu melhor amigo.
Mas afinal, quando levar seu cachorro ao veterinário? Separamos as principais informações sobre o assunto para você ficar atento e tirar suas dúvidas! Veja a seguir.
Tempo de vida do cachorro
Por mais que hoje tenhamos muito mais possibilidades de oferecer uma melhor qualidade de vida para nossos animais idosos, é sempre importante fazer um acompanhamento mais preciso quando seu cachorro está mais velhinho.
Sempre é recomendado que o seu pet passe por uma consulta anual, independentemente da idade. Mas isso é ainda mais importante quando ele ultrapassa os 7 anos. Filhotes também devem ter um acompanhamento mais próximo, para assegurar um desenvolvimento mais saudável e, também, obter diagnósticos para eventuais problemas congênitos.
Mas qual deve ser a periodicidade em relação ao tempo de vida? Veja a seguir:
- filhotes — mensalmente até os seis meses;
- adultos — uma vez por ano;
- idosos (a partir dos 7 anos) — uma vez a cada seis meses.
Exames
Muitas vezes o seu cachorro pode começar a demonstrar sintomas de algum problema de saúde e, por isso, é importante buscar a investigação adequada para o caso. Dessa forma, o profissional pode pedir os exames complementares para diagnosticar problemas e começar os tratamentos quanto antes.
Vale, também, levar seu cachorro para fazer exames de check-up de rotina. Com isso, você consegue identificar se ele está passando por problemas que podem interferir diretamente em sua saúde, como colesterol alto, problemas no fígado, entre outros pontos que demandam atenção.
Doenças
Algumas doenças que podem demandar que você leve o cachorro ao veterinário são:
- cinomose;
- gastroenterite;
- doença do carrapato (Ehrlichiose);
- raiva canina;
- dermatite canina;
- doença periodontal;
- otite;
- DAPP (Dermatite Alérgica à Picada da Pulga), entre outras.
Quedas e impactos
Outro motivo que, infelizmente, faz com que você precise levar o seu cachorro ao veterinário é se ele apresentar algum tipo de alteração após uma queda ou um impacto.
Exemplo disso, é quando o seu cachorro tenta pular de um lugar mais alto e começa a apresentar algum tipo de alteração para andar, como mancar. Ele também pode sinalizar que está com dor, ficando mais prostrado, deixando de brinca como antes, entre outros pontos que podem indicar algum sofrimento.
Isso porque, principalmente para raças pequenas, as quedas, mesmo que não sejam de grandes alturas, podem gerar luxações e fraturas. Por isso, toda atenção para esse momento é importante, pois quanto antes o tratamento for feito, mais rapidamente a recuperação acontece.
Nos casos de trauma, como em atropelamentos, você deve levar seu cachorro o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Mesmo que aparentemente esteja tudo bem, pode ser que tenha tido algum trauma interno, que demande mais atenção. Por isso, nesses casos, é melhor sempre tirar a dúvida.
Enfim, identificar quando levar o cachorro ao veterinário é importante para garantir diagnósticos precoces e cuidados importantes com seu animal. Com isso, você consegue trazer todo o conforto e qualidade de vida que seu melhor amigo merece! E para isso, é muito importante conhecer um bom Hospital Veterinário, como o da Polipet, que conta com bons profissionais para fazer o acompanhamento em todas as situações trazidas aqui, inclusive nos casos de emergência.
Portanto, venha conhecer o Hospital Veterinário da Polipet! Temos o melhor corpo clínico para cuidar de todos os casos do seu amigo de quatro patas! Entre em nosso site e saiba mais sobre a nossa estrutura!
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.