Como cuidar de uma tartaruga doméstica? Veja aqui!

4 minutos para ler

Quando falamos em pets, muitas pessoas pensam logo em cachorros e gatos. Afinal, eles são os mais tradicionais que são criados no Brasil. Mas já pensou em ter uma tartaruga doméstica?

A tartaruga é um animal interessante, tranquilo e fofo, perfeito para tutores de todas as idades, podendo ser cuidado, até mesmo, por crianças (com supervisão dos adultos, claro).

Mas afinal, como cuidar de tartaruga doméstica? Separamos a seguir os principais pontos de atenção para ajudá-lo neste momento!

Como fazer um habitat para a tartaruga?

A tartaruga doméstica, para ter um maior conforto, precisa estar em um ambiente semelhante ao que ela encontra na natureza. E, por isso, você deve recriar esse habitat no espaço em que ela ficará, seja ele um aquário ou tanque.

É bom dedicar um bom espaço, pois elas tendem a crescer bastante. Ele deve ser composto de 2/3 do local destinados para que ela possa nadar e 1/3 de parte terrestre, para que ela possa andar. Lembre-se de deixar o espaço aquecido com luz ultravioleta.

Esse espaço deve ser higienizado periodicamente, para evitar que a sujeira leve a problemas de saúde para ela. Limpe as fezes, faça a limpeza e a troca da água e retire restos de comida. Esses são pontos fundamentais sobre como cuidar de tartaruga.

O quanto a tartaruga precisa de água?

Se a sua tartaruga não for uma espécie de região seca, ela precisará de água para sobreviver e poder nadar. A parte de água precisa ter, aproximadamente, 40L de líquido para cada 2,5cm de tamanho da sua tartaruga. E essa quantidade precisa corresponder a, aproximadamente, 2/3 do viveiro.

É importante manter a troca de água para que o espaço fique adequado. O ideal é fazer a substituição de 25% da água a cada 7 dias. Não é indicado fazer a troca toda de uma vez, pois a água possui boas bactérias que serão importantes para o desenvolvimento do seu pet.

Qual a alimentação que a tartaruga doméstica deve ter?

As tartarugas domésticas podem se alimentar com rações específicas, mas muitos tutores querem dar uma alimentação natural. Nesse caso, vale sempre a pena conversar com um médico veterinário especializado em animais exóticos, pois cada espécie de tartaruga terá recomendações diferentes para cada fase da vida.

Contudo, alguns dos alimentos mais comuns naturais oferecidos para elas são:

  • minhocas;
  • crustáceos;
  • folhas verdes;
  • algas;
  • frutas.

Qual a importância do acompanhamento com o médico veterinário para cuidar da tartaruga doméstica?

O médico veterinário especializado em animais exóticos (que cuida, também, de peixes, coelhos, entre outros) saberá identificar a espécie da tartaruga doméstica e analisar quais são as suas demandas nutricionais, informar o tamanho médio que ela pode chegar e verificar eventuais sintomas de problemas de saúde e saber como tratá-los.

Além disso, ele poderá indicar os tipos de lâmpadas indicadas para o viveiro, temperaturas ideais para cada espécie e indicar as dietas adequadas, bem como quais são os sinais de problemas de saúde que devem ser observados.

Criar tartarugas domésticas pode ser uma ótima oportunidade de ter contato com animais exóticos. Sendo consideradas tranquilas e de fácil acompanhamento, também são animais bem queridos e engraçados.

E é importante ter todos os acessórios e itens para criar seu pet da melhor forma possível. Encontre os produtos perfeitos para sua tartaruga doméstica em nosso site!

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

6 comentários em “Como cuidar de uma tartaruga doméstica? Veja aqui!

  1. Boa noite, quais são os cuidados que eu devo ter com a minha tartaruga?
    Eles preferem ficar em lugares iluminados ou escuros? Quais tipos de folhas ou frutas que devo alimenta lá? Qual o tipo de espaço certo para o bom bem estar da tartaruga?

    1. Olá,Rafael
      Para ter uma resposta ainda melhor recomendamos leva-la ao medico veterinário,pois existem diferentes espécies de tartaruga.Mas a seguir algumas respostas para ajudar nas suas duvidas:
      Iluminação : as tartarugas precisam de uma combinação de áreas iluminadas e áreas sombreadas em seu ambiente para garantir que possam regular sua temperatura corporal adequadamente,a casos que necessitam de lampadas especificas.
      Tipos de folhas e frutas : Folhas verdes escuras podem ser Alface romana,acelga, couve, espinafre, rúcula e folhas de mostarda são boas opções. Evite dar alface iceberg, pois tem pouco valor nutricional.Frutas podem ser Maçãs, bananas, morangos, melancia, peras e manga são frutas que você pode oferecer ocasionalmente como petiscos. No entanto, as frutas devem ser oferecidas com moderação devido ao alto teor de açúcar.
      Agora o tipo de espaço é melhor antes saber a especie da sua tartaruga.

      Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚

  2. Minha filha ganhou uma tartaruga , é MT filhote eles costumam dormir muito? Pode dar banho? Como saber que ele está se alimentando corretamente?

    1. Olá Tássia, tudo bem?
      Vejamos, a princípio, você precisa levá-la a um médico veterinário especialista em animais exóticos para verificar a questão da alimentação, bem como, do banho, já que cada espécie tem uma recomendação e necessidade. Entretanto, a alimentação normalmente se baseia em frutas, folhas verdes e legumes. 💚🐢

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil