Como cuidar de tulipas corretamente? Veja o passo a passo

4 minutos para ler

Você sabe como cuidar de tulipas? Essa é uma espécie que chama muita atenção de pessoas que gostam de opções mais exóticas e que mantém sua casa linda. De origem asiática, as tulipas passaram a se destacar na Holanda, ganhando até mesmo um festival próprio no período da sua florada no país.

É uma das primeiras flores a nascer na primavera e pode deixar seu lar mais colorido, sendo uma boa indicação para ambientes fechados. Porém, elas exigem cuidados diferenciados, principalmente porque não são tão compatíveis com o clima e o solo brasileiro.

No entanto, com os cuidados certos, é possível deixá-las mais bonitas por um maior tempo. Confira a seguir algumas dicas que ajudarão nisso!

Tenha cuidado com a iluminação

Um dos primeiros pontos a saber para cuidar de tulipas é que elas não são plantas tropicais e, por isso, são mais sensíveis à exposição ao sol em excesso. Contudo, como toda flor, elas precisam receber os raios solares de alguma forma.

A melhor maneira de desenvolvê-las é à meia-sombra. Você pode, por exemplo, deixar a planta em um local (próximo a uma janela) em que bata apenas o sol da manhã (até umas 10h) ou do final da tarde (a partir das 16h).

Se não for possível, deixe a tulipa em um ambiente com luz indireta. Assim, ela não fica exposta ao excesso de sol e dura mais tempo.

Escolha um vaso adequado

Um erro comum que pode atrapalhar o crescimento das suas tulipas é não escolher um vaso adequado para elas. Por exemplo, opções de plástico retêm água, o que não é favorável. Nesse caso, opções de terracota ou cerâmica são mais indicadas. Além disso, devem ter furos para drenagem da água.

O tamanho também faz toda a diferença nesse momento. O ideal são modelos que tenham, no mínimo, 20 cm de diâmetro e profundidade entre 15 cm e 40 cm.

Evite regar em excesso

As tulipas também são sensíveis ao excesso de água. Nesse caso, o ideal é sempre deixar o solo umedecido, mas não muito molhado. Mas como identificar o melhor momento para a rega?

O famoso “teste do dedo” pode ser um aliado aqui. Coloque o dedo no solo e puxe. Se ele sair sujo, é sinal de que há uma umidade que é a indicada para a tulipa. Regue apenas quando ele sair limpo, pois é sinal de que a terra está seca.

Caso não tenha tempo para o teste, o melhor são regas espaçadas: uma vez na semana em climas mais amenos e duas vezes na semana em dias mais quentes. Uma forma de evitar regar em excesso é utilizar um borrifador.

Fertilize periodicamente

A fertilização ajuda a deixar sua tulipa ainda mais bonita e com um bom crescimento ao longo do ano para sua florada. O momento ideal para isso é:

  • começo do outono;
  • começo da primavera.

Entenda o que fazer quando as flores morrem

Além desses cuidados, também é importante saber o que fazer quando as flores morrem. Isso ajuda a manter sua planta bonita e resistente para a próxima florada.

Para isso, desenterre o bumbo — uma estrutura parecida com uma cebola, que fica embaixo da terra. Lave, deixe-o secar e embrulhe-o em papel. Pode colocá-lo na geladeira ou guardá-lo em uma gaveta. Quando chegar o próximo inverno, faça o replantio, e a tulipa florescerá na próxima primavera!

Saber como cuidar da tulipa ajuda a deixá-la mais bonita e a proporcionar uma florada mais interessante. E atenção: ela é uma flor tóxica para gatos, então não a deixe ao acesso do seu bichinho, ok?

Neste artigo, você viu como cuidar de tulipas! Tem alguma dúvida ou mais alguma dica para indicar? Compartilhe nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil