Em busca de decorar ambientes, muitas pessoas desejam saber como fazer um jardim vertical. Investir em elementos naturais para trazer leveza e alegria é sempre uma boa opção. Além disso, essa forma de ornamentação também pode ser muito elegante.
No caso dos jardins verticais, seus benefícios vão além da beleza. Eles podem trazer privacidade, refresco e até mesmo funcionar como um filtro de ar. Se você tem curiosidade de saber seus benefícios, plantas indicadas e como montar um, continue a leitura!
O que é um jardim vertical?
Mais do que ser, obviamente, um jardim na vertical, trata-se de uma técnica de paisagismo que se tornou popular na década de 1980. O primeiro jardim foi registrado na França, no museu Cité des Sciences, sendo preparado pelo botânico Patrick Blanc.
Por ser uma pessoa com conhecimento em plantas, ele sabia o que estava fazendo. Por isso, hoje você pode aprender como fazer um jardim vertical.
Quais os benefícios do jardim vertical?
Além de ser uma forma inovadora de investir em paisagismo, o jardim vertical traz vários benefícios ao ambiente. Confira.
Reduzir custos
Embora o jardim vertical possa ser composto por flores, é possível inserir nele alimentos, como temperos. Assim, você transforma o seu painel natural em uma pequena horta. Portanto, com hortaliças frescas sempre à mão, economiza na hora das compras com ingredientes saudáveis para compor bons pratos.
Regular a temperatura
Plantas são uma alternativa natural e sustentável para manter os ambientes em uma temperatura agradável. Dependendo do local onde o jardim será instalado, você consegue reduzir a incidência dos raios solares nos cômodos que ficam atrás dele, diminuindo a temperatura naquele ambiente.
Diminuir ruídos
Embora as plantas não sejam isolantes acústicos, como as espumas, elas podem atenuar ruídos mais altos. Em casas geminadas, com espaços curtos entre as construções, podem ser uma alternativa para trazer privacidade aos moradores.
Melhorar a qualidade do ar
Flores e plantas são capazes de purificar o ar, funcionando como um filtro natural para gases prejudicais à saúde, como o CO2, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
Como fazer um jardim vertical?
Quer aproveitar os benefícios do jardim vertical? Confira as 4 etapas para montar o seu!
Escolha bem o local
Para aproveitar seus benefícios, escolha bem o local. Considere a ventilação e a luminosidade do ambiente, a fim de que as plantas cresçam e se mantenham saudáveis. Portanto, esse ponto é fundamental na hora de decidir as espécies que vão compor o jardim.
Prepare a estrutura
A estrutura deve ser anexada na parede com segurança. Considerando o peso dos vasos e plantas, o mais indicado é optar por painéis feitos com metal ou madeira.
Impermeabilize o local
Você regará as plantas, logo, precisa ter cuidado para não gerar infiltrações na parede ou apodrecer a madeira. Portanto, anexe a sua estrutura a uma placa impermeável com duas camadas de feltro por cima.
Instale os vasos
Os vasos devem ser inseridos por cima da cama de feltro. Depois, aplique o substrato indicado para as plantas escolhidas e, por fim, faça o plantio das mudas. Você até consegue instalar os vasos já plantados, mas o peso pode dificultar o processo.
Quais plantas usar no jardim vertical?
Trouxemos algumas opções para você iniciar a aventura no seu jardim vertical.
Aspargo-pluma
Jardins externos pedem plantas resistentes, como o aspargo-pluma. Portanto, ela aceita sol e chuva, é fácil de cuidar e não exige manutenção complexa e frequente, além de ser belíssima.
Barba-de-serpente
Além dos benefícios que destacamos no tópico anterior, a barba-de-serpente pode ser utilizada com o intuito de trazer luminosidade a um determinado local. As folhas têm uma tonalidade clara, destacando o ambiente. É bem-vinda para áreas externas e para ambientes meia-luz.
Colar-de-pérolas
Se você acha os jardins verticais com plantas pendentes lindos e mora em uma área chuvosa, o colar-de-pérolas pode ser uma boa opção. Entretanto, ele não é muito fã de sol. Por isso, essa planta costuma ser indicada para jardins internos que recebem regas frequentes.
Flor-de-coral
Para quem deseja trazer cor ao jardim vertical, a flor-de-coral é uma ótima opção para ambientes externos expostos ao sol. Também chamada de russélia, suas flores corais atraem borboletas e beija-flores. Além da alegria da cor, a proximidade desses animais trará encanto ao ambiente.
Lambari-roxo
Seu jardim vertical ficará em um local que pega poucas horas de sol? Invista no lambari-roxo! Essa planta vai colorir o ambiente e é muito fácil de cuidar. Precisa de 4 a 6 horas diárias para sobreviver e deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana.
Como manter um jardim vertical?
Agora que você já sabe como fazer um jardim vertical e as opções de plantas mais indicadas, confira algumas dicas gerais para cuidar dele.
Faça a limpeza externa dos vasos
Se o seu jardim está em um ambiente externo, faça a limpeza externa dos vasos. Ações da chuva e a própria poeira deixam os vasos manchados, interferindo na sua aparência e na sensação de bem-estar que esse ambiente deve causar.
Escolha o regador certo
Além de usar o regador certo para a necessidade das plantas, é preciso pensar onde os vasos estão posicionados. A mangueira é útil, mas pode encharcar as plantas e aumentar o peso dos vasos, interferindo na segurança do jardim.
Para os vasos instalados em posições mais altas, prefira o regador com bico beija-flor. Já para as plantas mais próximas do solo, aposte no regador sem crivo.
Estude sobre as plantas
Antes de escolher as plantas do seu jardim, estude sobre elas ou pergunte para quem entende. Veja quais espécies podem interferir no crescimento das outras e as principais necessidades de manutenção.
O ideal é buscar variar entre espécies que exigem os mesmos cuidados, para não ter problemas com a incidência de luz, chuvas ou interferências nas regas.
O que achou das nossas dicas sobre como fazer um jardim vertical? Esperamos que os pontos abordados aqui ajudem você a colocar a mão na massa pensando não apenas na beleza, mas também nos benefícios que as plantas podem trazer quando posicionadas no lugar certo!
Restou alguma dúvida ou tem alguma contribuição? Participe deixando o seu comentário em nosso post!
Em conclusão, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.