O Lhasa Apso e Shih Tzu são duas raças de cachorro de pequeno porte muito queridas pelos brasileiros. Ambos costumam ser a opção escolhida para quem deseja ter um pet e vive em apartamento ou casa pequena.
Mas você já se perguntou qual a diferença entre as duas raças? Apesar de facilmente confundidos, alguns detalhes ajudam a distinguir esses bichinhos de estimação.
Neste post, conheça as principais diferenças entre Lhasa Apso e Shih Tzu e por que é importante de saber diferenciá-los.
Por que confundem as raças Lhasa Apso e Shih Tzu?
É comum que muitas pessoas não saibam diferenciar as raças Lhasa Apso da Shih Tzu. O motivo para isso é que esses pets são realmente bem parecidos no aspecto físico.
As principais semelhanças físicas entre eles são a aparência atarracada, o tamanho compacto e a pelagem. Apesar disso, é totalmente possível ser capaz de distinguir uma raça da outra.
Qual a importância de conhecer suas diferenças?
Entender quais são as características que diferenciam o Lhasa Apso do Shih Tzu é fundamental na hora da escolha do seu pet. Afinal, apesar de parecidos, cada um deles tem suas características peculiares, que melhor se adaptam ao perfil de tutor.
Embora ambos sejam ótimos companheiros, o Lhasa Apso costuma ser mais agitado do que o Shih Tzu, por exemplo. Saber a diferença entre as duas raças também é importante para estar a par dos principais cuidados com esses pets.
Quais as principais diferenças entre Lhasa Apso e Shih Tzu?
Como vimos, o Lhasa Apso e Shih Tzu são semelhantes, mas correspondem a duas raças distintas. Vamos conferir as principais diferenças entre os dois pets a seguir.
Tamanho e peso
O Lhasa Apso tem entre 25 a 28 cm, sendo em média um pouco mais alto que o Shih Tzu. Em relação ao peso, o animal pode variar de 4 a 8kg.
Já o Shih Tzu pode ser um pouco menor e mais leve. Ele mede, em média, entre 20 a 27cm e o seu peso varia de 4 a 7kg.
Energia
No caso do Lhasa Apso, seu nível de energia costuma ser mais elevado em relação ao Shih Tzu. Enquanto o Lhasa Apso precisa de um pouco mais de atenção, o Shih Tzu curte dormir, apesar de também gostar de socializar com outras pessoas e pets.
Ambos necessitam apenas de atividades físicas moderadas para satisfazer a necessidade de gasto de energia. Brincar ou levar para um passeio diário já é o suficiente, fazendo desses cães ótimas opções para viver em apartamento.
Origem
Originários do Tibet, localizado na Ásia, ambas as raças são conhecidas como “pequenos cães-leões”. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que o Lhasa Apso tenha dado origem ao Shih Tzu.
O que se tem certeza é que o Lhasa Apso foi criado com a finalidade de servir de cão de guarda e sentinela. Por essa razão, costumavam ser os preferidos dos monges budistas. Quando algum estranho se aproximava dos templos, o cãozinho alertava com seu latido insistente.
O Shih Tzu, por outro lado, é um cachorro que surgiu com características mais voltadas para companhia. Por esse motivo, eles costumam ser menos desconfiados e mais brincalhões do que o Lhasa Apso. Apesar disso, ambos são considerados pets dóceis e alegres.
Temperamento
O Lhasa Apso tem um temperamento gentil, mas costuma ser um pouco desconfiado com pessoas desconhecidas. Já que possuem tendência de latir com insistência, são ideais para quem deseja ser alertado sobre a chegada de pessoas estranhas ou situações fora do comum.
Outro traço do seu temperamento é que ele sente mais as mudanças na rotina do que o Shih Tzu. Apesar disso, é um pet independente, que costuma ficar sozinho em casa sem problemas.
Já o Shih Tzu é um animal bastante amigável, silencioso e carinhoso. Ele se dá super bem com crianças e outros pets, além de ser o pet ideal para ficar dentro de casa fazendo companhia ao tutor.
Ao contrário do Lhasa Apso, pode não se adaptar caso fique sozinho. Além disso, é mais tranquilo, precisando de mais tempo de sono e é menos resistente para passeios longos.
Focinho
Ambas as raças apresentam o característico focinho achatado. Porém, é um detalhe bem mais observado no Shih Tzu. O focinho do Lhasa Apso é um pouco mais alongado.
Por conta do formato do focinho das duas raças, isso faz deles animais braquicefálicos, o que pode afetar o trato respiratório. Assim, você precisa prestar atenção para o surgimento de problemas de saúde relacionados.
Pelagem
Lhasa Apso e Shih Tzu têm uma pelagem longa e exuberante, sendo um dos detalhes semelhantes mais marcantes das raças. A diferença está na textura dos pelos. A pelagem do Lhasa Apso é mais áspera e grossa, enquanto o Shih Tzu tem uma pelagem fina e mais macia.
As cores dos pelos do Lhasa Apso costumam ser unicolor, como: amarelo, preto, branco e marrom. A coloração do Shih Tzu apresenta uma variação bem maior, sendo as mais comuns: preto, avermelhado, branco, tigrado, bicolor e tricolor.
Cuidados
Tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu precisam de alguns cuidados especiais em relação à higiene e alimentação. No caso da pelagem abundante, é importante manter uma rotina de banho e escovação, usando shampoo e condicionador indicado para eles.
A alimentação balanceada ajuda a evitar problemas como alergias e dermatite, comum a ambas as raças. O ideal é oferecer ração de qualidade e indicada para os pets. Além de, deixar água fresca sempre à disposição e evitar passeios longos, são maneiras de manter os cuidados fundamentais para esses cães braquicefálicos.
Já os olhos saltados do Lhasa Apso e Shih Tzu faz com que lacrimejem com frequência. Isso leva à tendência de apresentam problemas oculares. A limpeza dos olhos com soro fisiológico, gaze e algodão deve ser feita para evitar o acúmulo de rejeitos.
Como adestrar essas raças?
O Lhasa Apso responde bem a comandos de liderança, exceto em caso de disciplina severa. Por ter a tendência a ser desconfiado com estranhos, ele pode se mostrar impetuoso e latir bastante na presença de estranhos. Assim, é ideal que haja treinamento ainda filhote, para que se evite casos de latido excessivo sempre que você receber visitas em casa.
O Shih Tzu, apesar de ser mais silencioso, também deve ser adestrado para que ele tenha uma boa convivência com outros pets e pessoas. A melhor maneira de lidar com ele é com o reforço positivo, elogios e recompensas.
Como vimos, o Lhasa Apso e Shih Tzu são duas raças semelhante, mas com características próprias. No entanto, ambos são pets alegres, e amigáveis, sendo ótimos companheiros para quem deseja ter um bichinho de estimação em casa.
Gostou de saber as diferenças entre Lhasa Apso e Shih Tzu? Compartilhe este post nas suas redes sociais para os seus amigos também ficarem por dentro!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.