Primeiramente, o Lhasa Apso é considerado uma das raças de cães mais antigas que existem. Sua origem data do século XV e seu nome vem da capital Lhasa, que em seguida recebeu o complemento Apso que pode significar “Ovelha”, devido a sua pelagem longa, e em simultâneo “Cão sentinela”, por conta do propósito pelo qual foi criado ao longo dos séculos.
Visto que, o Lhasa Apso era considerado sagrado para os monges do Tibet. Tinham como principal função alertar intrusos e zelar pelas casas e templos, além de serem vistos pelos monges como seres capazes de prever avalanches. Seja como for, por latirem extremamente pouco, os monges sabiam que quando os Lhasas davam o alarme, algo de errado estava acontecendo ou iria acontecer. Por serem considerados animais sagrados eram bem cuidados e não eram vendidos. Alguns exemplares da raça eram dados de presente em sinal de respeito pelos budistas.
Em qual ano a raça foi reconhecida?
Em síntese, meados de 1933 o explorador Suydam Cutting, em visita à cidade proibida de Lhasa, capital do Tibete, ganhou de presente do Dalai Lama dois exemplares de lhasa apso. Esses dois exemplares foram os primeiros a entrarem nos Estados Unidos e a partir disso iniciou a criação e difusão na América do Norte. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club dois anos depois, em 1935.
O Lhasa Apso possui combinações de cores diversas, desde dourado até o preto. Sua pelagem pode clarear ao longo dos anos conforme envelhece e é comum os pelos do rosto e das orelhas serem mais escuros que os pelos do restante do corpo. Cães dessa raça podem medir entre 22 e 25 cm e pesar entre 5 e 8 kg. O Lhasa apso vive cerca de 12 a 18 anos. As cores conhecidas de cães dessa raça são o dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia (um tom de cinza), particolor (dividido em áreas com duas ou mais cores), preto ou branco.
Qual a personalidade do Lhasa Apso?
Embora o Lhasa Apso tem uma personalidade única e considerada temperamental. Seu humor pode variar bastante entre amigável, alegre e brincalhão a distante, majestoso e possessivo. O Lhasa Apso pode parecer indiferente em algumas situações, mas, na verdade, ele só está impondo sua independência, já que agradar o seu tutor não é sua prioridade.
Como ainda levam a sério sua ancestralidade de guardiões, os cães dessa raça podem ser possessivos com relação a tudo o que eles consideram valioso, mostrando um comportamento agressivo caso alguém toque em um brinquedo ou até mesmo em sua comida. São cães inteligentes, leais e afetuosos que desenvolvem laços fortes com seus donos. Embora pequenos, são corajosos e podem ser alertas e bons cães de guarda. E embora sejam carinhosos com as pessoas do círculo familiar, o lhasa não é muito receptivo com estranhos.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior.
Qual o valor de um Lhasa Apso?
Depende do criador. Pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00
Qual a diferença de Lhasa Apso e Shih Tzu?
Ambos possuem pelos longos, porém o Shih Tzu tem os pelos finos enquanto Lhasa tem os pelos mais grossos. Já a pelagem unicolor é mais comum no Lhasa Apso.
Por que o Lhasa Apso morde?
Eles não chegam a ser tão bravos, mas se contrariados, retirados dos seus locais preferidos podem acontecer de rosnar e morder.
Como agradar um Lhasa?
De bastante atenção a ele, eles amam receber carinho, brincar, etc…
Em conclusão, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.