Esterco bovino: entenda os benefícios para a adubação

7 minutos para ler

O uso do esterco bovino é uma solução natural e de baixo impacto ao meio ambiente para o cuidado com as plantas. Esse material orgânico favorece a saúde da sua planta, pois trata-se de um componente eficaz para a nutrição do solo.

Assim, é interessante entender mais sobre as suas particularidades, a composição e as diferenças em relação a outros tipos de esterco usados como adubo.

Neste artigo, você vai saber mais a respeito, além dos seus benefícios e como usar o esterco bovino da maneira correta.

O que é esterco bovino?

O esterco bovino é um material orgânico formado principalmente de fezes e urina do animal. Sendo usado como adubo em vasos de planta, canteiros, horta, pomares e jardins. Ao alcançar um estado de composição avançada, esse composto tem como finalidade promover um melhor desenvolvimento das plantas.

A composição química e física do solo é afetada quando ele está degradado e pobre de nutrientes. Desse modo, ele se torna seco e menos produtivo, prejudicando a nutrição das plantas. A adição de esterco bovino ajuda a reequilibrar o solo, deixando-o mais fofo e fértil.

Quais as particularidades?

Fonte de nitrogênio (N), potássio (K) e fósforo (P), o esterco bovino consiste em uma boa opção para assegurar a nutrição do solo. Afinal, seu uso como fertilizante natural ajuda a reduzir a perda desses componentes, favorecendo o desenvolvimento de plantas, grãos e frutas.

A composição nutricional do esterco apresenta variação de acordo com a alimentação de cada animal, o que pode incluir ração, capim e feno. Porém, existe uma média nos parâmetros na produção desse material para a venda.

Além disso, a fermentação desse material por meio da compostagem para eliminar microrganismos patogênicos presentes é fundamental. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de contaminação e trazer mais segurança para o uso do material, especialmente em hortas e para adubar plantas.

Qual a diferença entre esterco bovino e outros tipos?

Além do esterco bovino, existem outros animais que produzem esse componente, como coelhos, equinos, frangos e suínos.

A eficiência de cada um deles varia entre si, já que possuem composições diferentes. O esterco de frango, por exemplo, é mais rico em nitrogênio do que o esterco bovino. Já que são expelidas junto às fezes.

Porém, se for proveniente de galinhas que se alimentam de ração, costuma ser pobre em celulose. Isso faz com que o nitrogênio se libere mais rápido, o que pode levar ao desaparecimento de boa parte no ar ao serem deixados para curtir.

Quais os benefícios do esterco bovino?

O uso do composto como adubo traz uma série de melhorias para o solo e, consequentemente para a saúde e desenvolvimento das plantas. Saiba mais a respeito.

Equilíbrio para a temperatura do solo

O esterco bovino melhora a aeração e a estrutura do solo. Isso ajuda a reduzir variações de temperatura, tornando-o mais confortável e adequado para as plantas. Além disso, proporciona maior capacidade de armazenar a água.

Mais nutrientes para as plantas                                                                   

O solo é enriquecido com nutrientes essenciais, o que torna as plantas fortes e saudáveis. Além disso, a adição do esterco bovino torna a absorção desses nutrientes ainda mais eficaz.

Redução da perda de nitrogênio

A presença de nitrogênio é fundamental para o crescimento da planta. Afinal, esse componente está presente na clorofila e atua de forma direta na fotossíntese. Colocar o esterco bovino ajuda a repor o nitrogênio do solo que foi utilizado pela planta.

Retenção de fósforo no solo

O fósforo presente tem como função principal produzir uma molécula responsável pela realização de processos, como divisão celular e fotossíntese. A aplicação do adubo à base de excremento bovino vai evitar que o desenvolvimento da planta seja prejudicado.

Retenção de água

Ao ser utilizado sobre a superfície do solo, esse material ajuda na retenção da água por um tempo maior. Assim, ao evitar que a água escoe facilmente com a chuva e na hora de regar com mangueira ou regador, previne o ressecamento do solo.

Aumento de microrganismos “do bem”

Outro benefício se deve ao aumento de quantidade de microrganismos que ajudam na liberação de mais nutrientes. Esses microrganismos benéficos ainda contribuem para o controle daqueles que são prejudiciais para as plantas.

Mais beleza e saúde para as plantas

O esterco bovino desenvolve a planta e traz melhorias ao solo. Dessa forma, ela cresce e floresce sempre verde, bonita e saudável.

Como usar esterco bovino de forma correta?

A quantidade e frequência de material orgânico utilizado varia de acordo com tamanho e estado do solo. A reposição de nutrientes pode ser feita a cada três meses. Mas se o solo estiver pobre, recomenda-se a aplicação a cada dois meses.

Se for usar em canteiros, utensílios próprios para remover a terra a uma profundidade de cerca de 30 cm. Em seguida, acrescente o esterco bovino diluído, deixando por 10 dias de repouso na água antes de aplicar, caso prefira. A proporção é:

  • 1 kg de esterco para cada 10 litros de água;
  • cerca de 10 litros de esterco por metro quadrado de canteiro.

Em vasos, coloque cerca de 20 a 30 cm de terra antes do adubo bovino. Lembrando que o ideal é sempre esfarinhá-lo para que o material se misture melhor na terra.

Em seguida, a proporção deve ser a seguinte:

  • 1 parte de esterco curtido;
  • 2 partes de terra;
  • ½ parte de areia.

Para finalizar, acrescente uma camada de substrato. Isso vai impedir que moscas sejam atraídas ao local. Use sempre as proporções indicadas, pois o excesso pode prejudicar as plantas.

Onde comprar esterco bovino?

Em lojas especializadas em jardinagem, diretamente com o criador de gado ou em um pet shop perto de casa.

Comprar de criadores exige os cuidados com a curtição do material, para só depois estar pronto para uso. Se usar o esterco fresco, ele pode queimar a planta por conta da alta concentração de nitrogênio. Além disso, há o risco de estar contaminado com microrganismos nocivos.

Para facilitar a sua vida e das suas plantas, você pode comprar esterco bovino nas lojas da Polipet. Também entregamos o produto na sua casa pela compra online feita em nosso site.

Acesse agora mesmo o site Polipet e adquira o esterco bovino para adubação de qualidade.

Bem como, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então, fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

2 comentários em “Esterco bovino: entenda os benefícios para a adubação

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil