Festa junina para cachorro: saiba quais as 5 comidas proibidas

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em festa junina para cachorro? O período de junho é marcado por celebrações em cidades de todo o país. As festas juninas, também conhecidas como festas de São João, acontecem durante esse mês e marcam a comemoração de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

Tipicamente realizadas em escolas, comunidades e igrejas, elas contam com decorações temáticas que remetem ao campo e à vida rural. As cores vibrantes, as bandeirinhas, as fogueiras, os balões e o mastro de São João são alguns dos elementos que marcam essa época festiva.

Além disso, um marco importante das festas são as delícias da culinária, que incluem vários pratos. Para quem está comemorando, ou pretende fazer uma festa junina pet, é importante saber que muitos desses pratos típicos são perigosos para os cachorros e devem ser evitados. Conheça-os a seguir!

1. Espetinho de churrasco

Embora a carne seja uma ótima alternativa de ingrediente na dieta canina, o espetinho de churrasco pode não ser a melhor opção. O principal perigo dos espetinhos está nos palitos de madeira ou metal utilizados para furar a carne.

Esses objetos pontiagudos podem facilmente perfurar a boca, garganta, estômago ou intestinos do animal durante a mastigação ou deglutição, causando dor, sangramento, infecções graves e até mesmo perfuração de órgãos vitais.

Ainda, a carne em pedaços grandes nos espetinhos também representa um risco de engasgo, especialmente para cães de pequeno porte ou raças braquicefálicas (focinho achatado). Engasgos podem levar à asfixia, obstrução das vias aéreas e até mesmo à morte.

Portanto, se você está organizando um arraial para cachorros, considere eliminar o espetinho do cardápio. Escolha alternativas de produtos saudáveis que contenham proteína em apresentação adequada.

2. Cocada

A cocada também não combina com o São João para cães. Embora o coco fresco em si não seja tóxico para os cachorros, a cocada tradicional contém diversos ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde do seu animal: açúcar, leite, gorduras, chocolate, nozes, entre outros.

Como alternativa de petiscos juninos para cães, você pode oferecer opções saudáveis e nutritivas, como maçã, banana, melancia, cenoura ou batata-doce.

3. Cachorro-quente

Embora alguns cães possam gostar do sabor do cachorro-quente, esse alimento não é seguro para animais. Portanto, não se deve oferecer em uma festa junina canina ou em outras situações.

Esse produto geralmente é feito com carnes processadas, como salsicha, linguiça ou mortadela. Essas carnes são ricas em gordura saturada, sódio e nitratos, que podem ser prejudiciais à saúde dos pets.

Além disso, os molhos e condimentos podem causar problemas como intoxicação alimentar e alergias. O consumo de carnes processadas também pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até câncer.

4. Doces em geral

Doces não devem ser oferecidos para os cães em razão da presença de açúcar. Esse ingrediente pode causar diversos problemas digestivos, como diarreia, vômito, dor abdominal e pancreatite. Esta é uma inflamação do pâncreas que pode ser muito séria e até mesmo fatal para os cães.

5. Frituras

Por fim, se você estiver organizando um evento junino para cachorros ou fazendo uma festa em família, lembre-se de que as frituras estão no rol de alimentos proibidos para os nossos amigos de quatro patas.

Os itens preparados por meio de processos que envolvem a fritura podem causar problemas digestivos graves nos animais.

Os tutores devem ter em mente que, em uma festa junina para cachorro ou na rotina, a alimentação saudável é um elemento-chave para a manutenção da saúde e do bem-estar animal.

Por isso, forneça ao pet uma dieta balanceada e nutritiva, com alimentos adequados para sua idade, raça e necessidades individuais. Evite oferecer alimentos que possam ser prejudiciais à sua saúde, como frituras e outros itens ricos em gordura, sal e ingredientes tóxicos, mesmo que isso aconteça em eventos ou situações específicas.

Gostou de saber mais sobre alimentos que não devem fazer parte de uma festa junina para cachorro? Aproveite para deixar um comentário e compartilhe sua opinião e dicas de cardápio para pets.Não esqueça de conhecer nossa pagina no Instagram e fique por dentro de tudo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil