Cachorro pode comer frutas? Veja quais são permitidas

13 minutos para ler

Não é novidade que as frutas, assim como os legumes, fazem muito bem para os seres humanos e devem ser incluídas no nosso cardápio. Mas quando se trata dos pets é muito importante saber quais frutas os cachorros podem comer, já que nem tudo pode ser dividido com o amigo de quatro patas.

Isso porque algumas são seguras e saudáveis para eles, outras não. Assim, se você não tiver cuidado, elas podem causar graves problemas de saúde graves, como insuficiência renal, toxicidade ou obstrução intestinal

Mas não precisa se preocupar. Neste post, vamos apresentar as opções de frutas (e até legumes) que você pode oferecer ao seu cãozinho, mostrando os seus principais benefícios. Boa leitura!

Qual é a importância da alimentação saudável para cães?

O cuidado com uma alimentação equilibrada e exercício físico para os cães é fundamental para a qualidade de vida do animal. Afinal, isso está diretamente ligado à manutenção da saúde do pet em vários aspectos.

Uma boa alimentação oferece todos os nutrientes que o cachorro precisa para que o seu corpo se mantenha em equilíbrio. Com isso, os órgãos vão funcionar muito bem e o sistema imunológico estará ativo, ajudando a prevenir o surgimento de uma série de doenças.

Mas não é só isso, uma boa alimentação ainda ajuda a reduzir as chances de obesidade e traz mais qualidade de vida de modo geral, e isso também ajuda a aumentar a expectativa de vida do pet.

Por que usar frutas na alimentação dos cães?

Geralmente, as rações disponíveis no mercado fornecem todos os nutrientes necessários para os cães. Porém, a ingestão de frutas ajuda a incluir mais fibras e vitaminas na dieta do animal, sendo essa alimentação natural benéfica para a sua saúde em geral.

Sabendo quais frutas os cachorros podem comer, você ainda tem a alternativa de oferecer petiscos muito saudáveis para eles. Entretanto, também é uma forma de ajudar o animal a se refrescar nos dias mais quentes, com frutas geladas.

Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e oferecer a quantidade adequada. Além disso, elas não devem, em hipótese alguma, substituir a ração.

Quais são as frutas permitidas para cães?

Agora que você já entendeu que cachorro pode comer frutas e a importância delas na dieta dos pets, vamos conferir aquelas mais indicadas e seguras para eles.

Banana

A banana é uma das frutas consideradas seguras para cães. Isso porque ela é rica em potássio, fibras, magnésio e vitaminas, incluindo as do complexo B, sendo um petisco saudável. Mesmo assim, evite oferecê-la em excesso ao pet, já que é rica em açúcares e carboidratos, o que pode resultar em problemas de obesidade e diabete.

Melancia

Fonte de vitaminas A, B6 e C, além de fibras e potássio, a melancia é composta por cerca de 90% de água. Isso faz com que seja uma fruta refrescante e ideal para os dias quentes. Se o pet for fã da fruta, aproveite para congelar pequenos pedaços e ofereça como um sorvete, lembrando de remover casca e sementes.

Melão

Outra fruta com alta concentração de água, que os cães adoram é o melão, que também é uma boa opção para refrescar. Além disso, ela é muito saudável, já que é rica em potássio, fibras e vitaminas. Mas isso não significa que ela pode em excesso. Então, cuidado com as quantidades que vai oferecer!

Maçã

A maçã é outro petisco saudável e saboroso para os cães, pois contém vitaminas A e E, Mas não é só isso, essa fruta também é rica em probióticos, que ajudam a melhorar as funções intestinais, deixa a pelagem saudável e aumenta a imunidade. Então, pode servir ao seu amigo de quatro patas, porém lembre-se de remover o cabinho e sementes, pois são tóxicos para eles.

Laranja

Rica em vitamina C, a laranja tem ação anti-inflamatória, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a ocorrência de câncer. Por isso, ela é uma fruta ideal para cães que se exercitam bastante, já que eles podem sofrer com o déficit de vitamina C. Dessa forma, pode oferecer a fruta sem preocupações, apenas cuide para tirar a casca e as sementes.

Morango

O morango é rico em fibras e vitamina C, altamente benéficas à saúde. Mas os benefícios dessa fruta não param por aí. Assim como outras bagas, o morango tem ação antioxidante, e contribui para o controle de peso.

Manga

A manga é outra boa opção por conter vitaminas essenciais para a saúde do pet, como o betacaroteno, o potássio e substâncias antioxidantes. Embora ela seja uma fruta super saudável, é importante tirar a casca antes de oferecer ao seu pet, já que ela é de difícil digestão.

Além da casca, é fundamental remover o caroço, pois pode provocar asfixia caso ingerido, além de conter substâncias que são extremamente tóxicas para o animal.

Mamão

Rico em vitaminas A, C, E e K, o mamão ainda contém enzimas e fibras que ajudam na digestão dos alimentos e na formação do bolo fecal. Por esse motivo, ela é uma ótima opção para garantir boa alimentação e saúde intestinal, já que ajuda a regular o funcionamento do intestino do cachorro.

Pêssego

O pêssego contém vitaminas A e C em abundância, substâncias que ajudam a fortalecer a imunidade e o sistema nervoso. Além disso, esses nutrientes ajudam a regular a microbiota intestinal e contribuem para a saúde dos olhos dos cães. Mas é importante observar que a fruta deve ser oferecida com moderação e, assim como a manga, também precisa ter o caroço removido para evitar problemas com a sua ingestão.

Mirtilo

O mirtilo é uma opção que você pode oferecer para diversificar as frutas que o seu cachorro come. Que tal um pouco de blueberry, como também é chamado? Essa fruta ganha destaque devido à abundância de antioxidantes. Além desses nutrientes, a fruta contém as vitaminas A, C, E e potássio.

Pera

A pera é mais uma fruta com um grande percentual de água (cerca de 80%). Por não ser muito calórica, é uma boa alternativa para os pets, inclusive para os que estão obesos. Além da baixa caloria, essa fruta é rica em potássio, fósforo, ácido fólico, fibras e antioxidantes, contendo ainda as vitamina C, E, B1 e B2. Mas não se esqueça de retirar as sementes antes de servir, ok?

Coco

Você pode fortalecer o sistema imunológico do seu amigo de quatro patas oferecendo um pedaço de coco para ele. Essa fruta é fonte de diversas vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, que ajuda a ativar as defesas do organismo, além de ter ação antioxidante.

Kiwi

Procurando por mais uma fonte de vitamina C para o seu cachorro? Então, pode apostar no Kiwi para diversificar a alimentação saudável, pois ele também é muito rico nessa vitamina. Mas quando for oferecer para o cachorro, sempre retire a casca.

Caju

O caju é uma fruta muito perfumada e que também tem um sabor e uma textura bem agradáveis para o pet. Por isso, pode ser oferecida para o seu cachorro com total segurança. Quanto aos nutrientes, ela é uma potente fonte de vitamina C, E e de ferro, que fortalecem o sistema imunológico.

Como oferecer frutas ao cão?

Na hora de oferecer frutas ao cachorro, o indicado é que ela seja picada em pequenos pedaços ou amassadas. Esse cuidado é fundamental para evitar o risco de engasgamento do pet. Outra atenção nesse sentido é remover as sementes e caroços, além das cascas de algumas frutas de difícil digestão, como melão, mamão e manga.

O ideal é que o consumo seja feito de maneira natural, ou seja, sem a adição de outros componentes, como leite ou açúcar. Você também deve fazer um teste para identificar se o animal tem intolerância à fruta. Para isso, ofereça uma fruta por vez e observe como o organismo do animal vai reagir ao digeri-la.

Vale lembrar que cada animal tem uma necessidade nutricional e alguns apresentam características muito específicas. Então, sempre ofereça com moderação e, em caso de dúvidas, é importante consultar o médico veterinário.

Quais frutas são proibidas para cachorros?

Agora que você já descobriu quais frutas os cachorros podem comer, chegou a hora de conferir a lista daquelas que precisam ser evitadas. Algumas também entram na seleção de alimentos proibidos para cachorros, então, tenha atenção para não comprometer a saúde do seu pet.

A primeira fruta da lista das proibidas é a uva. Tanto in natura quanto a uva-passa, pode provocar insuficiência e falência renal no cachorro, então, não deve ser oferecida nem mesmo em poucas quantidades. O abacate também é prejudicial para o cão porque pode afetar a respiração dele.

Nessa lista também entram a cereja, a carambola e a ameixa, tanto in natura quanto seca. Vale ressaltar que a laranja e o abacaxi, por exemplo, não são frutas totalmente proibidas, mas elas precisam ser consumidas com muita cautela. Isso porque estamos falando de frutas cítricas, e essa acidez pode causar desconfortos digestivos.

Quais são os benefícios das frutas para os cães?

São vários os benefícios das frutas para os cachorros em relação à saúde e qualidade de vida. Veja a seguir quais são os principais:

  • protege o intestino e aumenta o equilíbrio no organismo;
  • aumenta a imunidade;
  • fortalece os ossos;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • melhora o funcionamento do sistema urinário e a saúde renal;
  • reduz riscos de doenças degenerativas;
  • ajuda a manter saudáveis os tecidos conjuntivos;
  • protege contra câncer.

Você pode utilizar as frutas como suas aliadas para oferecer uma alimentação mais natural para o seu pet. Além disso, como a gente explicou, elas são uma grande alternativa para oferecer petiscos saudáveis e para refrescar o seu amigo de quatro patas nos dias quentes.

Quais frutas dar para o cachorro no calor?

Quando o calor aperta, nossos amigos de quatro patas também precisam de meios para se refrescar. Uma ótima opção é oferecer frutas frescas e hidratantes, como a melancia, composta principalmente de água e é refrescante. 

Outras opções incluem pedaços de banana congelada, que além de refrescar, são uma fonte saudável de potássio. É importante lembrar de cortar as frutas em pedaços adequados para evitar engasgos, e supervisionar enquanto o cão está comendo.

Quais frutas o cachorro idoso pode comer?

Quando o nosso amigo peludo já está ficando velhinho queremos dar todo o carinho e cuidado que ele merece, não é mesmo? Para isso, é essencial escolher frutas que sejam suaves para o sistema digestivo e ricas em nutrientes.

Exemplos disso, são as maçãs (sem sementes e sem casca) e bananas maduras, por serem ricas em vitaminas e minerais, importantes para o cão idoso. Além disso, são fáceis de mastigar e digerir. Já as frutas ácidas ou muito fibrosas, devem ser evitadas, pois podem causar desconforto estomacal.

Quais são os legumes que o cachorro pode comer?

Há vários tipos de legumes que os cachorros adoram e que fazem super bem para eles. Exemplos disso, são a couve-flor, o espinafre, a vagem, a abobrinha, entre outros. A seguir veja os benefícios que esses alimentos podem oferecer.

Couve-flor

A couve-flor é uma excelente fonte de fibras, vitaminas C e K, além de conter alguns antioxidantes. Para os cães, ela pode ser oferecida cozida ou crua, em pedaços pequenos para facilitar a mastigação.

Espinafre

O espinafre é rico em ferro, cálcio, vitaminas A, C, e K, bem como em fibras. Ele pode ser oferecido aos cães cozido, porém, em pequenas porções, pois contém ácido oxálico, que em grandes quantidades pode interferir na absorção de cálcio.

Vagem

A vagem é uma boa fonte de fibras, vitaminas A, C e K, além de conter minerais como potássio e manganês. Ela pode ser oferecida cozida e cortada em pedaços pequenos para evitar engasgos.

Abobrinha

A abobrinha é leve, com baixo teor calórico e rica em fibras, além de conter vitaminas A e C. Pode ser oferecida cozida e cortada em pedaços pequenos para os cães.

Brócolis

O brócolis é uma excelente fonte de fibras, vitaminas C e K, além de conter antioxidantes. É melhor esse legume cozido aos cães, pois o consumo excessivo de brócolis cru pode causar problemas digestivos.

Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, convertido em vitamina A no organismo dos cães. Pode ser oferecida crua ou cozida, em pedaços pequenos ou ralada, sendo uma ótima opção para ajudar na saúde dental dos cães.

Abóbora

A abóbora é rica em fibras, o que pode ajudar na saúde digestiva dos cães, além de ser uma fonte de vitaminas A, C e E. Inclusive, ela pode ser oferecida cozida e amassada, ajudando também em casos de problemas gastrointestinais leves.

Agora você já sabe quais frutas cachorros podem comer e também descobriu que isso pode fazer muito bem para a saúde do seu pet. Mas não se esqueça de que os benefícios são alcançados se esse tipo de alimento for oferecido sempre na dose certa. Tomando todos os cuidados necessários, ele vai saborear essas delícias naturais e se manter ainda mais saudável!

Em conclusão, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

6 comentários em “Cachorro pode comer frutas? Veja quais são permitidas

    1. Olá Ana, como vai?

      A bergamota (a famosa mexerica) pode ser oferecida para os cães sim. 🍊

      Ela é uma fruta cítrica de baixa caloria, rica em vitaminas, cálcio e fósforo. A mexerica pode trazer alguns benefícios para seu cão, ela auxilia na hora da digestão e ajuda o organismo a combater doenças por ser uma fruta com um alto teor de antioxidantes. ✅

      Mas, ofereça em pequenas quantidades e sempre com acompanhamento de um Veterinário de sua confiança. 👨‍⚕️

      Ah, já viu o nosso post dos alimentos que são proibidos para os cachorros? Vale a pena conferir!
      Irei deixar o link abaixo:
      🔗 https://blog.polipet.com.br/6-alimentos-proibidos-para-cachorro-que-voce-nao-deve-dar-para-seu-pet/

      Qualquer dúvida, permaneço à disposição. 💚

    1. Olá Karen.

      Que bom que o post tirou todas as suas dúvidas. Aqui em nosso blog, temos conteúdos riquíssimos que ajuda a cuidar dos pets no dia a dia.💚

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil