Flor Mosquitinho: cuidados ao ter em casa

7 minutos para ler

A flor mosquitinho é uma planta muito graciosa por causa da sua delicadeza. Quando utilizada em arranjos, ela traz um toque especial, suave e romântico. Por isso, costuma ser bastante utilizada em decorações de casamento.

Mas seu uso não se restringe a isso. Afinal, embora seja uma flor muito apreciada para corte, você pode ter uma muda em sua casa em um vaso decorativo ou para montar um jardim muito mais vivo. O único segredo é saber como cuidar da flor mosquitinho natural para que ela esteja saudável e floresça bastante.

Que tal algumas dicas? Continue lendo e veja como cuidar dessa planta em casa, e ainda confira algumas ideias e inspirações para fazer arranjos com flor mosquitinho.

O que é a flor mosquitinho?

A planta mosquitinho tem o nome científico Gypsophila paniculata. Ela é uma espécie angiospérmica, ou seja, pertence ao grupo que apresenta flores, nesse caso, estamos falando de uma floração abundante, como de espécies como ipê, mas são pequenas flores brancas que formam lindos buquês!

A flor mosquitinho é originária da Ásia, Europa e Norte da África. Porém, atualmente ela é amplamente cultivada ao redor do mundo, já que é uma espécie fácil de cuidar e que tem uma beleza que atrai os olhares. Não é uma planta que cachorro pode comer, mas também não é tóxica.

Como a flor mosquitinho se caracteriza?

Os arranjos com flor mosquitinho se popularizaram muito porque essa é uma planta elegante e, como dito, bastante delicada. Por isso, ela complementa e realça a beleza de outras espécies que compõem o arranjo ou o jardim.

Natural, ou seja, a planta em si, sem corte, alcança uma altura de 60 cm a 1,2 m. Suas hastes são finas e longas, com pequenos buquês de flores na ponta. As folhas têm a tonalidade verde acinzentada e são estreitas, o que traz ainda mais elegância para o conjunto. Ela também é conhecida como cravo de amor, véu de noiva, branquinha e gipsofila.

Quando a mosquitinho floresce?

Elas costumam aparecer no final do outono ou no início da primavera. A durabilidade é longa, por isso, se você tiver uma em casa, vai aproveitar essa floração por bastante tempo. Se optar pelo corte, saiba que pode fazer arranjos com mosquitinho seca também.

É mais comum vermos a flor mosquitinho natural na cor branca, mas não é apenas essa que existe. Há, ainda, tons de rosa, sem falar da variação com flores duplas, que fazem com que os arranjos com mosquitinho fiquem ainda mais ricos.

Quais cuidados ter com a flor mosquitinho em casa?

Para aproveitar toda a beleza da mosquitinho, a flor precisa ser cultivada da maneira certa. Afinal, cada espécie tem as suas necessidades e, para garantir que a sua muda esteja saudável, ela precisa de cuidados para simular o seu habitat ideal e estimular as florações. Veja, a seguir, como cuidar de uma planta mosquitinho em casa.

1. Iluminação

Quem olha para a mosquitinho imagina que ela seja muito delicada e que precisa de cuidados minuciosos, mas, na verdade, não é bem assim. Essa é uma planta bastante resistente e, como dito, de fácil cultivo. Inclusive, precisa receber bastante iluminação.

Ela gosta de tomar sol, por isso, se você tiver um vaso, o ideal é que ele esteja em um lugar em que ela receba os raios solares de forma plena. Se optar pelos canteiros, não se preocupe com a incidência do Sol sobre ela porque a planta vai gostar do calor.

2. Rega

Apesar de gostar de sol pleno, as flores mosquitinho não podem ficar em solo seco. É importante ter atenção às regas para deixar o substrato sempre úmido, a fim de garantir água em quantidade suficiente para manter a planta hidratada.

Mas não se engane. Umidade não significa encharcar a terra. Tenha cuidado para não regar em excesso porque a flor mosquitinho não se adapta ao solo muito molhado. Então, confira a concentração de umidade do substrato antes de regar.

3. Temperatura

Essa é uma espécie que se desenvolve muito bem em climas temperados. O ideal para ela são as faixas de temperatura entre 5° C e 35° C. Portanto, ela pode estar em Sol pleno, mas desde que não seja um calor extremo. Não se preocupe em deixar a sua planta à sombra, pois ela precisa dos raios solares para florescer.

4. Poda

O crescimento da flor mosquitinho tende a ser abundante. Por isso, ela pode receber podas para controlar o desenvolvimento e garantir um formato harmônico. Os cortes podem ser feitos na parte superior do caule. Também é importante controlar os rebentos que surgem para que a planta direcione a energia para o crescimento dos caules principais.

5. Fertilização

O ideal é que a flor mosquitinho seja cultivada em um substrato composto por terra de jardim e terra vegetal. Portanto, deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem para permitir regas adequadas e sem acúmulo de água. É válido utilizar um fertilizante equilibrado, do tipo 10-10-10 NPK, seguindo a frequência recomendada pelo fabricante.

6. Doenças e pragas

Como outras espécies, a flor mosquitinho também pode ser acometida por doenças e pragas, como pulgões. Os mais comuns, nesse caso, são a mosca minadora e alguns tipos de fungo, como Rhizoctonia, Phytophthora, Pythium e Fusarium.

Sendo assim, é importante monitorar a sua muda para verificar mudanças de coloração, queda precoce de folhas ou possíveis manchas. O controle precisa ser feito com produtos específicos para o tipo de problema que a muda desenvolver.

Como fazer arranjos com a flor mosquitinho?

Se você tiver essa planta em casa, não vai mais precisar recorrer à flor mosquitinho artificial para os seus arranjos. Basta esperar as flores surgirem para que as branquinhas deem o charme especial em suas criações.

Existe a opção de formar um buquê somente com a mosquitinho. Mas você pode combinar com outras espécies com cores mais intensas e tamanhos maiores, por exemplo, rosas, azaleias, girassóis ou até mesmo folhagens.

É uma opção para criar decorações para o dia a dia ou eventos especiais, como casamentos, batizados, festas de aniversário, jantares e outros encontros. Até mesmo a decoração de Natal fica muito bonita com a mosquitinho porque ela pode simular um ambiente com neve e contrastar com o vermelho e o verde.

Tem muita gente que também espera que as flores sequem para criar seus arranjos. Assim, pode parecer que você tem uma mosquitinho artificial, mas, na verdade, é só uma forma diferente de utilizar essa espécie e aproveitar por mais tempo a beleza que ela tem.

Onde adquirir a flor mosquitinho?

Você encontra mudas de flores mosquitinho em lojas especializadas em artigos para jardins. Ela também é vendida em alguns pet shops, em feiras livres ou até mesmo em supermercados. Tem a opção de adquirir pela internet ou diretamente de algum produtor.

Seja qual for a sua escolha, o mais importante é que você procure por uma muda de boa procedência. Assim terá certeza de que a sua flor mosquitinho está com plena saúde, e poderá replantar em um vaso, jardineira ou no jardim para esperar o grande momento das pequenas e deslumbrantes flores se abrirem!

Gostou das dicas? Então compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas também aprendam a cuidar bem da flor mosquitinho.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil