4 maneiras de acabar com os pulgões em plantas

4 minutos para ler

Os pulgões em plantas são pragas que precisam ser evitadas e controladas. Caso contrário, podem até mesmo colocar em risco a vida da sua plantinha.

Conhecidos também como piolhos das plantas, os pulgões atrapalham e causam diversos danos ao desenvolvimento delas. Por isso, é importante que você entenda como se livrar desses insetos.

Então, confira 4 dicas que vão ajudar a manter longe esses inimigos da saúde das suas plantas.

O que são e como se formam os pulgões em plantas?

Considerado uma praga, o pulgão é um inseto pequeno (entre 1,5 a 3 mm) que se alimenta da seiva produzida pelas plantas. Ele apresenta cores como verde, preto e amarelo, o que vai depender da espécie a qual pertence.

A fêmea é capaz de botar até 50 ovos a cada ciclo de 3 dias, o que faz com que a população se multiplique com rapidez. Por isso, a presença dos primeiros pulgões precisa ser combatida para evitar que se alastrem e atinjam outras plantas.

Por que é importante de combatê-los?

Quando os pulgões se alimentam da seiva que as plantas produzem, elas têm seus nutrientes sugados e os vasos condutores perfurados. Como resultado, ela tem o seu desenvolvimento prejudicado, principalmente nos botões e folhas.

Quando não são combatidos, os principais prejuízos dos pulgões em plantas são:

  • folhas amareladas ou descoloridas;
  • folhas enrugadas ou com má formação;
  • nanismo dos brotos;
  • desenvolvimento dos frutos e flores prejudicados;
  • transmissão de vírus.

Outro problema é a secreção açucarada expelida por esses insetos. Isso acaba atraindo outras pragas, como as formigas, além de favorecer a proliferação de fungos, já que a superfície da planta fica obstruída.

Como acabar com os pulgões?

Alguns macetes simples e naturais podem ser o suficiente para afastar e eliminar de vez a presença dos temidos pulgões das suas plantas. Veja quais são a seguir!

1. Plante espécies que repelem os pulgões

Algumas plantas atuam como um repelente para os pulgões. Portanto, o aroma liberado por espécies como alho, hortelã, cravo, camomila e girassol, ajudam a afugentar a praga de maneira natural.

Antes de incluir essas plantas no seu jardim, confira se elas não vão prejudicar o desenvolvimento das outras plantas do local. Então, caso tenha pets em casa, veja também se ela não está entre os cheiros que cachorro não gosta.

2. Conte com os predadores naturais

As joaninhas são importantes aliadas no combate à invasão de pulgões. Isso porque elas se alimentam dessa praga, além de outros insetos nocivos às plantas.

Por isso, se for possível adicionar esse inseto simpático na sua plantação, pode apostar que ela vai fazer um bom trabalho no controle de pulgões.

3. Torne o clima desfavorável

Pulgões gostam de climas quentes e pouca umidade para procriar. Por isso, a dica é usar telas de proteção para cercar a sua plantação nos períodos mais quentes do ano.

Além disso, fazer uma rega regular e remover as plantas mortas ao redor pode manter os insetos longe das suas plantinhas.

4. Coloque mais nutrientes no solo

O solo pobre em nutrientes também pode atrair os pulgões em plantas. Sendo assim, o solo pode ficar com excesso de nitrogênio, o que favorece a presença das pragas. Portanto, é ideal fortificar o solo com adubação adequada para as plantas.

Como vimos, existem ações naturais de ajudam a eliminar os pulgões em plantas. Além disso, regas frequentes e adubo no solo uma vez por mês, previne o aparecimento dessas pragas.

Quer usar plantas na decoração da casa, mas falta tempo ou conhecimento para cuidar delas? Conheça 5 plantas fáceis de cuidar para incluir no seu lar!

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil