Se você tem um gato em sua casa, sabe que o estereótipo preguiçoso do Garfield é bem verdadeiro, não é mesmo? Eles dormem muitas horas por dia: entre 12 a 16 horas. Isso significa que eles passam a maioria do dia em uma soneca gostosa. Muitas vezes, parece até que o gato ronca.
Mas afinal, tal como os humanos, os gatos roncam? Neste post, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Boa leitura!
É verdade que os gatos roncam?
A resposta é: sim! Isso é relativamente comum e pode acontecer ocasionalmente enquanto eles estão no momento de descanso.
Quando o ronco acontece?
O ronco em gatos ocorre no momento da fase REM, ou seja, tal como nos humanos, é o momento em que eles estão em um sono mais profundo e sonhando. Nessa fase do sono, o animal fica com uma frequência respiratória mais baixa e tende a ter um relaxamento da região respiratória (principalmente boca e língua).
É nesse momento que um ronco ocasional pode acontecer. Nesse caso, é super normal. Isso, inclusive, é uma característica comum de gatos que apresentam um focinho curto, e por esse motivo, têm um pouco mais de dificuldade para respirar.
Qual a diferença entre roncar e ronronar?
O roncar ocorre quando o gato está dormindo e, por algum motivo, ele relaxa a musculatura da respiração, originando ruídos ao respirar.
Já o ronronar é uma manifestação de barulho feito por meio do acionamento de determinadas estruturas do pescoço dos felinos. Eles fazem isso quando estão acordados e sinalizam que estão gostando de um carinho ou, então, que estão se sentindo seguros e amados. O ronronar é comum entre filhotes, para estimular carinho entre eles e a mãe, gerando vínculo.
Mas no contato com humanos, é uma forma de dizer “hey, eu gosto de você e do seu carinho, dono(a)!”. Eventualmente eles podem cochilar enquanto ronronam, mas o processo começa com eles ainda acordados. Se você colocar, levemente, um dedo na região do pescoço do gato enquanto ele ronrona, vai perceber exatamente o ponto em que o som é estimulado. É muito interessante!
Quando o ronco dos gatos pode não ser normal?
Em alguns casos, o tutor precisa ficar atento para o ronco, pois pode ser o sinal de algum problema mais grave no quadro respiratório. Nesses casos, busque um veterinário imediatamente, pois doenças nessa região podem evoluir rapidamente e levar o gato a óbito.
Outros sinais que vêm junto com o ronco e que demandam atenção são:
- espirros constantes;
- olhos lacrimejando;
- secreção na região do nariz;
- o gato cansa-se facilmente;
- falta de apetite;
- ronco enquanto acordado;
- prostração durante o dia.
Se o seu gato é bravo e você não consegue verificar algumas dessas condições (se os olhos estão lacrimejando, por exemplo), busque ajuda especializada para tirar a dúvida.
Como evitar o ronco em gatos?
O ronco ocasional não precisa de muita atenção, então não se preocupe com isso. Se o seu gato for obeso, isso pode potencializar o ronco e, por isso, é importante que você busque ajuda com um veterinário para adequar a alimentação dele.
Se ele apresentar sinais de doenças respiratórias, é fundamental buscar atendimento veterinário quanto antes. Quadros mais simples (como alergias, rinites) podem ser fáceis de serem tratados e, quando não recebem atenção, evoluem para quadros mais graves, como uma pneumonia. Outros casos precisam de acompanhamento imediato, como a gripe felina.
Conforme mostramos neste post, o gato ronca, especialmente, quando em sono profundo. Mas é importante ficar atento a situações anormais que podem significar condições de saúde que necessitam de ajuda veterinária.
Se você suspeita de algum problema, além de seu gato roncar, leve seu amigo ao veterinário. Gostou dessas dicas?
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.