Já ouviu falar em gripe felina? Veja quais as formas de prevenção

4 minutos para ler

Muitas doenças que nós humanos temos aparecem de forma muito semelhante em nossos amiguinhos de quatro patas. E a gripe é uma delas. Ok, não é a mesma doença (em nós ela é causada pelos vírus Influenza. Nos gatos são outros agentes), mas os sintomas podem ser muito semelhantes.

Contudo, se nos humanos podemos esperar que os sintomas amenizem, nos felinos não é bem assim. São doenças perigosas e que podem, inclusive, levar seu gatinho ao óbito.

Por isso, separamos as principais informações sobre o assunto a seguir para tirar suas dúvidas! Boa leitura.

O que é a gripe felina?

A gripe felina é caracterizada por um quadro de sintomas respiratórios muito parecidos com a gripe humana, mas que podem ser causados por uma série de outros vírus. Também pode ser conhecida como CRVF (Complexo Respiratório Viral Felino) ou, ainda, pelo nome técnico de Rinotraqueíte Felina.

Elas tendem a surgir em períodos mais frios ou em momentos de mudanças climáticas mais acentuadas. São transmitidas por animais contaminados, normalmente, por meio dos espirros. Contudo, alguns animais podem transmitir o vírus, mas sem manifestar a doença.

Quais os sintomas da gripe felina?

Os principais sintomas da gripe felina são:

  • espirros constantes;
  • febre alta;
  • nariz escorrendo;
  • olhos vermelhos e inchados;
  • boca machucada;
  • passam a babar;
  • dificuldade para comer e beber água.

Quais as causas mais comuns de gripe felina?

Mas afinal, o que pode causar problemas de gripe felina? Separamos os principais agentes que causam o quadro:

  • herpesvirus felino;
  • calicivírus felinio;
  • chamydophilia felis;
  • bactérias oportunistas.

Como prevenir a gripe felina?

Mas como evitar que seu pet desenvolva a gripe felina? Confira a seguir algumas dicas importantes para ajudá-lo nesta questão:

  • vacine seu gato: os agentes que falamos acima já contam com imunizantes e, por isso, você não precisa colocá-lo em risco. Por isso, siga o cronograma vacinal com o seu vet de confiança. A vacinação com a V4 (tetravalente) ou com a V5 (pentavalente) já protege seu amigo desses problemas;
  • ofereça uma alimentação adequada: isso será muito importante para que ele possa ficar com a imunidade em alta e, assim, não ter problemas de saúde facilmente;
  • brinque com seu pet: um gato estimulado tende a ter uma saúde mais forte. Sabemos que os gatos podem parecer meio indiferentes com isso, mas acredite: eles amam uma brincadeira;
  • visite o veterinário regularmente: o acompanhamento com o profissional de confiança será fundamental para acompanhar a saúde do seu animal e, assim, evitar que ele possa adoecer. Além disso, conhecendo o histórico do seu gatinho, caso ele tenha sintomas de gripe felina, ele poderá intervir mais rapidamente e de forma mais eficiente.

O que fazer quando os sintomas de gripe felina aparecem?

Caso seu gatinho comece a apresentar os sintomas que trouxemos ao longo deste texto, o que você deve fazer? O primeiro passo é buscar o seu vet de confiança o quanto antes! Isso porque os felinos têm uma maior fragilidade no sistema respiratório e, portanto, o quadro pode agravar rapidamente.

Atentar-se para os sintomas da gripe felina e buscar ajuda o quanto antes é fundamental para proteger o seu bichinho de problemas que podem levar, até mesmo, a morte precoce do seu melhor amiguinho. Então esperamos que isso tenha ajudado você a tirar suas dúvidas.

Veja mais conteúdos e por dentro de todos os assuntos sobre gatos.
Depressão em gatos
Gatos territorialistas
Como lidar com gato bravo
Petisco para gato: Qual o melhor?
Aprenda a escovar os dentes do seu bichano

Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Mas ainda ficou alguma questão sobre o assunto? Deixe nos comentários e responderemos a você!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil