Gatos sentem frio? Descubra se é mito ou verdade

3 minutos para ler

É comum que tutores de animais de estimação tenham dúvidas sobre a criação de seus animaizinhos. Um bom exemplo é se gatos sentem frio: “como saber se meu gato está com frio?” ou ainda “quais os cuidados necessários em épocas de baixa temperatura?”

Essa preocupação é completamente normal, afinal de contas, estamos falando de animais discretos, silenciosos e, em muitos casos, com uma pelagem densa. 

Saiba que os gatos sentem frio como nós, humanos. Então, se você deseja dar mais conforto para o seu gatinho, continue a leitura para saber quais os sinais de que isso está acontecendo.

Busca por lugares quentinhos

Assim como outros animais, os gatos sentem frio e buscam por locais que os esquente ou onde pelo menos consigam manter a sua temperatura corporal. 

Por serem animais muito inteligentes e carinhosos, o gato com frio busca se manter próximo aos seus tutores e, muitas vezes, tentam até se esconder embaixo de cobertas. 

Por isso, não é difícil em dias muito frios encontrar seu animalzinho em locais inusitados como dentro do guarda-roupa, perto do motor da geladeira ou estirado numa janela exposto ao sol na tentativa de se aquecer.

Extremidades do corpo gelada

A temperatura corporal de um gato saudável normalmente varia entre 38,5 °C e 39,5 °C. Um pouco mais alta que a nossa, que fica próximo a 36,5ºC e 37ºC.

Mudanças inesperadas de temperatura podem fazer com que o gato sinta frio. Neste caso, as extremidades do corpo acabam ficando bastante geladas. Porém, é importante analisar as patas e o rabo, pois as orelhas e focinho são naturalmente frios, inclusive no verão. 

Além disso, vale lembrar que alguns gatos podem ser mais friorentos que outros, dependendo da época da vida, da raça e da pelagem.

Arrepio dos pelos

Outro fator que pode indicar que seu gato está com frio são seus pelos. Se você observar o seu bichano num dia de frio e em algum momento perceber que ele está com os pelos mais arrepiados que o normal, que fica trêmulo e encolhido, podem ser sinais de que ele está passando frio e você deve mantê-lo aquecido!

Mesmo sendo animais independentes que demonstram saber se virar sozinhos, os gatos estão suscetíveis ao frio e dependem do cuidado de seus tutores em épocas frias como o inverno.

É importante manter a temperatura ambiente adequada para o bem-estar do animal e até mesmo para prevenção de doenças, como a gripe felina.

Dar ao seu amiguinho uma casinha confortável e atrativa pode ser útil para que ele prefira ficar dentro de casa. Gatos amam caixas ou cobertas para se enrolar e brincar. Se ele for acostumado a passear, invista em roupinhas quentes que possam manter a sua temperatura corporal.

Gatos sentem frio sim, e esses são alguns cuidados básicos que podem ajudar seu amigo bichano a passar de maneira confortável pelos dias frios de inverno. Temos certeza de que você não vai se opor a ficar juntinho do seu pet para que ambos se mantenham aquecidos.

Comenta aí se você tem uma dica especial para acabar com o frio do seu bichano!

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Bem como, fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil