É muito comum vermos pessoas procurando informações sobre como lidar com gato bravo, mas existe outro problema que é o miado excessivo, que também afeta bastante a convivência do tutor com o pet.
Existem diversas causas para o miado exagerado. O gato pode estar com fome ou sede, entediado, carente, talvez seja o período de cio ou então o cheiro da caixa de areia que pode estar suja, entre muitas outras situações.
Algumas medidas ajudam a reduzir o miado excessivo, e neste post separamos algumas dicas para você saber lidar com esse problema em algumas situações mais corriqueiras. Confira!
Tenha horários certos para dar comida
Alguns autores acreditam que o gato mia sempre que está com fome, então, quando o animal emite o som, automaticamente a pessoa enche o comedouro. Quando faz isso, está reforçando o miado excessivo porque o gato entende que a comida é uma recompensa por miar.
Para evitar que isso aconteça, mantenha horários certos para oferecer os alimentos. Isso vai condicionar o animal àquele horário e evitar que ele peça comida o tempo todo. Também fará com que a alimentação caia na rotina, evitando que você reforce o miado excessivo sem perceber.
Dê mais atenção
É verdade que os gatos são mais independentes, mas não significa que eles não se apeguem aos tutores. O gato também precisa de atenção e de carinho, então, o miado excessivo pode acontecer quando ele se sente carente.
Procure dar mais atenção para o gato, especialmente se ele passar muito tempo sozinho. Quando isso acontece, a tendência é que ele mie muito quando o tutor chega, para tentar chamar a atenção.
Tenha o cuidado de não fazer carinho apenas quando o gato miar, porque senão vai acontecer situação semelhante à questão da comida: você estará estimulando o miado excessivo porque o pet vai entender que o carinho é uma recompensa por esse comportamento.
Torne o ambiente mais estimulante
Os gatos passam por períodos de muito descanso e de muita atividade, por isso, eles também precisam encontrar um ambiente estimulante, onde possam brincar, se distrair e gastar energia. Isso vai evitar o tédio, o estresse e a ansiedade.
Então, prepare um espaço interessante e dê liberdade para o gato andar, correr, pular e subir. Assim, vai se manter entretido e não vai mais miar tanto.
Compre arranhadores e brinquedos
Os arranhadores não são supérfluos. O gato precisa deles para gastar as unhas, e também ajudam a combater o estresse e aliviar a ansiedade, o que controla o miado excessivo. Para completar o conjunto, aposte em brinquedos específicos. Assim, o pet vai se distrair e gastar energia.
Prefira brinquedos com os quais o gato pode brincar sozinho, sem depender do tutor. Dessa forma ele poderá se manter entretido mesmo quando você não estiver por perto.
Estabeleça o horário de dormir
Embora os gatos sejam mais ativos à noite, não significa que devam dormir o dia inteiro e brincar de madrugada. O ideal é fazer com que o pet se adapte às regras da casa.
Então, se o seu bichano apresenta miado excessivo noturno, arrume um espaço confortável, com pouca luminosidade e estimule o gato a ir para lá quando todos da casa forem dormir. Ele vai perceber que essa é a hora de descanso, o que vai evitar que mie de madrugada para chamar a atenção.
Muitos tutores também têm o problema de o gato acordar cedo para pedir comida. Evite reforçar esse hábito fazendo com que ele espere o seu horário de acordar para comer.
Como você pôde verificar, o miado excessivo é incômodo, mas tem solução. Analise o que pode estar acontecendo e adote as medidas mais adequadas para reverter a situação. Procure disciplinar o animal desde filhote ou assim que ele chegar em sua casa, para entender como as regras funcionam e se adapte à rotina.
Seu gato também mia demais ou tem alguma mania diferente? Deixa o comentário e conte para gente explicando o que você faz para resolver esse problema.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.
Nossa amei a reportagem sobre o miado do gato, obrigada pelas dicas!
Meu gato mia alto na madrugada brincando com seu sapinho feito de tecido atoalhado, mas outro dia fui olhar ele estava miando com uma toalha na boca. Talvez confundiu a toalha com.o sapo. Acho muito estranho! Ele tem dois anos, mas há duas semanas começou com esta mania. Ele é castrado.
Olá Maria, tudo bem?
Os gatos são animais de hábitos noturno, às vezes, ficam entediados e está tudo bem.
Mas vale a pena observar se está ocorrendo todos os dias e talvez pensar em levá-lo para uma avaliação junto ao Veterinário.
Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚
Adotei uma gata adulta de rua, e ela não sabia brincar e nem gostava de carinho.. Mas com o passar dos meses ela foi apreendendo e hoje mia a todo instante querendo carinho ou que eu brinque com ela! Não sei como lidar com isso, pois, ela ou está dormindo ou está miando querendo atenção!!
Olá Maurício, tudo bem?
As dicas que disponibilizamos neste conteúdo ensinam a como lidar com miado excessivo de gatos. Caso já tenha seguido todas elas e seu gatinho ainda continua miando, aconselhamos que o leve a um Veterinário de sua confiança para que ele passe por uma avaliação.
Qualquer dúvida, permanecemos a disposição. 💚
Quando não estou em casa meu gato fica de boa com meu marido, assim que chego ele começa a miar muito.Não é falta de comida nem de água, e se tento fazer carinho ele foge. Não sei o que fazer .
Olá, Vera! 💕 Seu gato está demonstrando que sente sua falta e pode estar tentando chamar sua atenção quando você chega. Esse comportamento é comum e pode estar ligado à forma como ele expressa emoções. Tente criar uma rotina de chegada mais tranquila, evitando dar atenção imediata aos miados para não reforçar esse hábito. Além disso, ofereça momentos de interação e brincadeiras para que ele associe sua presença a algo positivo. Se o comportamento persistir, um veterinário ou especialista em comportamento felino pode ajudar. 🐱💖
Quando não estou em casa meu gato fica de boa com meu marido, assim que chego ele começa a miar muito.Não é falta de comida nem de água, e se tento fazer carinho ele foge. Não sei o que fazer . Alguém tem alguma dica pra me passar ?
Olá,Vera
Sua situação necessita de muita calma, mas tem solução, vou te dar 3 dicas que podem te ajudar muito:
1-Respeite o espaço do seu gatinho, na maioria das vezes forçar a interação pode piorar ainda mais a situação,então fique no mesmo cômodo que ele mostrando que você quer a aproximação que ele irá de uma forma natural, e vale lembrar que quando ele se aproximar faça muito carinho para que ele entenda o quanto é bom a sua companhia.
2-Petiscos e sachês, deixe proximo de você os petiscos e sachês para que ele assimile sua presença e proximidade com algo que ele goste.Temos algumas indicações de Sachês e Petiscos aqui(é so clicar)
3-Converse com ele,essa ação faz que ele sinta que você esta querendo a companhia dele, fortalecendo um laço de amizade, e assim ele irá diminuir os miados e as fugas.
Mas sempre recomendamos a consulta com um medico veterinário para ter ainda mais certeza.
Qualquer duvida estamos aqui à disposição. 💚