Assim como nós, os animais de estimação também estão sujeitos a sofrer acidentes, ter a pata quebrada ou desenvolver problemas na coluna. É nessa hora que contar com um ortopedista veterinário faz toda a diferença para a saúde do pet.
A área de ortopedia está entre as mais procuradas pelos tutores. Afinal, esse profissional é responsável por fazer uma análise profunda no caso, orientando sobre os melhores tratamentos.
Portanto, entenda sobre o que se trata a ortopedia veterinária, quais as funções do profissional dessa área e como saber o momento de procurá-lo. Boa leitura!
O que é a ortopedia veterinária?
A ortopedia veterinária é uma especialidade dedicada ao estudo dos ossos, articulações, tendões, músculos e ligamentos dos pets. Assim como na ortopedia humana, sua finalidade é identificar e tratar doenças, traumas e lesões que ocorrem nessas estruturas.
Quedas, acidentes e envelhecimento podem resultar em algum tipo de ocorrência ortopédica. É então que, essa especialidade entra para preservar a saúde e bem-estar do animalzinho, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.
Quais as funções de um ortopedista veterinário?
O veterinário especializado em ortopedia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de diversas patologias. Desde acidentes até doenças crônicas, o profissional desta área avalia as condições do animal e então, determina a melhor maneira de solucionar o problema.
A área da ortopedia atende pets de qualquer raça e idade. Filhotes e animais idosos podem precisar de diagnósticos para problemas relacionados aos ossos e aparelho locomotor. Portanto, entre os cuidados dispensados pelo ortopedista veterinário estão:
- exames de raios-x, tomografia, ultrassonografia etc.;
- hidroterapia;
- fisioterapia;
- acupuntura;
- cirurgia.
É importante lembrar que apenas um especialista na área de ortopedia será capaz de direcionar o tratamento mais indicado. Só assim você pode garantir que o seu pet tenha as melhores chances de se recuperar de maneira adequada ou receber o melhor programa de reabilitação.
Quais tipos de problemas a especialidade trata?
A ortopedia veterinária atua em uma série de doenças e casos de traumologias. Ossos quebrados, acidentes por queda ou atropelamento, desgastes pela idade avançada estão entre os problemas tratados. Então, conheça os mais comuns a seguir.
Artrose ou artrite
A artrose e artrite são as doenças que afetam as articulações em diversas espécies animais. Comum em cães, são causadas pelo envelhecimento do pet, atingindo regiões como joelhos, cotovelos e coluna.
Enquanto a artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações, a artrite consiste em uma inflamação. Em ambos os casos, comprometem a estrutura do corpo do animal, causando dificuldade para andar. Embora não tenham cura, o processo pode ser retardado pelo médico veterinário, melhorando a qualidade de vida do pet.
Fraturas
As fraturas e luxações podem ser provocadas por acedentes como quedas, batidas ou atropelamento do cãozinho ou gato. Quando isso acontece, muitas vezes é preciso da intervenção de um ortopedista veterinário para minimizar a dor.
Além disso, o profissional pode ser necessário para cuidar do procedimento cirúrgico, tratar o trauma sofrido na região atingida e guiar a reabilitação do pet.
Lesões meniscais
As lesões meniscais são aquelas que afetam os chamados meniscos, uma cartilagem localizada nos joelhos. Essa cartilagem age como uma espécie de amortecedor, ajudando a diminuir os impactos nos joelhos.
Os meniscos podem se romper pelo desgaste da idade ou durante uma atividade praticada pelo pet. Isso provoca sintomas como dor, travamento do joelho e inchaço no local. Em casos mais sérios, uma cirurgia é necessária.
Displasia no cotovelo
A displasia no cotovelo é causada pelo desgaste das articulações. Essa doença provoca dor intensa, prejudica a locomoção, trazendo dificuldade para o pet pular ou mesmo se levantar.
As causas variam, indo desde traumas até predisposição genética. Em geral, atinge cães jovens de grande porte, sendo uma das doenças mais tratadas pelo ortopedista veterinário.
Displasia coxofemoral
Comum em animais de porte médio e grande, trata-se de uma degeneração da articulação localizada entre a cabeça do fêmur e a bacia. Assim como a displasia de cotovelo, também causa dor e dificuldade de se locomover.
Luxações de patela medial
Outro problema comum que atinge os pets, a luxação de paleta precisa ser tratada com uma cirurgia., ou então, o animal vai sofrer com dores intensas e problemas de mobilidade.
A patela é o osso localizado no joelho e alinhado ao quadril. Quando há o desencaixe, prejudica o suporte da estrutura óssea, precisando ser realocada pelo veterinário. Dessa forma, é possível recuperar a mobilidade do pet.
Hérnia de disco
Alguns cães podem apresentar degeneração dos discos da coluna vertebral a partir dos três anos. Portanto, esse problema pode ter como causa o desgaste natural ou ser provocada por quedas e acidentes.
O diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento com o uso de medicamentos. Isso ajuda a minimizar a sensação de dor intensa. Em casos mais avançados, a hérnia de disco pode impossibilitar a locomoção normal do pet, sendo então necessário recorrer a uma cirurgia.
Quando buscar um profissional?
Saber quando buscar a ajuda de um profissional em ortopedia veterinária é uma dúvida comum entre os tutores. Pois, mudanças no comportamento do seu bichinho de estimação podem dar indícios de que algo não está certo.
Se você notar alguma alteração no comportamento do pet ou no corpo do animal, a melhor atitude é consultar um profissional. Por isso, alguns sinais que devem ser observados:
- demonstra sentir dor ao levantar ou se locomover;
- pata inchada;
- recusa caminhadas e deixa de brincar como antes;
- choraminga ao realizar algum movimento;
- deixa de se alimenta como de costume;
- demonstra sentir dor ao defecar ou urinar;
- lambe algum membro específico com frequência;
- tem fraturas ou lesões ósseas após um acidente;
- para de se locomover.
O diagnóstico nos estágios iniciais ajuda a evitar o agravamento do quadro. Por isso, preste sempre atenção aos sinais e procure o ortopedista veterinário em caso de suspeitas.
Escolher um bom ortopedista veterinário é fundamental para garantir o melhor cuidado e tratamento para o seu animalzinho. Ainda assim, contar com um profissional qualificado, você também deve optar por uma clínica que tenha as tecnologias e equipamentos necessários para oferecer a melhor assistência.
Então, conheça o Hospital Veterinário da Polipet. Pois contamos com os melhores profissionais e estrutura completa para exames e cirurgias, incluindo a área de ortopedia.
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então. fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.