Num primeiro contato, alguns cães de grande porte conseguem chocar pelo tamanho e, geralmente, são criados para caçar grandes animais, outros para afugentar invasores e até mesmo serem cães de guarda.
No entanto, mesmo sendo animais robustos, necessitam de cuidados especiais para terem uma vida saudável. Que tal conhecer alguns? Então vem com a gente que você vai se surpreender!
O que é considerado como cão de grande porte?
Não existe uma regra oficial para definir o tamanho dos cães e sua nomenclatura. Mas, no geral, é considerado o peso do cão, sendo a partir de 25 kg.
Quais as raças de grande porte mais comuns?
Existem diversas raças consideradas como de grande porte, algumas até sendo consideradas como cães gigantes. Por isso listamos as de grande porte mais comuns, veja:
- Akita
- Border collie
- Boxer
- Basset Hound
- Dálmata
- Doberman
- Dogo Argentino
- Golden Retriever
- Husky Siberiano
- Labrador
- Pastor Belga de Malinois
- Pastor Australiano
- Weimaraner
Quais as características dos cães de grande porte?
Os cachorros de grande porte são muito inteligentes, fortes, ágeis, resistentes e fáceis de adestrar. Por isso, tais qualidades não tornam estes animais ferozes, porém, podem ser treinados para serem cães de guarda, proteção ou de caça.
Além disso, muitos cães de grande porte são considerados extremamente sociáveis, muito dóceis, brincalhões e companhias perfeitas para toda a família, principalmente para as crianças. Em vista disso, os cachorros de porte grande são membros de inúmeros lares.
Quais os cuidados diários com cães de grande porte?
Em contrapartida, os de porte grande acabam tendo predisposição a determinadas doenças que devem ser evitadas, muitas vezes de maneira simples, veja só:
1. Ter cama
Cachorros de grande porte quando vão se deitar acabam sofrendo com o impacto com o solo, podendo afetar as suas articulações.
Por isso, tem camas elevadas e macias que podem colaborar para a prevenção desse tipo de doenças, principalmente quando se tornam idosos.
2. Alimentação balanceada
A alimentação desses animais deve ser extremamente controlada, pois quando feita em pouca quantidade pode interferir na imunidade do pet, e se dado em grande quantidade pode deixá-lo obeso.
Neste caso é aconselhável seguir as orientações descritas no verso da embalagem da ração ou conforme orientação do médico veterinário.
3. Pote elevado
Animais de grande porte sofrem ao se alimentar ou beber água quando os potes estão muito baixos, normalmente dores no pescoço e coluna.
Por isso, o ideal é elevar os potes para não haver esforço no momento da alimentação.
4. Evitar chão liso
Devido ao grande peso dos cães de grande porte, viver em chão liso força as articulações quando tentam se estabilizar em momentos de brincadeiras.
Portanto, para evitar esse tipo de problema, é importante criá-los em quintais de grama, terra ou concreto.
Quais os gastos a serem desembolsados?
Os gastos para manter um cachorro de grande porte saudável podem variar de região e alguns hábitos, mas, geralmente, os custos com os cuidados destes animais giram em torno de R$420,00 a R$650,00 ou mais por mês.
É importante entender que os gastos com eles serão os mesmos que de cães de pequeno porte, entretanto, de forma elevada devido ao seu tamanho. Já que, um cachorro grande come mais, as doses de medicamento são maiores e o custo com petshop e veterinário também costumam ser maiores.
Todas as raças possuem suas características e cuidados específicos, e isso deve ser considerado ao pensar em adotar esses animais. Embora tenham um gasto um pouco mais elevado, os cães de grande porte são ótimas opções para serem animais de estimação e parte da família!
Você tem experiências com esses pets ou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.